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21.8.18

GEPHEM 001 20182




UFT

LEITURA 001

Grupo de Estudo e Pesquisa
História, Educação e Marxismo

14 DE AGOSTO DE 2018

Coord. Prof. Mário Borges Neto







SUMÁRIO

1 Calendário
2 Discussão







ENCONTROS
DATAS
LEITURAS
1
14AGO
Marx
Uma Contribuição para a Crítica da Economia Política
2
10SET
Kosik
Dialética do Concreto
3
17SET
Gramsci
Caderno 10, V.1, p.411-415
4
08OUT
Gramsci
Caderno 27, V.6, p.133-138
5
12NOV
Gramsci
Caderno 11, parte 1, V.1, p.93-114
6
03DEZ
Gramsci
Caderno 11, parte 2, V.1, p.114-119



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O que foi discutido?

indivíduo - sociedade - produção

indivíduo = isolado = caçador = pescador = smith e ricardo = ficção do século 18 = mistificação de todas as épocas novas = naturalismo/natureza humana = sem laços naturais = não resultado da história, mas ponto de partida natural dela!

indivíduos independentes por natureza = rousseau = contrato social = sociedade civil = com laços naturais

sistema da moderna economia/sociedade burguesa = capital (urbano), propriedade do solo (rural), trabalho assalariado (proletariado), estado (direito e política), comércio exterior, mercado mundial (globalização)

capital = mercadoria, dinheiro, capital

filosofia + história + direito + economia

retirar-me da cena pública para meu quarto de estudo

revisão crítica da filosofia hegeliana do direito

as formas de Estado não podem ser compreendidas por si mesmas nem pela chamada evolução geral do espírito humano, mas se baseiam, pelo contrário, nas condições materiais de vida cujo conjunto Hegel resume, seguindo o precedente dos ingleses o franceses do século XVIII, sob o nome de "sociedade civil", e que a anatomia da sociedade civil precisa ser procurada na economia política

relação de produção/propriedade = estrutura econômica = vida material >< força de produção >< as formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas, numa palavra, as formas ideológicas em que os homens adquirem consciência = superestrutura ==> formas de consciência individual = vida social

Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, pelo contrário, o seu ser social é que determina a sua consciência

relação de produção como obstáculo às forças de produção = revolução [filosofia da história]; todas as mudanças na superestrutura são reformas e não revolução

revolução da vida material (as mudanças materiais ocorridas nas condições econômicas de produção e que podem ser apreciadas com a exatidão própria das ciências naturais) = revolução da vida social (as formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas, numa palavra, as formas ideológicas (ideologia) em que os homens adquirem consciência desse conflito e lutam para resolvê-lo) FORMAS IDEOLÓGICAS DE CONSCIÊNCIA!!! dá pra por a mídia aí tb!

como que os trabalhadores lutam contra essa forma ideológica?

se o trabalhador vira classe média, teremos revolução?

estado partido [separação de poderes]; democracia de coalizão; neoliberalismo e judiciário hipertrófico; ativismo judicial

como fazer a revolução?

pergunta que a esquerda nunca respondeu de forma consensual!

onde tá o trabalhador nisso tudo? fragmentação em movimentos sociais e lutas políticas?

partir das formas de consciência do própria trabalhador

é necessário explicar esta consciência pelas contradições da vida material, pelo conflito existente entre as forças produtivas sociais e as relações de produção [da necessidade para a liberdade]

a contradição e as formas de consciência abrem para a revolução

formas de consciência indireta e mediatas, falsas, alienadas e estranhas!

mas as formas de contradição escondem a contradição!!! aí entra a classe!!! valor e trabalho vivo X trabalho morto [produto]!

a opor o nosso ponto de vista ao ponto de vista Ideológico da filosofia alemã; na realidade, liquidar com a nossa consciência filosófica;

o que sobretudo me roubava o tempo era a necessidade imperiosa de trabalhar para viver

façamos o que marx fez = retirar-se para o quarto de estudo

democratizar a educação: reforma e contra-reforma [ex. bncc?]

para fazer a revolução precisamos de educação, para ter educação precisamos da revolução [então, por onde começar?]

como que o trabalhador dá conta de sua própria vida? isso é hermenêutica e senso comum e formas de consciência!!!! da faticidade do trabalhador

ver viver e saber; essência e aparência; concreto não real; ideologia [ciência e trabalho científico para acessar a verdade, realidade, essência] hermeneuticar

como um trabalhador vai pensar sobre sua falsa consciência? se não tem saber escolar, tem outros saberes!!! [religião, mídia, futebol, etc.]

o estudo é longo prazo X trabalho para necessidades imediatas = escolha do trabalho com mais valor

práxis = prática refletida = educação com trabalho como ferramenta de unir teoria e prática [mas o trabalho é sempre mal visto]




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