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21.8.18

AULA 002 - FILOSOFIA - SOCIOLOGIA - 20182




UFT

AULA 002

17 DE AGOSTO DE 2018







SUMÁRIO

1 Calendário
2 Plano de Aula







AULAS
DATAS
ATIVIDADES
O QUE FOI DADO?
001
10AGO
PRESENÇA (0,13)
LEITURA 1
Plano de Ensino
TRABALHO 1
Questionário [0,6]
> Apresentação dos Alunos
> Apresentação do Professor
> Apresentação da disciplina
> Plano de Ensino
> Trabalho 1
> Guia de Leitura
002
17AGO
PRESENÇA (0,13)
LEITURA 2
O que é filosofia, p.2-8
TRABALHO 2 [0,6]
> Conceitos de Filosofia
> Objetos da Filosofia
> Filosofia e Ciências
> Ciências Sociais e Físicas
> Teoria do Conhecimento
> Trabalho 2
> Gabarito
003
24AGO
PRESENÇA (0,13)
LEITURA 3
O que é filosofia, p.9-15
TRABALHO 3 [0,6]
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004
31AGO
PRESENÇA (0,13)
LEITURA 4
O que é filosofia, p.16-22
TRABALHO 4 [0,6]
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005
07SET
FERIADO
"PRESENÇA" (0,13)
LEITURA 4
O que é filosofia, p.23-30
TRABALHO 4 Blog [0,6]
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006
14SET
PRESENÇA (0,13)
LEITURA 6
O que é filosofia, p.31-37
TRABALHO 6 [0,6]
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007
21SET
PRESENÇA (0,13)
LEITURA 7
O que é filosofia, p.38-44
TRABALHO 7 [0,6]
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008
28SET
PRESENÇA (0,13)
PROVA 1 (5,0)
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009
05OUT
PRESENÇA (0,12)
SEMINÁRIO 1. (4,0)
LEITURA 8
G. Reale; D. Antiseri,
História da Filosofia, V.1,
Platão, p.131-166
TRABALHO 8 [0,25]
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010
12OUT
PRESENÇA (0,12)
SEMINÁRIO 2. (4,0)
LEITURA 9
G. Reale; D. Antiseri,
História da Filosofia, V.1,
Aristóteles, p.187-234
TRABALHO 9 [0,25]
> .
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011
19OUT
PRESENÇA (0,12)
SEMINÁRIO 3. (4,0)
LEITURA 10
G. Reale; D. Antiseri,
História da Filosofia, V.3,
Bacon, p.263-277
e Descartes, p.283-305
TRABALHO 10 [0,25]
> .
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012
26OUT
PRESENÇA (0,12)
SEMINÁRIO 4. (4,0)
LEITURA 11
G. Reale; D. Antiseri,
História da Filosofia, V.5,
Marx, p.169-184 e
Comte, p.287-296 e
Durkheim, p.355-357
TRABALHO 11 [0,25]
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013
02NOV
PRESENÇA (0,12)
SEMINÁRIO 5. (4,0) LEITURA 12
G. Reale; D. Antiseri,
História da Filosofia, V.6,
Weber, p.55-64 e
Marxismo depois de marx, p.429-458
TRABALHO 12 [0,25]
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014
09NOV
PRESENÇA (0,12)
SEMINÁRIO 6. (4,0)
LEITURA 13
G. Reale; D. Antiseri,
História da Filosofia, V.6,
Escola de Frankfurt, p.469-483 e
V.7, Antropologia cultural e
sociologia do conhecimento, p.20-24 e
Freud, p.61-75
TRABALHO 13 [0,25]
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015
16NOV
PRESENÇA (0,12)
SEMINÁRIO 7. (4,0)
LEITURA 14
G. Reale; D. Antiseri,
História da Filosofia, V.7,
Estruturalismo, p.81-89 e
Bachelard, p.125-130 e
Popper, p.139-152 e
Khun, Lakatos e Feyerabend, p.161-169
TRABALHO 14 [0,25]
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016
23NOV
PRESENÇA (0,12)
SEMINÁRIO 8. (4,0)
LEITURA 15
Husserl, p.179-184 e
Heidegger, p.201-210 e
Gadamer, p.249-257 e
Ricoeur, p.268-273 e
Vattimo, p.280-283
TRABALHO 15 [0,25]
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017
30NOV
PRESENÇA (0,12)
PROVA 2 (3,0)
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018
08DEZ
EXAME FINAL (10,0)
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Grupos para Seminários

> Grupo 1 Seminário 1 = Jardson, Marcondes, Milena

> Grupo 2 Seminário 2 = Daniela, Fernanda R., Maisa

> Grupo 3 Seminário 3 = André, Eliziane, Suellem

> Grupo 4 Seminário 4 = Ana Paula, Eva, Joab

> Grupo 5 Seminário 5 = Denize, Ronaldo, Ediglesya

> Grupo 6 Seminário 6 = Nair, Rafaela, Raylane, Edivan

> Grupo 7 Seminário 7 = Izabela, Letícia B., Dayane, Fernanda O.

> Grupo 8 Seminário 8 = Helouise, Larissa, Leticia P., Thaissa


Conceito e Objeto

infinitos conceitos, vagueza, contradição conceitual da definição da filosofia

incerteza e imprecisão do objeto da filosofia

melhor os textos e a história da filosofia

de tudo se trata na filosofia

mesmos assuntos

perspectivas diferentes

situação normal?

A Filosofia seria isso mesmo: uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores. Há mesmo quem afirme não caber à Filosofia "resolver", e sim unicamente sugerir questões e propor problemas, fazer perguntas cujas respostas não têm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular a reflexão, aguçar a curiosidade. E já se afirmou até que a Filosofia não passava de uma "ginástica" do pensamento, entendendo por isso o simples exercício e adestramento de uma função, no caso, o pensamento em vez dos músculos , sem outra finalidade que essa. [p.3]

Mas onde encontrar esse "objeto" último e profundo da especulação filosófica para o qual converge e onde se concentra a variegada problemática de que a Filosofia vem se ocupando; e de que trata?

Existirá contudo esse objeto central e legítimo de toda a especulação filosófica que orienta a especulação?



Filosofia é Literatura?

a Filosofia, ou aquilo que se tem entendido como tal, se confunde com a literatura

não é toda Filosofia

também uma Filosofia de outro teor que dê resposta precisa, às questões que efetivamente nela se propõem

A Filosofia pode a rigor ser tratada literariamente, como pode sê-lo a Ciência e o conhecimento em geral. Mas que isso seja forma, e não fundo.

Filosofia em conjunto como maneira específica de tratar dos assuntos de que se ocupa

a Filosofia encontra ressonância tal que já por si bastaria para comprovar que nela se abrigam questões que dizem muito de perto com interesses e aspirações humanas que devem ser atendidos



Filosofia e Ciências: o problema é exatamente esse "e"!

conteúdo e desenvolvimento daquilo que se tem por pesquisa filosófica e do Conhecimento em geral

Filosofia é tida como uma complementação, coroação e síntese da Ciência

Filosofia ainda se confundia com Ciência

Que a Filosofia é Conhecimento, e que de certa forma se ocupa dos mesmos objetos que as ciências em geral, não há dúvida. Mas tudo está nessa restrição "de certa forma".

Filosofia não é e não pode ser, logo veremos por que, simplesmente prolongamento da Ciência, uma "superciência" que a ela se sobrepõe e que a completa. Não há lugar para esse simples prolongamento. Ou melhor, qualquer legitimo prolongamento da Ciência é e sempre será, tudo indica, Ciência e não outra coisa.

a Filosofia não é e não pode ser simples prolongamento do conhecimento científico, nada mais que um ponto de vista mais geral e amplo, mas essencialmente de igual natureza, dos mesmos objetos de que se ocupa a Ciência. E simplesmente Ciência e não há por que incluí-la em outra ordem de conhecimentos além da Ciência. A Filosofia será outra coisa, ou então não tem razão de existir. Aquilo de que se ocuparia um simples prolongamento ou generalização do conhecimento científico não merece outro nome que "ciência" simplesmente.

a Filosofia, para ter existência própria e se legitimar, se há de distinguir



Ciências: sociais e físicas

sistemas de abstração e generalização

progresso conceitual-teórico-sistemas [complexidade e abrangência]

elaboração do Conhecimento não segue caminhos diversos

É certo que a elaboração científica se realiza através de procedimentos vários/métodos/técnicas diferentes [essas diferenças não são essenciais]

O essencial do processo de elaboração científica digna desse nome e legitima é fundamentalmente o mesmo em qualquer terreno

explicam e cobrem cada vez mais a realidade/universo/homem

Ciência não é senão Conhecimento sistematizado, e advertida e intencionalmente elaborado, não se distinguindo senão por essa sistematização em nível elevado e elaboração intencional do Conhecimento comum ou vulgar, aquele de que todo ser humano é titular, por mais rudimentar que seja seu nível de cultura. [o conhecimento científico de hoje será o vulgar de amanhã.]

exemplos das ciências sociais e físicas

CIÊNCIAS SOCIAIS
> dados empíricos
> observação e experimentação
> dos dados aos conceitos abstratos [pouca generalização]
> os conceitos se entrosam mal entre si, e não se englobam em sistemas amplos de outros conceitos de mais elevado nível de abstração e generalidade

CIÊNCIAS FÍSICAS
> imponentes sistemas conceptuais que cobrem e compreendem, representando-os conceptualmente, extensos e amplamente diversificados aspectos e feições da Realidade
> integração conceitual entre física, química, biologia, eletrônica, ...
> homogeneidade também do conhecimento científico, de sua natureza, caráter e estrutura, que são sempre uniformes e do mesmo padrão

Onde pois o hiato ou transformação qualitativa suficientemente acentuado para justificar, nesse processo de desenvolvimento e aprofundamento do Conhecimento, a eventualidade da fixação de limites além dos quais já não se trataria mais de "Ciência" e sim de outra disciplina? Outra ordem de Conhecimento que caberia à Filosofia?



Objeto da filosofia

a diferença ente ciência e filosofia está no objeto [matéria, assunto], não no método!

o que ficará de fora para eventual mente constituir objeto próprio da Filosofia?

qual o possível objeto do Conhecimento que não seja objeto do Conhecimento?

além do conhecimento dos objetos ordinários do Conhecimento, há ainda, reflexivamente [retorno reflexivo], um Conhecimento do próprio Conhecimento.

o próprio Conhecimento a se fazer objeto do conhecer

ordem de questões bem caracterizadas e distintas do Conhecimento ordinário

a par do Conhecimento, o Conhecimento do Conhecimento = no Mundo Antigo (e não terá sido por certo uma simples coincidência), a eclosão daquilo que seria havido como "filosofia".

Conhecimento do Conhecimento: gênese, evolução, desenlace

Conhecimento como "objeto do Conhecimento": natureza [fato] de "conhecer", processo [ato] de "conhecer"

Teoria do Conhecimento = Epistemologia = Gnosiologia.

Há os que restringem a Filosofia a isso mesmo, e até menos, como os logicalistas [análise lógico-crítica da linguagem ou simbolismo]

Filosofia e Ciência, distintas quanto ao método/"estilo" que adotam, se ocupariam uma e outra da mesma Realidade universal.

Já lembramos a universalidade da Filosofia e confusão reinante no seu ponto de partida entre os objetos respectivos do Conhecimento (que seria em particular a Ciência) e o Conhecimento do Conhecimento, ou Filosofia.

A Filosofia, embora ultrapassando largamente aquilo que de ordinário se trata na teoria do conhecimento, conserva-se dentro e no âmbito do Conhecimento como objeto [Conhecimento desse Conhecimento].

esse tem sido o seu campo de ação: Conhecimento em si e todas suas implicações

mal-entendidos que viciam a especulação filosófica; perturbam a elaboração científica



Participações

Denize

Ronaldo

Ediglesya

Nair

Joab

Dayane

Larissa




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