SUMÁRIO
1 Introdução 2 Música e História 3 Definições conceituais 4 Referencial teórico 5 Conclusão 6 Discussão
Música
História
Sociologia
Antropologia
Filosofia
Música como um produto
Produção, distribuição, venda e consumo
Lógica econômica mercantil comercial capitalista
Burguesia
Tipos de culturas
As coisas são tão separadas assim?
História social e cultural da música
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Música como produção humana na sociedade e na história
Desconstrução da música como obra de gênios
História pessoal desses "gênios"
Como acontecia a música nas sociedades?
Antes da burguesia, a música era privada
Após a burguesia, ela acontece nos conservatórios
Tal modelo moderno, europeu e burguês é "exportado" (imposto!)
Descobrimento, colonização, invasão
Cortes e burguesia
Primeiras casas de partituras
Grandes compositores como produto de compra e consumo
Conceito de gosto e lucro
Primeiros teatros e salas de concerto
Templo de adoração à música
Qual música?
Música de concerto herdada pela burguesia da aristocracia
Música de concerto X DIFERENTE X Música de rua
Arquitetura de tipo grega [sempre acima da rua]
Até mesmo o comportamento dos compositores e da plateia muda
Na sala, a plateia fica em silêncio
Mas antes, a plateia falava e socializava
Os compositores compunham apenas para uma ocasião [efêmera]
Nas salas, começa a reprodução
Da reprodução à industrialização é apenas um passo [permanência]
Industrialização da música
Sociedades burguesas de concerto [saraus e encontros]
Partituras e concertos como produtos
Monopólios de mercado e geopolítica do poder (EUA e guerras mundiais)
Música e cinema como exemplos
Cinema contribui para consolidação de um modelo de música (canção dançante)
Vargas e o samba (mulata e malandragem)
Juventude e rock e cultura pop
O que é o popular?
Definição normativa = no interior e escondida na erudita
Definição negativa = a partir do que ela não é
Definição sociológica = a partir dos grupos e relações sociais
Definição tecnológica = a partir das mídias e da economia
Todas insatisfatórias, pois negam a perspectiva da história social e cultural da música
Insatisfatórias porque são ocidentais, modernas, europeias, colonizadoras
O que é música popular na américa latina?
Contextualizar as definições na sociedade e na cultura americanas
América Latina como espaço de trans-inter-multi-culturação e hibridismo e complexidade
A indústria cultural simplifica tal complexidade e dá rótulos vendáveis
Ex. rock brasileiro, argentino, chileno, colombiano, equatoriano, paraguaio tudo igual
Brasil = mistura tudo com muita dinâmica e criatividade
Definição neutra de indústria cultural = como outra indústria qualquer
Definição de Adorno = conceitos contraditórios
Cultura = individual, singular, particular, identidade, memória, diversidade
Indústria = impessoal, anônimo, massa, universalidade, abstração, homogeneidade, série, novidade, consumo
Economia, mercado, política e direito invadem e colonizam a cultura
Popular
Erudita
Massas
Indústria
Contracultura
Psicologia
Tudo isso no campo das artes [crítico]
Escola de Frankfurt e Teoria Crítica
Período entre as duas guerras mundiais
Indústria cultural
Dialética do esclarecimento (Aufklarung e Iluminismo)
Modernidade, racionalismo e humanismo
Ciência, técnicas e tecnologia
Liberalismo, capitalismo, mercado
Cultura e economia
Artes e indústria cultural
Cinema, teatro, música, fotografia
Cinema, rádio, TV, computador, internet
Indústrial cultural
Ilusão de diversidade (diversos gêneros, mas...)
Tudo igual
Tudo lógica mercantil de consumo e venda no mercado
Mesmo produto com rótulos diferentes para públicos diferentes
Repetição que satisfaz o desejo de "novidade" (igual)
Novo que não é novo e mudança que não é mudança
Tudo é feito com base no modelo padronizado e ideal de consumidor
Homem-médio (aulas de antropologia jurídica)
Consumo fácil e sem pensar
Trabalho sem prazer (tempo "produtivo") X Entretenimento e lazer com prazer (tempo "livre")
Indústria cultural e globalização
Indústrial cultural no futebol, na música, no cinema, no teatro, na fotografia, na política
Cultura líquida
Plasticidade e maleabilidade
Gosto individual
Cultura da in-diferença
Consumir tudo
Desde o erudito
Até o popular
Tudo igual!
Como ir ao mercado e parar na frente da prateleira
Ilusão da diversidade
Ilusão da escolha
Ilusão da liberdade
Ciclo de debates como preparação para o I Simpósio Música e Sociedade em agosto de 2018
Musicologia histórica (moderna, europeia, ocidental)
Musicologia e desafio da inclusão de outras perspectivas (diversidade da América Latina)
Escola de Frankfurt
Relação complicada Benjamin e Adorno
Algo parecido com Freud e Jung
Áurea da arte e reprodutibilidade e multiplicação
Arte perde sua essência (tradição, cultura, catarse)
Adorno e o fetichismo musical e o retorno da audição
Crítica aos EUA e seu poder geopolítico cultural
Música pura de concerto X Crítica ao jazz e aos EUA
Valor de uso e valor de troca adaptados à música
Comentário de outros autores (Habermas e Jameson)
Indústria cultural <> Globalização cultural
Colonização do mundo da vida/social/cultura
Autores citados da história da música
Jennifer Campbell
Claude Palisca
Roy Bennett
O capitalismo absorve tudo para sua lógica contratual e publicitária de compra e venda
Até mesmo o que é contra o capitalismo é absorvido como produto (mercadoria)!