░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


5.6.18

MÚSICA E SOCIEDADE (04)




UFT

I CICLO DE DEBATES MÚSICA E SOCIEDADE

MÚSICA POPULAR E INDÚSTRIA CULTURAL
Prof. Me. José Jarbas Ruas

Auditório Campus Augustinópolis

30 maio 2018

UFT






SUMÁRIO

1 Introdução
2 Música e História
3 Definições conceituais
4 Referencial teórico
5 Conclusão
6 Discussão







PRA COMEÇAR

Música

História

Sociologia

Antropologia

Filosofia

Música como um produto

Produção, distribuição, venda e consumo

Lógica econômica mercantil comercial capitalista

Burguesia

Tipos de culturas

As coisas são tão separadas assim?

História social e cultural da música




Voltar



COMO A MÚSICA SE TORNA UM PRODUTO?

Música como produção humana na sociedade e na história

Desconstrução da música como obra de gênios

História pessoal desses "gênios"

Como acontecia a música nas sociedades?

Antes da burguesia, a música era privada

Após a burguesia, ela acontece nos conservatórios

Tal modelo moderno, europeu e burguês é "exportado" (imposto!)

Descobrimento, colonização, invasão

Cortes e burguesia

Primeiras casas de partituras

Grandes compositores como produto de compra e consumo

Conceito de gosto e lucro

Primeiros teatros e salas de concerto

Templo de adoração à música

Qual música?

Música de concerto herdada pela burguesia da aristocracia

Música de concerto X DIFERENTE X Música de rua

Arquitetura de tipo grega [sempre acima da rua]

Até mesmo o comportamento dos compositores e da plateia muda

Na sala, a plateia fica em silêncio

Mas antes, a plateia falava e socializava

Os compositores compunham apenas para uma ocasião [efêmera]

Nas salas, começa a reprodução

Da reprodução à industrialização é apenas um passo [permanência]

Industrialização da música

Sociedades burguesas de concerto [saraus e encontros]

Partituras e concertos como produtos

Monopólios de mercado e geopolítica do poder (EUA e guerras mundiais)

Música e cinema como exemplos

Cinema contribui para consolidação de um modelo de música (canção dançante)

Vargas e o samba (mulata e malandragem)

Juventude e rock e cultura pop




Voltar



POPULAR?

O que é o popular?

Definição normativa = no interior e escondida na erudita

Definição negativa = a partir do que ela não é

Definição sociológica = a partir dos grupos e relações sociais

Definição tecnológica = a partir das mídias e da economia

Todas insatisfatórias, pois negam a perspectiva da história social e cultural da música

Insatisfatórias porque são ocidentais, modernas, europeias, colonizadoras

O que é música popular na américa latina?

Contextualizar as definições na sociedade e na cultura americanas

América Latina como espaço de trans-inter-multi-culturação e hibridismo e complexidade

A indústria cultural simplifica tal complexidade e dá rótulos vendáveis

Ex. rock brasileiro, argentino, chileno, colombiano, equatoriano, paraguaio tudo igual

Brasil = mistura tudo com muita dinâmica e criatividade



INDÚSTRIA E CULTURA?

Definição neutra de indústria cultural = como outra indústria qualquer

Definição de Adorno = conceitos contraditórios

Cultura = individual, singular, particular, identidade, memória, diversidade

Indústria = impessoal, anônimo, massa, universalidade, abstração, homogeneidade, série, novidade, consumo

Economia, mercado, política e direito invadem e colonizam a cultura



CULTURA?

Popular

Erudita

Massas

Indústria

Contracultura




Voltar



ADORNO

Filosofia

Psicologia

Sociologia

Tudo isso no campo das artes [crítico]

Escola de Frankfurt e Teoria Crítica

Período entre as duas guerras mundiais

Indústria cultural

Dialética do esclarecimento (Aufklarung e Iluminismo)

Modernidade, racionalismo e humanismo

Ciência, técnicas e tecnologia

Liberalismo, capitalismo, mercado

Cultura e economia

Artes e indústria cultural

Cinema, teatro, música, fotografia

Cinema, rádio, TV, computador, internet

Indústrial cultural

Ilusão de diversidade (diversos gêneros, mas...)

Tudo igual

Tudo lógica mercantil de consumo e venda no mercado

Mesmo produto com rótulos diferentes para públicos diferentes

Repetição que satisfaz o desejo de "novidade" (igual)

Novo que não é novo e mudança que não é mudança

Tudo é feito com base no modelo padronizado e ideal de consumidor

Homem-médio (aulas de antropologia jurídica)

Consumo fácil e sem pensar

Trabalho sem prazer (tempo "produtivo") X Entretenimento e lazer com prazer (tempo "livre")

Indústria cultural e globalização

Indústrial cultural no futebol, na música, no cinema, no teatro, na fotografia, na política



BAUMAN

Cultura líquida

Plasticidade e maleabilidade

Gosto individual

Cultura da in-diferença

Consumir tudo

Desde o erudito

Até o popular

Tudo igual!

Como ir ao mercado e parar na frente da prateleira

Ilusão da diversidade

Ilusão da escolha

Ilusão da liberdade




Voltar



FECHAMENTO

Ciclo de debates como preparação para o I Simpósio Música e Sociedade em agosto de 2018

Musicologia histórica (moderna, europeia, ocidental)

Musicologia e desafio da inclusão de outras perspectivas (diversidade da América Latina)




Voltar



DEBATES

Escola de Frankfurt

Relação complicada Benjamin e Adorno

Algo parecido com Freud e Jung

Áurea da arte e reprodutibilidade e multiplicação

Arte perde sua essência (tradição, cultura, catarse)

Adorno e o fetichismo musical e o retorno da audição

Crítica aos EUA e seu poder geopolítico cultural

Música pura de concerto X Crítica ao jazz e aos EUA

Valor de uso e valor de troca adaptados à música

Comentário de outros autores (Habermas e Jameson)

Indústria cultural <> Globalização cultural

Colonização do mundo da vida/social/cultura

Autores citados da história da música

Jennifer Campbell

Claude Palisca

Roy Bennett

O capitalismo absorve tudo para sua lógica contratual e publicitária de compra e venda

Até mesmo o que é contra o capitalismo é absorvido como produto (mercadoria)!




Voltar

Creative Commons License