░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


4.6.18

MÚSICA E SOCIEDADE (01)




UFT

I CICLO DE DEBATES MÚSICA E SOCIEDADE

MÚSICA, GÊNERO E SEXUALIDADE
Prof. Dr. Rafael Noleto

Auditório Campus Augustinópolis

02 maio 2018

UFT




SUMÁRIO

1 Introdução
2 Gênero, música e sexualidade
3 Conclusão
4 Discussão





PRIMEIROS PASSOS

Pensar (sobre) a música

TCC como ponte para pós-graduação

Música, MPB, tropicalismo

Sociologia, Antropologia e Etnomusicologia

Referencial teórico mais antropológico do que musical

Qual novidade?

Não compositor, mas interpretação vocal (Gal Costa)

Gênero, sexualidade e música



Por que estamos aqui?

Falar sobre as relações entre música, gênero e sexualidade

Pontes de contato

Semelhanças e diferenças

Conversa

Mais simples

Extensão

Para músicos e não músicos



O que é gênero?

Categoria de análise

Abstração

Conceito acadêmico

Teorizar o fenômeno como social-cultural

Substituir-Negar-Ampliar a sexualidade (biológica)

Relações sociais entre homem masculino e mulher feminino

Gênero no limbo, entre, no meio

A finalidade do conceito de gênero é des-velar o poder nas relações sociais

A biologia, a medicina e o direito legitimam-naturalizam o poder

A teoria do gênero explicita o poder!

Senso comum naturalizar-essencializar-moralizar diferenças sociais e culturais

A teoria do gênero denuncia o senso comum

Menino homem = briguinha, futebol e carrinho (provedor, ateu e infiel)

Menina mulher = boneca, casinha e casamento (bela, recatada, do lar, beata e fiel)

A teoria problematiza tudo isso (a biologização dos corpos)

Problematiza inclusive o dualismo clássico entre natureza e cultura



O que é sexualidade?

Igual?

Diferente?

Ou interdependente do gênero?

Gênero = Eu "sou" = Identidade

Sexo-ualidade = Outro - Prática sexual

Hetero-Homo-Bi-Pan-sexual



O que é música?

Sons

Organizados (humanos-sociais-culturais)

Agradáveis (gosto)

E Belos (estética)

Teoria musical (moderna europeia ocidental colonizadora)

Só é música a clássica erudita

Todo o resto = barulho e ruído primitivo, selvagem, desorganizado e feio

Elementos da música (moderna europeia ocidental colonizadora)

Ritmo (tempo) + Harmonia (acordes flexíveis) + Melodia (canto inflexível)

Quem diz o que é/não é música?

Pessoas, grupos, instituições, cultura?




Voltar



Hierarquias

Composição musical

Execução instrumental

Interpretação vocal

Hierarquia do senso comum? Vocal
                           - "Qualquer pessoa pode cantar"
                           - Dom divino
                           - MPB
                           - Cantoras
                           - Mulheres
                           - Gilberto Gil e Caetano Veloso
                           - Rita Lee e Gal Costa (musa, deleite, janis joplin do brasil)
                           - carmem miranda? cantora ou performance?

Hierarquia acadêmica? Compositor
                           - Ideologia liberal capitalista burguesa do indivíduo
                           - Sujeito de direitos humanos universais
                           - Liberdade Igualdade Fraternidade Propriedade (Intelectual)
                           - Indivíduo = Autor = Autoridade = Teoria = Obra = Visão de Mundo
                           - Compositores
                           - Homens

Hierarquia técnica
                           - Execução instrumental
                           - Interpretação
                           - Fidelidade hermenêutica (objetividade)
                           - Infidelidade hermenêutica (subjetividade)
                           - Instrumentistas
                           - Homens ou mulheres?

Quem conhecemos mais na música?

CompositorXs, instrumentistas ou cantorXs?

Desigualdade musical

Conhecemos mais cantorXs

Menos compositorXs e instrumentistas

Exemplo da desigualdade = Os Schurmann (ele e ela!)

E se problematizássemos essa desigualdade musical a partir da teoria do gênero?

CantorAs e CompositorAs

E se problematizássemos essa desigualdade musical a partir da sexualidade?

CantorAs e compositorAs lésbicas

E se problematizássemos ainda mais essa desigualdade musical a partir da das raças e do racismo?

CantorAs e compositorAs e negras e lésbicas



Exemplo 1 - CHIQUINHA GONZAGA

Compositora

Brasil como nação

Abolição

República

Filha de casal miscigenado (militar branco com mulata)

Progressista

Sexualidade libertária

Duas separações

Uma por falta de apoio na carreira

Outra por traições do marido

Novo amor aos 52 anos com jovem que adotou

Domínio do fazer-do código-da técnica musical (pianista)

Época em que o piano era um marcador da diferença social (classe e gênero)

Dava aulas e vendia suas partituras









MACHUCA - Chiquinha Gonzaga

Sou morena bonita e galante
Tenho raios e setas no olhar
E nem pode uma lira de Dante
Os encantos que tenho cantar
Quando passo, os bilontras me olhando
De binóculo erguido com ardor
Dizem todos se bamboleando
Abrasados em chama de amor

Ai morena, morena querida
Tu nos põe a cabeça maluca
Pisa e mata, destrói essa vida
Ai morena, morena, machuca!

Eu machuco deveras a todos
Até fico contente por isso
Ao fitá-los os deixo por loucos
Pois fitando-os lhe deito o feitiço
Sou morena que quando passeio
Deixo calda de luz como um astro
É uma récua de gente que veio
Me dizendo, seguindo meu rastro

Ai morena, morena querida
Tu nos põe a cabeça maluca
Pisa e mata, destrói essa vida
Ai morena, morena, machuca!

Esses fogos que tenho nos olhos
E que tem até o dom de encantar
São na vida, no mundo os espólios
Onde os petos se vêm quebrar
Mas a culpa não é, não é minha
É dos homens que vêm com ardor
Me julgando dos céus a rainha
Me dizendo abrasados de amor

Ai morena, morena querida
Tu nos põe a cabeça maluca
Pisa e mata, destrói essa vida
Ai morena, morena, machuca!






Mulata = Limbo = Nem negra, nem branca

Mulata Fundamental (Warat) = Dualismos Metafísicos

Dona Flor e seus dois maridos = Nem santo, nem safado

Ciência jurídica e seus dois mariados (Warat) = Dualismos Metafísicos

Direito Filosofia Literatura Sociologia Antropologia História



Exemplo 2 - JOYCE MORENO

Compõe

Toca

Canta

Tudo muito bem!

Carreira internacional

Identidade de gênero

O feminino e sua construção social-cultural em debate

Mais homens compositores falando sobre o feminino do que mulheres compositoras









FEMININA - Joyce Moreno

- Ô mãe, me explica, me ensina, me diz o que é feminina?
- Não é no cabelo, no dengo ou no olhar, é ser menina por todo lugar.
- Então me ilumina, me diz como é que termina?
- Termina na hora de recomeçar, dobra uma esquina no mesmo lugar.

Costura o fio da vida só pra poder cortar
Depois se larga no mundo pra nunca mais voltar

- Ô mãe, me explica, me ensina, me diz o que é feminina?
- Não é no cabelo, no dengo ou no olhar, é ser menina por todo lugar.
- Então me ilumina, me diz como é que termina?
- Termina na hora de recomeçar, dobra uma esquina no mesmo lugar.

Prepara e bota na mesa com todo o paladar
Depois, acende outro fogo, deixa tudo queimar

- Ô mãe, me explica, me ensina, me diz o que é feminina?
- Não é no cabelo, no dengo ou no olhar, é ser menina por todo lugar.
- Então me ilumina, me diz como é que termina?
- Termina na hora de recomeçar, dobra uma esquina no mesmo lugar.

E esse mistério estará sempre lá
Feminina menina no mesmo lugar











ESSA MULHER - Joyce Moreno

De manhã cedo essa senhora se conforma
Bota a mesa, tira o pó, lava a roupa, seca os olhos
Ah, como essa santa não se esquece
De pedir pelas mulheres, pelos filhos, pelo pão

Depois sorri meio sem graça
E abraça aquele homem, aquele mundo que a faz assim feliz

De tardezinha essa menina se namora
Se enfeita, se decora, sabe tudo, não faz mal
Ah, como essa coisa é tão bonita
Ser cantora, ser artista, isso tudo é muito bom

E chora tanto de prazer e de agonia
De algum dia, qualquer dia entender de ser feliz

De madrugada essa mulher faz tanto estrago
Tira a roupa, faz a cama, vira a mesa, seca o bar
Ah, como essa louca se esquece
Quanto os homens enlouquece nessa boca, nesse chão

Depois parece que acha graça
E agradece ao destino aquilo tudo que a faz tão infeliz

Essa menina, essa mulher, essa senhora
Em quem esbarro a toda hora no espelho casual
É feita de sombra e tanta luz





Exemplo 3 - FÁTIMA GUEDES

Influência da bossa nova









ABSINTO - Fátima Guedes.

Eu bebo essas águas passadas
Como um vinho
Que não há de voltar do seu caminho
Pra acabar com essa sede que ainda sinto

Um absinto
De mágoa, de insônia e de saudade
Como se enlouquecendo esta metade
Voltasse a metade que foi contigo

Eu bebo
Quando fico assim desesperada
Quem me dera ficar apaixonada
Pra encontrar o outro lado do moinho

Eu me embriago
Porque meu futuro é muito vago
Eu sinto a tua falta do meu lado
Eu bebo a tua ausência de carinho

Águas passadas
Que vinho amargo
Que gosto tão ruim

Eu tenho sede
Eu tenho medo
Do que será de mim





Exemplo 4 - MARINA LIMA

Filha do tropicalismo

Rock

Pop

Urbano

Compositora

Cantora

Gênero e Sexualidade

Vários outros exemplos









FULLGÁS - Marina Lima.

Meu mundo você é quem faz
Música, letra e dança
Tudo em você é fullgás
Tudo você é quem lança
Lança mais e mais
Só vou te contar um segredo
Não nada
Nada de mal nos alcança
Pois tendo você meu brinquedo
Nada machuca, nem cansa

Então venha me dizer
O que será
Da minha vida
Sem você

Noites de frio
Dia não há
E um mundo estranho
Pra me segurar
Então onde quer que você vá
É lá, que eu vou estar
Amor esperto
Tão bom te amar

E tudo de lindo que eu faço
Vem com você, vem feliz
Você me abre seus braços
E a gente faz um país
Você me abre seus braços
E a gente faz um país





Exemplo 5 - ANGELA RORO

Filha do tropicalismo

Canções românticas

Compositora

Cantora

Gênero e Sexualidade

Vários outros exemplos









FOGUEIRA - Angela Rô Rô.

Por que queimar minha fogueira?
E destruir a companheira
Por que sangrar o meu amor assim?
Não penses ter a vida inteira
Para esconder teu coração
Mas breve que o tempo passa
Vem num galope o meu perdão

Porque temer a minha fêmea?
Se a possuis como ninguém
A cada bem do mal do amor em mim
Não penses ter a vida inteira
Para roubar meu coração
Cada vez é a primeira
Do teu também serás ladrão

Deixa eu cantar Aquela velha história, o amor Deixa penar, a liberdade está (também) na dor

Eu vivo a vida a vida inteira
A descobrir o que é o amor
Leve pulsar do sol a me queimar
Não penso ter a vida inteira
Pra guiar meu coração
Eu sei que a vida é passageira
E o amor que eu tenho não!

Quero ofertar
A minha outra face à dor
Deixa eu sonhar com a tua outra face, amor






Voltar



CONCLUSÃO

Importante falar

De gênero

De sexualidade

Na-Da música

Mulheres

Compositoras

Instrumentistas

Cantoras

Implodir a dicotomia natureza e cultura

NATUREZA
                         - animalidade
                         - primitivo
                         - selvagem
                         - biológico
                         - feminino
                         - casa - privado
                         - corpo
                         - maternidade
                         - emoção

CULTURA
                         - civilidade
                         - ordem
                         - progresso
                         - social - cultural
                         - masculino
                         - rua - público
                         - corpo
                         - reprodutor
                         - razão

feminismo, gênero, sexualidade, raça

mulheres brigam por espaço [autoria]

na cultura!

mulheres autoras de suas próprias obras

"no mundo deles", apropriando-se da teoria "deles"

feminismo como crítica, denúncia e questionamento

das diferenças e desigualdades de gênero, sexualidade e raça

em todas as áreas e campos sociais

colonizadas apropriam-se da linguagem do colonizador

usando-a contra ele mesmo!

Dissertação de mestrado

Divas

Poderosas

Maravilhosas

Imaginário homossexual masculino

Com base em cantoras da MPB

Poder, feitiço, maravilhamento, Divindade

Gênero e sexualidade e música

Quase algo místico, mítico, sobrenatural

Religião, Oxum e rompimento de dualismos

As intérpretes fornecem elementos para análise sociológica e antropológica da música

História social e cultural da música




Voltar



DISCUSSÃO

Indústria cultural musical têm gênero, sexualidade e raça?

Gêneros musicais

Sem crítica

Sem inclusão

Quais representações?

Carmem e Elvis

Domesticidade

Culinária

Frutas

Natureza

Mulher = "Comida" = Melancia, morango melão

Naturalização

Vulgarização

Popularização




Voltar

Creative Commons License