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4.6.18

MÚSICA E SOCIEDADE (02)




UFT

I CICLO DE DEBATES MÚSICA E SOCIEDADE

MÚSICA, PROFISSIONALIZAÇÃO E PROJETOS SOCIAIS
Prof. Dr. Anderson Brasil

Auditório Campus Augustinópolis

16 maio 2018

UFT




SUMÁRIO

1 Introdução
2 Investigação
3 Discussão





ONDE TUDO COMEÇOU

Orquestra de Berimbaus Afinados

Dainho Xequerê

OBA DX

Uma corda

Vários sons



DO PESSOAL AO CIENTÍFICO

Sou músico

Sou professor

Em razão do projeto social

Qual a essência de um projeto social?

Como os projetos sociais salvam vidas em periferias?

Por que os jovens procuram a música em projetos sociais?

De qual forma ocorre a profissionalização dos jovens em projetos sociais?



JOVENS, MÚSICA E PROJETOS SOCIAIS

Fuga da violência

Comida e lanches

Músicos na família

Status do projeto

Acesso aos ídolos

95% dos músicos profissionais têm outra profissão




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MÉTODO

Diários

Mídias

Redes sociais

Vídeos

Questionários

Entrevistas

Transcrição

Análise

Interpretação da cultura

Clifford Geertz

Complexidade

Morin

Campo e habitus

Bourdieu

Construção social da realidade

Berger

Interdisciplinaridade

Antropologia, sociologia, história e música



CONTEXTO

Pretos

Pobres

Periferia

Preconceito

Discriminação

Racismo

Mortes

Cultura negra como autoafirmação e valorização da identidade e da cultura

Capoeira, candomblé e samba como resistências (ex. Orkestra Rumpilezz)

Bairro e Comunidade como quilombos

Clandestinidade, invisibilidade e resistência X Morte da cultura (Ex. candonblé, sussa, canto indígena etc.)

"Pedagogia do mundo invisível" [oculto, pequeno, micro, informal, inoficial, não curricular]



DESENVOLVIMENTO

Mauss e a dádiva [gratidão e devolução]

O que recebe na comunidade, devolve à comunidade

Se tirarmos a música desses jovens, o que restaria?

Profissionalização gira em torno de três eixos

1 Capoeira

2 Música

3 Projetos sociais

Profissão? Diploma ou notório saber?

Ofício, ocupação ou profissão?

Formar-se dentro da profissão

A docência é inerente à música

Dom, aprendizagem e aptidão

De onde vem a legitimação da música e do músico?

Relações sociais, institucionais e culturais




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DEBATES

Notótio saber e UFBA (Bule Bule)

IPHAM e publicações do "Bico do Papagaio"

Como criar e participar de projetos sociais?

Onde está a academia no resgate de culturas populares que estão se perdendo?

Amplificar o minúsculo (ex. grife kalunga) como resistência

Mestres Pastinha e Bimba




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