░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


4.6.18

MÚSICA E SOCIEDADE (03)




UFT

I CICLO DE DEBATES MÚSICA E SOCIEDADE

ETNOMUSICOLOGIA
Prof. Dr. Marcus Bonilla

Auditório Campus Augustinópolis

23 maio 2018

UFT






SUMÁRIO

1 Início
2 Dissertação
3 Educação do Campo
4 Doutorado
5 Discussão







ONDE TUDO COMEÇOU

Os outros me conheciam como violonista brasileiro

Mas o que é ser violonista brasileiro?

Etnologia = Aproximar-se da estranheza do outro, tornando-a familiar

Mas questionando nossa própria familiaridade

A etnomusicologia aproxima-se da estranheza da "não música"

Questionando a própria música

Questionando o próprio conceito ocidental europeu moderno racional técnico metodológico de música

Conceitos culturais de música (não a música, mas as músicas)

Música não é um conceito universal, mas sim social e cultural




Voltar



INVESTIGAÇÃO

O que é violão brasileiro?

A música, sozinha, não entende a si mesma

Da música para além dela

Violão brasileiro a partir da seleção de repertórios e músicos

Choro

Samba

Baião

Mas esses ritmos envolvem outros instrumentos além do violão (traduzíveis ao violão)

Como o violonista toca sozinho os ritmos brasileiros e eles são reconhecidos?

Pensamento acústico, musical e emocional

Corporeidade e musicalidade

Isso se dá no jeito/na forma de tocar e envolver-se com o instrumento

Só assim, o violão brasileiro remete a diferentes possibilidades e universos

Corpo e performance




Voltar



GRANDE PROBLEMA E SOLUÇÃO

Revisão de conceitos de todas as áreas

Como relacionar/conciliar as duas áreas: música e educação do campo?

Dilema

Problema

Bem grandes

Solução?

Etnomusicologia Aplicada = Método!

Aproximar música e antropologia através da etnomusicologia

Carlos Brandão

Paulo Freire

Com o método da etnomusicologia aplicada, quebra-se qualquer estrutura acadêmica, curricular e institucional universitária eurocêntrica, moderna, racionalista, etnocêntrica, excludente




Voltar



APROFUNDANDO

Comunidade Quilombola umbuca

O que a comunidade quer estudar?

Viola de buriti

"Meu Querido Jalapão"

"Documentário"

Processo de registro como patrimônio imaterial (IPHAN)

Comunidade como coautora de todas as produções

Inventário participativo

Entrevistas com mestres e artistas

Documentário

Carta de solicitação

Editais do ministério da cultura de culturas populares

Memorial da viola de buriti




Voltar



MODERNIDADE

Método de organização das ciências

Método de organização das universidades

Método de organização dos cursos

Método de organização das disciplinas

Método de organização das aulas

Método de organização das do ensino

Método de organização do aprender

Método de organização do trabalho

Método de organização da produção

Método de organização de tudo

RACI(ONALI)STA

OCIDENTAL

EUROPEU

LIBERAL

CAPITALISTA

BURGUÊS

INDIVIDUALISTA

CONSUMISTA

EXCLUDENTE

DUALISTA

CLASSISTA

HIERARQUIZADO

COLONIZADOR

VIOLENTO

Epistemicídio do outro (Santos, Dussell, Viveiros de Castro...)

Exemplo da música enquanto ciência e teoria

Divisão da música (Guido Adler)

1 Música histórica (ocidental = "canônica")

2 Música sistemática (física, matemática, acústica, som)

3 Música comparada (antes embutida à força na sistemática)

Década de 50

Etnomusicologia torna-se independente de suas amarras históricas e sistemáticas

Alan Merrian

Anthony Seeger

Música na cultura e como cultura




Voltar

Creative Commons License