HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA AULA009
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- Leitura para Aula 012.
MACIEL, José Fábio Rodrigues; AGUIAR, Renan. História do Direito. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2015, caps.7 até 10.
A leitura disponível no sistema de aprendizagem virtual "Educ@".
- TRABALHO COLETIVO 02
INSTRUÇÕES- Ler e responder as questões abaixo;
- Mandar as respostas numeradas no email do professor [fabriciozanin@gmail.com] até quinta-feira, 28 de abril de 2016, 23h59;
- Escrever seu nome completo e nome da disciplina no assunto do email;
- Colocar as respostas numeradas no corpo do texto e não como anexo ao email;
- É responsabilidade do aluno seguir as instruções indicadas aqui;
- Quem não enviar o email com as especificações indicadas aqui terá seu trabalho desconsiderado;
- Gabarito será publicado sexta-feira, 29 de abril de 2016, de manhã.
QUESTÕES
- 01
(___)
O objeto de estudo da ciência histórica é a transformação do homem dentro da sociedade e da cultura, de modo dogmático. - 02
(___)
As disciplinas propedêuticas têm uma visão prescritiva do direito, de modo a relacioná-lo com todas as chamadas ciências afins ou auxiliares. - 03
(___)
O objeto de estudo da ciência antropológica é o tempo dentro da sociedade e da cultura, de modo zetético. - 04
(___)
A importância da disciplina de “História e Antropologia” está em comprar o direito vigente atual com outros modelos históricos e culturais do passado. - 05
(___)
Religião, moral e direito formavam um todo unido mas dividido, no qual pecado, imoralidade e ilicitude eram unidos, mas separados. - 06
(___)
É inimaginável para o direito moderno acreditar na capacidade dos povos primitivos de construir normas jurídicas e direito sem a presença do Estado. - 07
(___)
As normas jurídicas do direito arcaico e antigo são sempre gerais e abstratas, pois são povos em formação. - 08
(___)
Nem mesmo a guerra e a prática do comércio podem ser consideradas formas de contato entre os povos antigos, pois sua principal característica era o isolamento total. - 09
(___)
Mesmo a oralidade sendo considerada a principal fonte do direito arcaico, a escrita também é importante na preservação de sua identidade e memória. - 10
(___)
Mesmo sem a presença do Estado no direito arcaico, a coesão social era garantida pelo temor dos poderes sobrenaturais. - 11
(___)
O ilícito no direito arcaico estava misturado com a religião e a moral, pois era considerada, ademais, como uma quebra da tradição coletiva. - 12
(___)
A característica básica das penas no direito arcaico é sua brutalidade aos olhos atuais humanistas e garantistas, pois os alvos da pena eram a vida, o corpo e o banimento. - 13
(___)
Casamento, sucessão e adoção são os primeiros institutos de direito privado que nasceram nas sociedades arcaicas. - 14
(___)
A história do direito nos ensina que a propriedade nasce privada, torna-se individual e depois familiar, de acordo com o direito arcaico e antigo. - 15
(___)
A etnia significa nada mais e nada menos do que a união de vários clãs comuns e a formação de regras públicas de justiça. - 16
(___)
O surgimento da propriedade privada é o apogeu de uma série de fenômenos, tais como: sucessão, alienação, cidades, moeda, comércio, etc. - 17
(___)
De acordo com o vídeo, o autor defende que o Direito manda nas relações sociais e não o contrário, ou seja, as relações sociais é que mandariam no Direito. - 18
(___)
De acordo com o método histórico defendido pelo autor no vídeo, a forma social é que determina a forma jurídica desde o Egito antigo até hoje. - 19
(___)
De acordo com o vídeo, o conhecimento histórico do passado e suas relações com o presente e o futuro faz com que atualmente a gente repita os mesmo erros históricos. - 20
(___)
Para o autor do vídeo, na sua apresentação do livro, é inconcebível que o Brasiul, na democracia, cometa o mesmo erro acontecido na época da ditadura, ou seja, o abandono da educação. - 21
(___)
É comum às primeiras civilizações um aumento da simplicidade nas relações entre religião, econômia, política e direito, o que ocasionou a passagem da oralidade para a escrita e o surgimento dos primeiros documentos escritos da ciência jurídica. - 22
(___)
O Egito, a mesopotâmia e os Hebreus têm como característica comum a fundamentação teológica do poder político. - 23
(___)
A complexa história dos hebreus é dividida em várias fases: patriarcal, confederação, monarquia, vassalagem e reconstrução. - 24
(___)
O povo hebreu é o primeiro da história a ter sua memória escrita, mesmo que em livros sagrados. - 25
(___)
O código de Hammurabi é o documento mai importante do Egito antigo e cuja influência alcançou até a codificação romana de Justiniano. - 26
(___)
Buda e Ghandi tornaram-se famosos na Índia pelas suas lutas contra a desigualdade jurídica e social do sistema de castas, cuja força social é tão grande que, mesmo depois do seu fim jurídico com a Constituição, ainda permanece "vigente socialmente". - 27
(___)
Na Grécia antiga, na harmonia entre demos e nomos, tudo era aprendido, conforme Homero, de forma lógica, racional e filosófica. - 28
(___)
A China é um paradoxo tanto jurídico quanto político e econômico. Jurídico porque um sistema de leis sociais e religiosas chamado LI tem igual e talvez até mesmo maior fo rça do que o sistema legal chamado FA. Econômico porque um sistema comunista convive "harmonicamente" com um sistema econômico global e capitalista. - 29
(___)
Os logógrafos gregos são a origem remota dos políticos porque auxiliavam a população no debate das leis e nas suas aplicações em tribunais e julgamentos. - 30
(___)
As fases histórica e jurídica de Roma mais famosas são, respectivamente, a fase republicana do direito clássico, na qual o Senado, a Magistratura e o processo formular dos pretores atingem o apogeu da evolução, deixandoum legado que atéhoje as civilizações ocidentais tentam imitar.
G___A___B___A___R___I___T___O
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