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25.4.16

HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA AULA009






HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA AULA009




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  • Revisão
    • Aula 001

      -professor

      -alunos

      -disciplina

      -plano de ensino

      -avaliações

      -leituras

      -calendário

      -por que história e antropologia juntas no direito?

      -frases e reflexões

      -ciência histórica, objeto e métodos

      -ciência antropológica, objeto e método

      -visões

      -diretrizes curriculares nacionais do curso de direito DCNs



    • Aula 002

      -calouros

      -recepção

      -palestras

      -ensino, pesquisa e extensão



    • Aula 003

      -palestra ESMAT

      -história e antropologia para quê?

      -briga de métodos

      -dogmática e zetética

      -visões reducionistas da história

      -Escola dos Annales

      -virada antropológica

      -arcaico, primitivo e moderno

      -características, fontes e penas do direito arcaico

      -família, clã e etnias

      -propriedade privada e nascimento da cidade

      -transição e estrutura das cidades

      -direitos humanos 1, 2 e 3



    • Aula 004

      -trabalho coletivo 01

      -regras, grupos e líderes

      -aviso grupo de pesquisa, linha de pesquisa e projeto de pesquisa



    • Aula 005

      -Intermediária A1



    • Aula 006

      -primeiras civilizações

      -diferenças entre mesopotâmia e egito

      -egito: divisões, processos e institutos

      -hebreus: nomes, periodização, características, tribunais, polícia e institutos

      -mesopotâmia: características e institutos

      -qual a importância disso tudo?



    • Aula 007

      -viagem professor



    • Aula 008

      -índia: formação, livros, buda, modelo de justiça, código de manu, sistemas e ghandi

      -china: história; tradição, dinastias, li X fa, codificação, constituição e globalização

      -grécia: educação, cidadania, nomos X demos, drácon, sólon, logógrafos e retórica

      -roma: mito de fundação, realeza etrusca [direito antigo arcaico], república do senado [patrícios, plebeus, ius civile e ius gentium; direito clássico] e dos magistrados e império dos generais [justiniano e o cristianismo; direito do baixo império]



    • Aula 009

      -mudança de campus

      -atividade educ@



    • Aula 010

      -mudança campus

      -atividade educ@



    • Aula 011

      -prova A1





  • Leitura para Aula 012.

    MACIEL, José Fábio Rodrigues; AGUIAR, Renan. História do Direito. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2015, caps.7 até 10.

    A leitura disponível no sistema de aprendizagem virtual "Educ@".





  • TRABALHO COLETIVO 02



    INSTRUÇÕES
    1. Ler e responder as questões abaixo;
    2. Mandar as respostas numeradas no email do professor [fabriciozanin@gmail.com] até quinta-feira, 28 de abril de 2016, 23h59;
    3. Escrever seu nome completo e nome da disciplina no assunto do email;
    4. Colocar as respostas numeradas no corpo do texto e não como anexo ao email;
    5. É responsabilidade do aluno seguir as instruções indicadas aqui;
    6. Quem não enviar o email com as especificações indicadas aqui terá seu trabalho desconsiderado;
    7. Gabarito será publicado sexta-feira, 29 de abril de 2016, de manhã.









    QUESTÕES
    • 01
      (___)
      O objeto de estudo da ciência histórica é a transformação do homem dentro da sociedade e da cultura, de modo dogmático.
    • 02
      (___)
      As disciplinas propedêuticas têm uma visão prescritiva do direito, de modo a relacioná-lo com todas as chamadas ciências afins ou auxiliares.
    • 03
      (___)
      O objeto de estudo da ciência antropológica é o tempo dentro da sociedade e da cultura, de modo zetético.
    • 04
      (___)
      A importância da disciplina de “História e Antropologia” está em comprar o direito vigente atual com outros modelos históricos e culturais do passado.
    • 05
      (___)
      Religião, moral e direito formavam um todo unido mas dividido, no qual pecado, imoralidade e ilicitude eram unidos, mas separados.
    • 06
      (___)
      É inimaginável para o direito moderno acreditar na capacidade dos povos primitivos de construir normas jurídicas e direito sem a presença do Estado.
    • 07
      (___)
      As normas jurídicas do direito arcaico e antigo são sempre gerais e abstratas, pois são povos em formação.
    • 08
      (___)
      Nem mesmo a guerra e a prática do comércio podem ser consideradas formas de contato entre os povos antigos, pois sua principal característica era o isolamento total.
    • 09
      (___)
      Mesmo a oralidade sendo considerada a principal fonte do direito arcaico, a escrita também é importante na preservação de sua identidade e memória.
    • 10
      (___)
      Mesmo sem a presença do Estado no direito arcaico, a coesão social era garantida pelo temor dos poderes sobrenaturais.
    • 11
      (___)
      O ilícito no direito arcaico estava misturado com a religião e a moral, pois era considerada, ademais, como uma quebra da tradição coletiva.
    • 12
      (___)
      A característica básica das penas no direito arcaico é sua brutalidade aos olhos atuais humanistas e garantistas, pois os alvos da pena eram a vida, o corpo e o banimento.
    • 13
      (___)
      Casamento, sucessão e adoção são os primeiros institutos de direito privado que nasceram nas sociedades arcaicas.
    • 14
      (___)
      A história do direito nos ensina que a propriedade nasce privada, torna-se individual e depois familiar, de acordo com o direito arcaico e antigo.
    • 15
      (___)
      A etnia significa nada mais e nada menos do que a união de vários clãs comuns e a formação de regras públicas de justiça.
    • 16
      (___)
      O surgimento da propriedade privada é o apogeu de uma série de fenômenos, tais como: sucessão, alienação, cidades, moeda, comércio, etc.
    • 17
      (___)
      De acordo com o vídeo, o autor defende que o Direito manda nas relações sociais e não o contrário, ou seja, as relações sociais é que mandariam no Direito.
    • 18
      (___)
      De acordo com o método histórico defendido pelo autor no vídeo, a forma social é que determina a forma jurídica desde o Egito antigo até hoje.
    • 19
      (___)
      De acordo com o vídeo, o conhecimento histórico do passado e suas relações com o presente e o futuro faz com que atualmente a gente repita os mesmo erros históricos.
    • 20
      (___)
      Para o autor do vídeo, na sua apresentação do livro, é inconcebível que o Brasiul, na democracia, cometa o mesmo erro acontecido na época da ditadura, ou seja, o abandono da educação.
    • 21
      (___)
      É comum às primeiras civilizações um aumento da simplicidade nas relações entre religião, econômia, política e direito, o que ocasionou a passagem da oralidade para a escrita e o surgimento dos primeiros documentos escritos da ciência jurídica.
    • 22
      (___)
      O Egito, a mesopotâmia e os Hebreus têm como característica comum a fundamentação teológica do poder político.
    • 23
      (___)
      A complexa história dos hebreus é dividida em várias fases: patriarcal, confederação, monarquia, vassalagem e reconstrução.
    • 24
      (___)
      O povo hebreu é o primeiro da história a ter sua memória escrita, mesmo que em livros sagrados.
    • 25
      (___)
      O código de Hammurabi é o documento mai importante do Egito antigo e cuja influência alcançou até a codificação romana de Justiniano.
    • 26
      (___)
      Buda e Ghandi tornaram-se famosos na Índia pelas suas lutas contra a desigualdade jurídica e social do sistema de castas, cuja força social é tão grande que, mesmo depois do seu fim jurídico com a Constituição, ainda permanece "vigente socialmente".
    • 27
      (___)
      Na Grécia antiga, na harmonia entre demos e nomos, tudo era aprendido, conforme Homero, de forma lógica, racional e filosófica.
    • 28
      (___)
      A China é um paradoxo tanto jurídico quanto político e econômico. Jurídico porque um sistema de leis sociais e religiosas chamado LI tem igual e talvez até mesmo maior fo rça do que o sistema legal chamado FA. Econômico porque um sistema comunista convive "harmonicamente" com um sistema econômico global e capitalista.
    • 29
      (___)
      Os logógrafos gregos são a origem remota dos políticos porque auxiliavam a população no debate das leis e nas suas aplicações em tribunais e julgamentos.
    • 30
      (___)
      As fases histórica e jurídica de Roma mais famosas são, respectivamente, a fase republicana do direito clássico, na qual o Senado, a Magistratura e o processo formular dos pretores atingem o apogeu da evolução, deixandoum legado que atéhoje as civilizações ocidentais tentam imitar.






G___A___B___A___R___I___T___O
01F------02F------03F------04V------05F
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