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15.4.16

ETICA E FILOSOFIA POLÍTICA: ÉTICA E MORAL

ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA 2


1 Cerne da reflexão ética na perspectiva filosófica

2 Natureza, objeto e campo da ética e da moral

3 Moral, valores e liberdade humana

4 Sociedade e normatividade moral

5 Fundamento de obrigatoriedade das normas morais

6 Ética nas disciplinas filosóficas

7 Ética e razão prática

8 Moral, moralidade e ética

9 Ser humano + Razão + Liberdade + História = Ética

10 Ética e religião

1 INTRODUÇÃO


1 Na reflexão sobre os nomes e os sentidos que as coisas têm, não existe receita pronta!

2 O ser humano vive na mediação da liberdade que se realiza dentro de um mundo humano cultural

3 É própria do ser humano a capacidade de decidir, de agir com autonomia e responsabilidade, de posicionar-se diante da realidade com autodeterminação, ou seja, de tomar decisões e atitudes dentro das circunstâncias da vida a partir de critérios que são identificados pela consciência. O ser humano é um ser de responsabilidade porque a dimensão racional lhe possibilita escolher com liberdade.

4 Vida e existência do ser humano = Adotar e mudar de concepções morais. No mundo globalizado existe uma multiplicidade de concepções morais. Diversidades de definições do que seja o bem e do que seja o mal. Todos os indivíduos adotam uma concepção moral determinada pelo simples fato de pertencer a uma sociedade

5 Nem tudo o que pertence aos costumes tem relevância moral

6 Razão. Caráter objetivo social. Essências, princípios, fundamentos, costumes, hábitos por trás das formas individuais, que orientam a ação. Razão objetiva especulativa. Verdade. ETHOS-O que vem da sociedade. Morada, casa familiar, lugar onde se habita. Virtudes inatas dianoéticas. Moralitas romana juntou os dois sentidos.

7 Razão. Caráter subjetivo particular. O agir e o fazer segundo a arte (belo) e a técnica (o útil). Razão ética. Indicar a ação correta. Indicar a direção correta. ETHOS-Modo de ser individual. Caráter. Modo de ser ou caráter de que o ser humano vai se apropriando ao longo de sua vida. Virtudes adquiridas éticas. Moralitas romana juntou os dois sentidos.

8 Mesmo que ambas remetam à ideia dos costumes (ethos/mores) é importante esclarecer que, por convenção, se reserva o termo "ética" para a intenção da vida boa realizada sob o signo das ações estimadas boas, e o termo "moral" para o lado obrigatório, marcado por normas, obrigações, interdições caracterizadas ao mesmo tempo por uma exigência de universalidade e por um efeito de constrição.

9 Por que existe a moral? Por que sistemas morais são válidos como orientação de nossas ações na sociedade? Como organizar uma boa sociedade? Como devo atuar e como devo me comportar ante tal ou qual situação?

10 Gregos (natureza), romanos (natureza) e medievais (Deus) = Moral universal obrigatória para toda a humanidade com base no fundamento natural ou divino

11 A moral (não) pode estar fundamentada em um primeiro princípio indemonstrável (tese fundamentalista)?

13 Descartar as tentativas de considerar a moral como um sistema normativo fixo, que vale em todos os momentos e circunstâncias

12 Autonomia, liberdade e responsabilidade ética = Ser humano como pessoa = Dignidade



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2 MORAL


1 Instituir moral é simples, o difícil/impossível é fundamentá-la

2 Ética = generalidade; fundamento; justificação; a Ética não cria a moral; ela procura determinar a essência da moral; A Ética é concebida como a ciência da moral

3 Moral = concretude; modos de comportamento históricos, livres e responsáveis; o ser humano vai se produzindo e aperfeicoando-se na medida em faz suas ações; a moral está presente como normatividade social (normas objetivas), mas também como responsabilidade individual (ações subjetivas); os dois planos da moral, o normativo ou prescritivo e o prático ou efetivo, ambos integrados na conduta humana concreta.

4 Moralidade = moral em ação, a moral praticada;



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5 NORMAS: morais, jurídicas, religiosas, técnicas, etc. Todas têm o lado objetivo e o subjetivo!

6 Toda sociedade em seu momento teve códigos morais, e estes podem ser considerados avançados ou deficientes, independente do momento histórico. As sociedades escravistas podem ter sido as piores, mas, se comparadas às que aceitavam o canibalismo, foram melhores; mesmo assim foram péssimas.

7 Uma sociedade é mais elevada em seu desenvolvimento moral quanto maior seja o grau de liberdade e responsabilidade que todos os seus membros têm.

8 A moral é fundamental para garantir a ordem ou a harmonia da sociedade, ela regulamenta a conduta entre os homens.

9 A moral tem uma concordância com o Direito, ambos baseiam-se em regras que visam organizar a partir do ponto de vista da conveniência a maioria das ações humanas. Porém, diferenciam-se no fato de que, enquanto o Direito garante o cumprimento do sistema social em vigor, a moral procura fazer com que os indivíduos que compõem a sociedade harmonizem de maneira consciente, voluntária e livre seus interesses pessoais com os interesses coletivos.



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3 USOS DO TERMO MORAL


1 Multiplicidade de usos dá lugar a muitos mal-entendidos

2 Adjetivo = X é imoral = julgamento das ações dos indivíduos na medida em que estes não respeitam valores estabelecidos, normas ou princípios consagrados como morais

3 Substantivo = A moral = conjunto de ordens, normas de conduta, proibições e permissões relacionados à vida boa para um determinado grupo social; forma de vida coletiva

4 Substantivo = Moral = X tem uma moral muito rígida = código de conduta pessoal ou de alguma instituição

5 Adjetivo = Amoral X Imoral = não possuir um código moral; não é sinônimo de imoral; conduta dos animais é amoral; A invenção da bomba atômica é em si um descobrimento científico amoral; o uso no caso do bombardeio americano ao Japão foi imoral; imorais são aquelas que, reconhecendo a validade das normas e dos valores da sociedade, os infringem, priorizando seu próprio interesse

6 Substantivo = A moral = ter a moral bem alta; confiança e coragem que tem o indivíduo para fazer frente a um determinado desafio. A moral deixa de ser um dever para refletir uma determinada atitude

7 Substantivo = Moral = a ciência que trata do bem geral da comunidade; conjunto de normas estabelecidas e de caráter normativo que regem à convivência social; caráter histórico



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4 ATOS MORAIS


1 Atos morais humanos valiosos bons; vontade; desejo; querer; liberdade; escolhas; responsabilidade; consequências;

2 Objeto = Conhecer; Bem; Bom; Valores Morais

3 Fim = Por quê? Para quê?

4 Circunstâncias = Tempo; Lugar; Pessoas

5 O problema do que fazer ante cada situação concreta é um problema prático-moral, mas definir o que é bom tem caráter teórico, é de competência da Ética



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5 MORAL E RELIGIÃO


1 Toda crença religiosa leva, implícita, uma determinada concepção moral e uma visão de mundo ou cosmovisão/visão de mundo

2 Religião = Religar - Orientar ação

3 Mas a religião não é só doutrina moral; é também uma forma de re-ligação com o sagrado, com o transcendente



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6 FUNDAMENTO DE OBRIGATORIEDADE


1 Moral é um fato individual, MAS...

2 Interesses da sociedade!

3 Qual moral deve ser cultivada? Teorias morais: egoístas, utilitaristas, formalistas, teleológicas, deontológicas

4 Todas as teorias morais partem de uma concepção de homem. Muitas vezes essa concepção é abstrata e a teoria derivada será também abstrata; em outros casos, estará relacionada às ideias de sociedade e em concordância com a História. Contudo, seja qual for a concepção de homem, a humanidade sempre admitirá a obrigatoriedade da moral

5 Teleológicas = quantidade de bem que a ação vai causar; consequências intrínsecas boas superiores ao mal produzido; os teologistas têm sido hedonistas;

6 Deontológicas = Deveres; Partem de juízos como: "devemos sempre cumprir nossas promessas, independente das cosequências de dito ato moral"; o caráter específico de cada ato diante de cada situação impede que possamos apelar para uma norma geral que determine o que devemos fazer; kantiana, as intuicionistas e contratualistas; existência de princípios e deveres morais, independentes de seus efeitos; as ações humanas são boas ou más por sua coerência com esses princípios, não por suas consequências

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