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30.7.15

TEORIA DO DIREITO II AULA 001 2015-2

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1 PLANO DE AULA 1 TEORIA DO DIREITO 2 30-JUL-15

  • 1.1 APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR
  • 1.2 APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
  • 1.3 CONTEÚDOS
  • 1.4 NETAULA, FACEBOOK E WHATSAPP
  • 1.5 PLANO DE ENSINO

2 APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR

  • 2.1 NOME
  • 2.2 IDADE
  • 2.3 NATURALIDADE
  • 2.4 FORMAÇÃO
  • 2.5 ÁREAS DE INTERESSE
  • 2.6 PLANOS E SONHOS
  • 2.7 HORÁRIOS

3 APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS

  • 3.1 GRUPOS
  • 3.2 FOLHA DO GRUPO
  • 3.3 FOLHA DO QUESTIONÁRIO
  • 3.4 NOME
  • 3.5 IDADE
  • 3.6 TELEFONE
  • 3.7 EMAIL
  • 3.8 WHATSAPP DA TURMA

4 HERMENÊUTICA JURÍDICA 1

  • 4.1 vontade da lei (objetiva)
  • 4.2 vontade do legislador (subjetiva)
  • 4.3 vontade do sistema (tradição)
  • 4.4 vontade da sociedade (indivíduo ou cultura)
  • 4.5 vontade do juiz (judge made law)
  • 4.6 vontade da mídia (direito simbólico)
  • 4.7 vontade da sociedade internacional (determinismo econômico)

5 HERMENÊUTICA JURÍDICA 2

  • 5.1 interpretação
  • 5.2 aplicação
  • 5.3 subsunção
  • 5.4 indução
  • 5.5 dedução
  • 5.6 dialética

6 HERMENÊUTICA JURÍDICA 3

  • 6.1 quem interpreta?
  • 6.2 autêntica
  • 6.3 jurisprudencial
  • 6.4 doutrinária
  • 6.5 in claris cessat interpretatio

7 HERMENÊUTICA JURÍDICA 4

  • 7.1 como interpreta?
  • 7.2 método gramatical = linguagem da lei
  • 7.3 método sistemático = conjunto de leiS
  • 7.4 método histórico = tradição da lei
  • 7.5 método sociológico = efeitos da lei
  • 7.6 método teleológico = finalidade da lei
  • 7.7 outros métodos...

8 HERMENÊUTICA JURÍDICA 5

  • 8.1 quais os resultados da interpretação?
  • 8.2 declarar
  • 8.3 condenar
  • 8.4 constituir
  • 8.5 mandar
  • 8.6 executar
  • 8.7 restritiva
  • 8.8 extensiva

9 O QUE É HERMENÊUTICA


    DEFINIÇÃO 1 DEFINIÇÃO 2
    ciência da interpretação filosofia da compreensão
    hermenêutica científica metodológica hermenêutica filosófica fundamental
    regras e métodos de interpretação correta de textos estruturas essenciais e fundamentais da compreensão além dos textos
    nível da ciência
    (CORREÇÃO\CERTEZA)
    nível da filosofia
    (VERDADE\SENTIDO)
    restrita e reduzida a textos expansão em direção à existência
    eu, outros, mundo, cultura

10 PLANO DE ENSINO

  • 10.1 DADOS DO PROFESSOR
  • 10.2 ABORDAGENS TEMÁTICAS
  • 10.3 AVALIAÇÃO
  • 10.4 NETAULA
  • 10.5 REFERÊNCIAS
  • 10.6 PNE\PDE\DCNs\PDI\PPC\PE
  • 10.7 RESOLUÇÕES FALTAS
  • 10.8 RESOLUÇÕES PROVAS
  • 10.9 ORIENTAÇÕES DO CURSO

11 LEITURA PARA PRÓXIMA AULA

  • 10.1 TEXTO SOBRE HERMES

12 CALENDÁRIO TEORIA DO DIREITO 2 2015-2


    AULA DATA CONTEÚDOS
    001 30JUL Apresentação do professor
    Apresentação dos alunos
    Diagnóstico da turma (questionário)
    Explicação do plano de ensino
    O que é hermenêutica?
    002 06AGO Os dois mundos: onde está Hermes/hermenêutica?
    História da hermenêutica e raízes filosóficas
    Direito e sociedade: onde entra a interpretação e a hermenêutica?
    O que a gramática, a lógica e o direito têm em comum?
    As crises, as causas, as consequências e as propostas de solução
    Dualismo metodológico e mestres da suspeita
    003 13AGO História da ciência jurídica, do positivismo e da hermenêutica
    Betti X Gadamer
    Interpretação jurídica: os métodos e as escolas
    Elementos e níveis da linguagem
    Hermenêutica clássica e hermenêutica nova
    TRABALHO COLETIVO (0,5)
    004 20AGO Os positivismos: exegético, normativista e sociológico
    A eterna polêmica hermenêutica e metafísica: objetivistas e subjetivistas
    Hermenêutica constitucional: fatores e métodos
    005 27AGO PROVA INTERMEDIÁRIA DO GRAU UM
    (SEGUNDO PERÍODO DA AULA) (2,0)
    006 03SET Sentido comum teórico como imaginário coletivo dos juristas
    Imaginário, cultura e linguagem
    Diferença entre senso comum empírico e teórico
    Consequências do sentido comum teórico dos juristas
    007 05SET ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL NETAULA 001
    008 10SET Funções do sentido comum teórico dos juristas
    Crise do estado: causas, consequências e propostas
    Crise do judiciário
    Crise do ensino I
    Crise da hermenêutica
    TRABALHO COLETIVO (0,5)
    009 17SET Crise do ensino II
    Cultura judaico-cristã de textos
    As hermenêuticas
    O que as hermenêuticas têm em comum?
    Elementos e níveis da linguagem e elementos da interpretação
    010 24SET PROVA DO GRAU UM
    (TODO PERÍODO DA AULA) (7,0)
    011 01OUT Regras e princípios
    Questão de direito e de fato
    Questão de fato e de valor
    Casos fáceis e difíceis
    Positivismo e pós-positivismo
    Julgamento jurídico e moral
    Hermenêutica fechada (clássica) e aberta (nova)
    012 08OUT Positivismos e pós-positivismos
    013 15OUT Constitucionalismo
    Estado de Direito
    Direitos humanos fundamentais, transindividuais
    Neoconstitucionalismo
    TRABALHO COLETIVO (0,5)
    014 22OUT Neoconstitucionalismoe o exemplo do “mensalão” e da “lava-jato”
    Hermenêutica clássica: regra X regra
    Hermenêutica nova: choque de princípios
    015 29OUT PROVA INTERMEDIÁRIA DO GRAU DOIS
    (SEGUNDO PERÍODO DA AULA) (2,0)
    016 31OUT ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL NETAULA 002
    017 05NOV O que a hermenêutica tem a ver com judicialização da política e ativismo judicial?
    Princípios da hermenêutica constitucional
    018 12NOV História da interpretação enquanto história da linguagem
    TRABALHO COLETIVO (0,5)
    019 19NOV Modernidade após modernidade
    Crise, transição e busca de novos paradigmas
    Jusnaturalismo, positivismo e teorias da justiça
    020 26NOV Agamben: julgamento de Jesus e a hermenêutica
    021 03DEZ PROVA DO GRAU DOIS
    (TODO PERÍODO DE AULA) (7,0)
    022 10DEZ PROVA DE SUBSTITUIÇÃO
    (TODO PERÍODO DE AULA) (10,0)

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