- A metafísica é mero tateio da razão
- Longe de seguir a via segura da ciência
- Lógica = desde Aristóteles = seguiu a via segura da ciência
- Mas não progrediu
- Pelo contrário, novas partes foram inseridas:
- PSICOLOGIA = faculdades do conhecimento
- METAFÍSICA = origens do conhecimento e diversidade dos objetos
- ANTROPOLOGIA = obstáculos e preconceitos
- Acréscimos à lógica significam desconhecimento, confusão e desfiguração dos seus limites
- Exposiçãominuciosa e rigorosa das regras formais do pensamento
- Não interessa se o pensamento é a priori ou empírico
- Não interessa a origem ou o objeto do pensamento
- Não interessa seus obstáculos ou preconceitos
- Eis a causa do sucesso da caminhada segura da lógica
- Limitar-se à forma do entendimento consigo mesmo, abstraindo todos os objetos ou origens do conhecimento
- Por isso a lógica é propedêutica de todas as ciências
- Por isso ela está na "antecâmara das ciências"
- A razão a priori nas ciências refere-se ao objeto das ciências
- Determinação do objeto e do seu conceito
- Conhecimento teórico da razão
- Realização do objeto
- Conhecimento prático da razão
- Determinação do objeto e do seu conceito
- Seja na razão teórica pura, seja na razão prática pura, é sempre a razão que determina de forma a priori seu objeto!
- Eis o procedimento que precisamos isolar, distinguir e compreender!
- Os exemplos são a matemática (totalmente pura) e a física (parcialmente pura)
- Egito e Grécia
- Via segura da ciência
- Revolução no modo de pensar = MÉTODO!
- Diógenes Laércio => Tales
- Elementos mais simples das demonstrações geométricas, que nem sequer carecem de ser demonstradas
- Primeiro passo no caminho aberto e traçado de uma revolução metodológica no modo de pensar
"Aquele que primeiro demonstrou o triângulo isósceles (...) teve uma iluminação; descobriu que não tinha que seguir passo a passo o que via na figura, nem o simples conceito que dela possuia, para conhecer, de certa maneira, as suas propriedades; que antes deveria produzi-la, ou construí-la, mediante o que pensava e o que representava a priori por conceitos e que para conhecer, com certeza, uma coisa a priori nada devia atribuir-lhe senão o que fosse consequência necessária do que nela tinha posto de acordo com o conceito" (KANT, BXII)
- Física empírica
- Bacon, Galileu, Torricelli, Stahl
- Método experimental
"Compreenderam que a razão só entende aquilo que produz segundo os seus próprios planos; que ela tem que tomar a dianteira com princípios, que determinam os seus juízossegundo leis constantes e deve forçar a natureza a responder às suas interrogações em vez de se deixar guiar por esta (...)." (KANT, BXIII)
- Acaso X Lei necessária que a razão busca e de que necessita
- Princípios = dão aos fenômenos a autoridade de leis e, a partir daí, a experimentação torna-se possível
"(...) ir ao encontro da natureza, para ser por esta ensinada, é certo, mas não na qualidade de aluno que aceita tudo o que o mestre afirma, antes na de juiz (..., que obriga as testemunhas a responder aos quesitos que lhes apresenta)" (KANT, BXIII)
- Revolução metodológica no modo de pensar
- Procurar na natureza de acordo com o que a razão nela pôs
- Eis o trilho certo da ciência contra o mero tatear
- Filosofia = Metafísica
- Ciências = Lógica, Matemática e Física
- A metafísica é conhecimento especulativo
- Acima e fora de toda experiência possível
- No entanto, a mais antiga de todas as "ciências"
- Embora tenha se transformado num "terreiro de luta" meramento conceitual e especulativo, no qual o método ainda está tateando na escuridão
"Por que será então que ainda não se encontrou o caminho seguro da ciência? Acaso será ele impossível? De onde provém que a natureza pôs na nossa razão o impulso incansável de procurar esse caminho como um dos seus mais importantes desígnios?" (KANT, BXV)
- Será que a razão nos abandona, ludibria e engana?
- A lógica, a matemática e a física são exemplos importantes de alteração/revolução do método (modo de pensar)
- A metafísica deve imitá-las!
"Até hoje admitia-se que o nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir a priori, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com este pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo-se que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento, o que assim já concorda melhor com o que desejamos, a saber, a possibilidade de um conhecimento a priori desses objetos, que estabeleça algo sobre eles antes de serem dados. Trata-se aqui de uma semelhança com a primeira ideia de Copérnico (...)." (KANT, BXVI-BXVIII)
- Resolver melhor a tarefa da metafísica com a possibilidade de um conhecimento a priori (conceitos que regulam objetos = experiência)
- A experiência exige concurso do entendimento (regra, lei ou estrutura formal em mim antes de me serem dados os objetos = conceitos a priori)
- Conceitos a priori = regular todos os objetos da experiência e concordar com eles (experimentação)
- Método = Revolução = "só conhecemos a priori das coisas o que nós mesmos nelas pomos".
- Caminho seguro da ciência para a metafísica
- OBJETIVO ESPECÍFICO 1
- Conceitos a priori
- Determinam e correspondem a objetos dados na experiência
- Revolução metodológica no modo de pensar
- Possibilidade de um conhecimento a priori
- Provar que leis a priori fundamentam a natureza enquanto conjunto de objetos possíveis da experiência
- OBJETIVO ESPECÍFICO 2
- A questão mais essencial é a de que não podemos nunca ultrapassar os limites da experiência possível (limites à metafísica especulativa conceitual)
- A experimentção sempre se refere a fenômenos e nunca à coisa em si (incognoscível)
- O que nos leva a ultrapassar os limites da experiência possível é o incondicionado presente na coisa em si enquanto necessidade de colocar um fim na série infinita da fundamentação
- O incondicionado não pode ser pensado sem contradição, pois todo conhecimento parte da experiência de objetos e fenômenos condicionados
- OBJETIVO ESPECÍFICO 3
- Será que do ponto de vista prático é possível, como condição para a liberdade, ultrapassar os limites de qualquer experiência possível?
- OBJETIVO ESPECÍFICO 1
- O caminho seguro da ciência para a metafísica vai alterar seu o método e será uma revolução completa não da ciência, mas da metafísica que, "circunscrvendo-a totalmente, não só descrevendo o contorno dos seus limites, mas também toda a sua estrutura interna" (KANT, BXXII)
- Filosofia = Metafísica = "poder abranger totalmente o capo dos conhecimentos que lhe pertencem" = ciência fundamental = tesouro = patrimônio utilizável da metafísica depurada pela crítica
FONTE  | KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 5.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. |
CONTATO  | Prof. Fabrício Carlos Zanin Email |