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10.7.15

KANT 004

    1 ACRÉSCIMOS À LÓGICA
  • A metafísica é mero tateio da razão
  • Longe de seguir a via segura da ciência
  • Lógica = desde Aristóteles = seguiu a via segura da ciência
  • Mas não progrediu
  • Pelo contrário, novas partes foram inseridas:
    1. PSICOLOGIA = faculdades do conhecimento
    2. METAFÍSICA = origens do conhecimento e diversidade dos objetos
    3. ANTROPOLOGIA = obstáculos e preconceitos
  • Acréscimos à lógica significam desconhecimento, confusão e desfiguração dos seus limites

    2 LIMITES DA LÓGICA
  • Exposiçãominuciosa e rigorosa das regras formais do pensamento
  • Não interessa se o pensamento é a priori ou empírico
  • Não interessa a origem ou o objeto do pensamento
  • Não interessa seus obstáculos ou preconceitos
  • Eis a causa do sucesso da caminhada segura da lógica
  • Limitar-se à forma do entendimento consigo mesmo, abstraindo todos os objetos ou origens do conhecimento
  • Por isso a lógica é propedêutica de todas as ciências
  • Por isso ela está na "antecâmara das ciências"

    3 OS CONHECIMENTOS DA RAZÃO
  • A razão a priori nas ciências refere-se ao objeto das ciências
    1. Determinação do objeto e do seu conceito
      • Conhecimento teórico da razão
    2. Realização do objeto
      • Conhecimento prático da razão
  • Seja na razão teórica pura, seja na razão prática pura, é sempre a razão que determina de forma a priori seu objeto!
  • Eis o procedimento que precisamos isolar, distinguir e compreender!
  • Os exemplos são a matemática (totalmente pura) e a física (parcialmente pura)

    4 HISTÓRIA DA RAZÃO: MATEMÁTICA
  • Egito e Grécia
  • Via segura da ciência
  • Revolução no modo de pensar = MÉTODO!
  • Diógenes Laércio => Tales
  • Elementos mais simples das demonstrações geométricas, que nem sequer carecem de ser demonstradas
  • Primeiro passo no caminho aberto e traçado de uma revolução metodológica no modo de pensar
    "Aquele que primeiro demonstrou o triângulo isósceles (...) teve uma iluminação; descobriu que não tinha que seguir passo a passo o que via na figura, nem o simples conceito que dela possuia, para conhecer, de certa maneira, as suas propriedades; que antes deveria produzi-la, ou construí-la, mediante o que pensava e o que representava a priori por conceitos e que para conhecer, com certeza, uma coisa a priori nada devia atribuir-lhe senão o que fosse consequência necessária do que nela tinha posto de acordo com o conceito" (KANT, BXII)

    5 HISTÓRIA DA RAZÃO: FÍSICA
  • Física empírica
  • Bacon, Galileu, Torricelli, Stahl
  • Método experimental
    "Compreenderam que a razão só entende aquilo que produz segundo os seus próprios planos; que ela tem que tomar a dianteira com princípios, que determinam os seus juízossegundo leis constantes e deve forçar a natureza a responder às suas interrogações em vez de se deixar guiar por esta (...)." (KANT, BXIII)
  • Acaso X Lei necessária que a razão busca e de que necessita
  • Princípios = dão aos fenômenos a autoridade de leis e, a partir daí, a experimentação torna-se possível
    "(...) ir ao encontro da natureza, para ser por esta ensinada, é certo, mas não na qualidade de aluno que aceita tudo o que o mestre afirma, antes na de juiz (..., que obriga as testemunhas a responder aos quesitos que lhes apresenta)" (KANT, BXIII)
  • Revolução metodológica no modo de pensar
  • Procurar na natureza de acordo com o que a razão nela pôs
  • Eis o trilho certo da ciência contra o mero tatear

    6 FILOSOFIA E CIÊNCIAS
  • Filosofia = Metafísica
  • Ciências = Lógica, Matemática e Física
  • A metafísica é conhecimento especulativo
  • Acima e fora de toda experiência possível
  • No entanto, a mais antiga de todas as "ciências"
  • Embora tenha se transformado num "terreiro de luta" meramento conceitual e especulativo, no qual o método ainda está tateando na escuridão
    "Por que será então que ainda não se encontrou o caminho seguro da ciência? Acaso será ele impossível? De onde provém que a natureza pôs na nossa razão o impulso incansável de procurar esse caminho como um dos seus mais importantes desígnios?" (KANT, BXV)
  • Será que a razão nos abandona, ludibria e engana?
  • A lógica, a matemática e a física são exemplos importantes de alteração/revolução do método (modo de pensar)
  • A metafísica deve imitá-las!
    "Até hoje admitia-se que o nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir a priori, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com este pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo-se que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento, o que assim já concorda melhor com o que desejamos, a saber, a possibilidade de um conhecimento a priori desses objetos, que estabeleça algo sobre eles antes de serem dados. Trata-se aqui de uma semelhança com a primeira ideia de Copérnico (...)." (KANT, BXVI-BXVIII)
  • Resolver melhor a tarefa da metafísica com a possibilidade de um conhecimento a priori (conceitos que regulam objetos = experiência)
  • A experiência exige concurso do entendimento (regra, lei ou estrutura formal em mim antes de me serem dados os objetos = conceitos a priori)
  • Conceitos a priori = regular todos os objetos da experiência e concordar com eles (experimentação)
  • Método = Revolução = "só conhecemos a priori das coisas o que nós mesmos nelas pomos".

    7 OBJETIVO GERAL
  • Caminho seguro da ciência para a metafísica

    1. OBJETIVO ESPECÍFICO 1
      • Conceitos a priori
      • Determinam e correspondem a objetos dados na experiência
      • Revolução metodológica no modo de pensar
      • Possibilidade de um conhecimento a priori
      • Provar que leis a priori fundamentam a natureza enquanto conjunto de objetos possíveis da experiência

    2. OBJETIVO ESPECÍFICO 2
      • A questão mais essencial é a de que não podemos nunca ultrapassar os limites da experiência possível (limites à metafísica especulativa conceitual)
      • A experimentção sempre se refere a fenômenos e nunca à coisa em si (incognoscível)
      • O que nos leva a ultrapassar os limites da experiência possível é o incondicionado presente na coisa em si enquanto necessidade de colocar um fim na série infinita da fundamentação
      • O incondicionado não pode ser pensado sem contradição, pois todo conhecimento parte da experiência de objetos e fenômenos condicionados

    3. OBJETIVO ESPECÍFICO 3
      • Será que do ponto de vista prático é possível, como condição para a liberdade, ultrapassar os limites de qualquer experiência possível?

    8 FILOSOFIA E CIÊNCIAS DE NOVO!
  • O caminho seguro da ciência para a metafísica vai alterar seu o método e será uma revolução completa não da ciência, mas da metafísica que, "circunscrvendo-a totalmente, não só descrevendo o contorno dos seus limites, mas também toda a sua estrutura interna" (KANT, BXXII)
  • Filosofia = Metafísica = "poder abranger totalmente o capo dos conhecimentos que lhe pertencem" = ciência fundamental = tesouro = patrimônio utilizável da metafísica depurada pela crítica



FONTE  KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura.
5.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
CONTATO  Prof. Fabrício Carlos Zanin Email


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