- Encontro com a América como um dos feitos mais grandiosos da história moderna ocidental
- América desempenhando o papel do outro do Ocidente europeu moderno (tanto sua natureza, quanto seus naturais)
- Brasil como o "outro lado" do mundo; o avesso do mundo!
- Natureza edênica = Mito do paraíso terrestre
- Antiparaíso ou inferno
- Narrativas extravagantes e fantasiosas
- Imaginário sobrenatural
- Monstros disformes, seres de quatro braços, um olho só na testa, andrógicos, pigmeus, sereias encantadas, etc.
- Discussões filosóficas e religiosas sobre descendência de Adão ou das bestas-feras
- Desconfiança, canibalismo, feitiçaria e lascívia.
- Literatura do século XVI, XVII e XVIII
- Descrição do novo mundo para incentivar colonização (imigração e novos investimentos)
- Éden e paraíso X Barbárie e inferno
- Ingenuidade
- Detração
- Multidão de bárbaros gentios
- Abundância e clima
- Os "sem" ("falta", "privação", "nada")
- sem FÉ
- sem REI
- sem LEI
- sem ORDEM
- sem JUSTIÇA!
- Desumanidade
- Irracionalidade
- Crueldade
- Animalidade
- Preguiça (Símbolo da rede)
- Eterno e constant estado de natureza
- Povo inculto
- Nudez
- Sem malícia
- Sem virtudes
- Sem vícios (nesse caso, "sem" = excesso!)
- 1550, festa brasileira para rei francês na França
- Encenar homens do Brasil
- Tupinambá aliados dos franceses
- Cenas de guerra, caça, amor com muitas bananas e papagaios
- Canibalismo
- De Colombo para a Enciclopédia de Diderot (Modernidae, Iluminismo, Enciclopedismo)
- Reprodução de imagens do Renascimento e de Rabelais
- Franceses distinguiram canibalismo e antropofagia para exaltação do índio
CANIBALISMO ANTROPOGAGIA Alimentação
com carne
humanaComer
carne humana
por vingança
Dom e dádiva
- 1580, Montaigne, ceticismo e relativismo
"Mas, voltando ao assunto, não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qualconsidera bárbarooque não pratica em sua terra"(p.37)
- Visão humanista
- Colocar em questão não os valores indígenas a partir do ocidente e do velho mundo, mas sim, os valores do ocidente a partir do novo mundo e dos indígenas.
- 1555, França Antártica
- Calvinistas protestantes no Rio de Janeiro
- Descrições da natureza e dos índios tupinambá
- "O que a vista não enxerga a imaginação cria"; críticas aos desenhistas que ilustravam as obras dos viajantes sem nunca ter visto o novo mundo!
- Para os franceses, a "danação" passou a ser vista como pura diferença (nada além disso!). com certeza, um novo modo de olhar!
- Então, a guerra e o canibalismo passaram a servistos como um forma de comunicação interna, com suas regras e lógica próprias, como práticas de dádiva (trocas de valores, siímbolos e bens, etc.)
- Genebra, 24 de agosto de 1572, "Noite de São Bartolomeu", católicos X protestantes. Quem é o "selvagem"? Sempre o "outro".
- Hans Staden
- Capturado por tupinambás durante dezmeses e meio
- Finfiu ser feiticeiro com seus conhecimentos medicinais e técnicos
- Foi resgatado por franceses
- Anotou oscostumes do cotidiano indígena:
- Estrutura familiar
- Vida sexual
- Crenças espirituais
- classificação e nomes de animais, frutas e flores
- "Tudo issi eu vi e assisti" (conferir verdade ao testemunho!)
"Dei-lhe neste livro, informações suficientes. Siga o rastro. Para aquele, a quem Deus ajuda, o mundo não está fechado" (p.40)
- História indígena
- 12mil - 35 mil anos
- Desaparecimento, morticínio, dizimação
- "Encontro" de culturas
- Além da violência cultural, a natural: varíola, sarampo, coqueluche, catapora, difteria, tifo, peste bubônica, gripe, etc.
- Aliados = índios amigos das aldeias = tapuia
- Inimigos = gentios bravos = tupinambá
- A diferença ficava bem clara na legislação
AMIGO INIMIGOS -aldeados
-catequizados
-civilizados
-vassalos úteis
-segurança e guerras
-tapuia
-LIBERDADE-não aldeados
-não catequizados
-não civilizados
-inúteis
-insegurança e guerra justa
-tupinambá
-ESCRAVIDÃO
- Motivos da Geurra Justa:
- nãoconversão
- hostilidades contra colonos e aliados
- quebra de pactos
- antropofagia considerada OFENSA À LEI NATURAL
- Disputa teórica:
- Bartolomeu de las Casas
- Índios considerados como rebanhos a ordenar
- Juan Ginés de Sepúlveda
- Índios considerados como n~çao humanos e obrigados a ganhar a humanidade combatismo e com trabalho escravo!
- Abusos da guerra justa e da escravidãocriados pela própria lógica europeia
- Evangelizar, catequisar, civilizar e humanizar
- Companhia de Jesus, 1534, Inacio de Loyola
- Ordem religiosas nascida no contexto da reforma religiosa
- Soldados de Cristo correm omundo expandindo a verdadeira fé.
- Brasil, 1549, Manoel da Nóbrega
- Objetivos:
- Conversão com brandura e bons exemplos de comportamento
- Adaptar catolicismo à cultura local (Gramática Tupi deJosé de Anchieta, 1556)
JESUÍTAS COLONOS -catequizar
-civilizar
-humanizar
-criticam a ganância dos colonos-escravizar
-dominar
-guerra justa (matar!)
-criticam a hegemonia e poder econômico dos jesuítas
- Expulsão dos jesuítas no século XVIII
- Restauração no século XIX (contexto de Napoleão Bonaparte)
FONTE  | SCHWARCZ, Lilia Moritz. STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p.33-43. |
CONTATO  | Prof. Fabrício Carlos Zanin Email |