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8.7.15

BRASIL 003

    1 IMAGENS DA NATUREZA E DOS NATURAIS
  • Encontro com a América como um dos feitos mais grandiosos da história moderna ocidental
  • América desempenhando o papel do outro do Ocidente europeu moderno (tanto sua natureza, quanto seus naturais)
  • Brasil como o "outro lado" do mundo; o avesso do mundo!
  • Natureza edênica = Mito do paraíso terrestre
  • Antiparaíso ou inferno
  • Narrativas extravagantes e fantasiosas
  • Imaginário sobrenatural
  • Monstros disformes, seres de quatro braços, um olho só na testa, andrógicos, pigmeus, sereias encantadas, etc.
  • Discussões filosóficas e religiosas sobre descendência de Adão ou das bestas-feras
  • Desconfiança, canibalismo, feitiçaria e lascívia.
  • Literatura do século XVI, XVII e XVIII

    2 IMAGENS DA NATUREZA E DOS NATURAIS: ESPANHA
  • Descrição do novo mundo para incentivar colonização (imigração e novos investimentos)
  • Éden e paraíso X Barbárie e inferno
  • Ingenuidade
  • Detração
  • Multidão de bárbaros gentios
  • Abundância e clima
  • Os "sem" ("falta", "privação", "nada")
    • sem FÉ
    • sem REI
    • sem LEI
    • sem ORDEM
    • sem JUSTIÇA!
  • Desumanidade
  • Irracionalidade
  • Crueldade
  • Animalidade
  • Preguiça (Símbolo da rede)
  • Eterno e constant estado de natureza

    3 IMAGENS DA NATUREZA E DOS NATURAIS: FRANÇA 1
  • Povo inculto
  • Nudez
  • Sem malícia
  • Sem virtudes
  • Sem vícios (nesse caso, "sem" = excesso!)
  • 1550, festa brasileira para rei francês na França
    • Encenar homens do Brasil
    • Tupinambá aliados dos franceses
    • Cenas de guerra, caça, amor com muitas bananas e papagaios

    4 IMAGENS DA NATUREZA E DOS NATURAIS: FRANÇA 2
  • Canibalismo
  • De Colombo para a Enciclopédia de Diderot (Modernidae, Iluminismo, Enciclopedismo)
  • Reprodução de imagens do Renascimento e de Rabelais
  • Franceses distinguiram canibalismo e antropofagia para exaltação do índio

    CANIBALISMOANTROPOGAGIA
    Alimentação
    com carne
    humana
    Comer
    carne humana
    por vingança
    Dom e dádiva


    5 IMAGENS DA NATUREZA E DOS NATURAIS: FRANÇA 3
  • 1580, Montaigne, ceticismo e relativismo
    "Mas, voltando ao assunto, não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qualconsidera bárbarooque não pratica em sua terra"(p.37)
  • Visão humanista
  • Colocar em questão não os valores indígenas a partir do ocidente e do velho mundo, mas sim, os valores do ocidente a partir do novo mundo e dos indígenas.

    6 IMAGENS DA NATUREZA E DOS NATURAIS: FRANÇA 4
  • 1555, França Antártica
  • Calvinistas protestantes no Rio de Janeiro
  • Descrições da natureza e dos índios tupinambá
  • "O que a vista não enxerga a imaginação cria"; críticas aos desenhistas que ilustravam as obras dos viajantes sem nunca ter visto o novo mundo!
  • Para os franceses, a "danação" passou a ser vista como pura diferença (nada além disso!). com certeza, um novo modo de olhar!
  • Então, a guerra e o canibalismo passaram a servistos como um forma de comunicação interna, com suas regras e lógica próprias, como práticas de dádiva (trocas de valores, siímbolos e bens, etc.)
  • Genebra, 24 de agosto de 1572, "Noite de São Bartolomeu", católicos X protestantes. Quem é o "selvagem"? Sempre o "outro".

    7 IMAGENS DA NATUREZA E DOS NATURAIS: FRANÇA 5
  • Hans Staden
  • Capturado por tupinambás durante dezmeses e meio
  • Finfiu ser feiticeiro com seus conhecimentos medicinais e técnicos
  • Foi resgatado por franceses
  • Anotou oscostumes do cotidiano indígena:
    • Estrutura familiar
    • Vida sexual
    • Crenças espirituais
    • classificação e nomes de animais, frutas e flores
    • "Tudo issi eu vi e assisti" (conferir verdade ao testemunho!)
    "Dei-lhe neste livro, informações suficientes. Siga o rastro. Para aquele, a quem Deus ajuda, o mundo não está fechado" (p.40)

    8 INDÍGENAS
  • História indígena
  • 12mil - 35 mil anos
  • Desaparecimento, morticínio, dizimação
  • "Encontro" de culturas
  • Além da violência cultural, a natural: varíola, sarampo, coqueluche, catapora, difteria, tifo, peste bubônica, gripe, etc.

    9 COLONOS
  • Aliados = índios amigos das aldeias = tapuia
  • Inimigos = gentios bravos = tupinambá
  • A diferença ficava bem clara na legislação

    AMIGOINIMIGOS
    -aldeados
    -catequizados
    -civilizados
    -vassalos úteis
    -segurança e guerras
    -tapuia
    -LIBERDADE
    -não aldeados
    -não catequizados
    -não civilizados
    -inúteis
    -insegurança e guerra justa
    -tupinambá
    -ESCRAVIDÃO

  • Motivos da Geurra Justa:
    • nãoconversão
    • hostilidades contra colonos e aliados
    • quebra de pactos
    • antropofagia considerada OFENSA À LEI NATURAL
  • Disputa teórica:
    • Bartolomeu de las Casas
    • Índios considerados como rebanhos a ordenar
    • Juan Ginés de Sepúlveda
    • Índios considerados como n~çao humanos e obrigados a ganhar a humanidade combatismo e com trabalho escravo!
  • Abusos da guerra justa e da escravidãocriados pela própria lógica europeia

    10 JESUÍTAS
  • Evangelizar, catequisar, civilizar e humanizar
  • Companhia de Jesus, 1534, Inacio de Loyola
  • Ordem religiosas nascida no contexto da reforma religiosa
  • Soldados de Cristo correm omundo expandindo a verdadeira fé.
  • Brasil, 1549, Manoel da Nóbrega
  • Objetivos:
    • Conversão com brandura e bons exemplos de comportamento
    • Adaptar catolicismo à cultura local (Gramática Tupi deJosé de Anchieta, 1556)

    JESUÍTASCOLONOS
    -catequizar
    -civilizar
    -humanizar
    -criticam a ganância dos colonos
    -escravizar
    -dominar
    -guerra justa (matar!)
    -criticam a hegemonia e poder econômico dos jesuítas

  • Expulsão dos jesuítas no século XVIII
  • Restauração no século XIX (contexto de Napoleão Bonaparte)



FONTE  SCHWARCZ, Lilia Moritz. STARLING, Heloísa Murgel.
Brasil: uma biografia.
São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p.33-43.
CONTATO  Prof. Fabrício Carlos Zanin Email


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