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17.11.19

SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA 20192


PLANO DE TRABALHO
# RESUMO
# OFICINA
# HOMEM MÉDIO
# CONCLUSÃO

TEMA
# relação entre direito e educação a partir da filosofia
# a partir da epistemologia

DELIMITAÇÃO
# crise fundamental nas ciências humanas
# disputas teóricas, conceituais e metodológicas do direito e da educação

JUSTIFICATIVA
# a filosofia ser o caminho mais amplo de análise da crise epistemológica e do diálogo entre as ciências

OBJETIVO GERAL
# aproximar a linguagem teórica, conceitual e metodológica da ciência jurídica com a ciência educacional
# a partir da filosofia
# em especial a partir da epistemologia

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
# definir as principais teorias, conceitos e métodos da ciência jurídica
# definir as principais teorias, conceitos e métodos da ciência educacional
# analisar as proximidades e as distâncias entre as duas ciências a partir da filosofia e do filosofar

PROBLEMA
# por que a relação entre filosofia e ciências é tão problemática?
# por que a relação entre as próprias ciências é tão problemática?
# por que o senso comum teórico do jurista e do educador reproduz a dificuldade de diálogo entre eles próprios - jurista e pedagogo - e entre ambos e a filosofia, negando utilidade e importância ao filosofar nas ciências?

HIPÓTESE
# a filosofia pode romper, por um lado, a reprodução do senso comum teórico no direito e na educação
# a filosofia pode iniciar uma aproximação e um diálogo entre ambas as ciências e delas com a filosofia

TEORIA E METODOLOGIA
# paradigma hermenêutico que, a partir de uma nova visão da filosofia e da epistemologia, revisa criticamente as relações entre as ciências e delas com a própria filosofia
# fenomenologia hermenêutica que, desde o paradigma hermenêutico, revisa as questões tradicionais da filosofia, que são: ontologia, epistemologia e axiologia e seus reflexos nas ciências

CONCLUSÃO
# o filosofar, cujas fases e movimento serão analisados na oficina, é capaz de dar ao cientista - sobretudo ao jurista e ao educador - um novo e melhor olhar sobre suas próprias práticas, de modo a que suas escolhas teóricas e ações práticas sejam melhores e mais conscientes, rompendo o senso comum teórico

APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
# quem eu sou?
# o que eu faço?
# o que eu quero?
# onde estou?

TEMA
# filosofia e ciências
# direito e educação a partir da filosofia
# senso comum empírico
# senso comum teórico
# pensar
# problematizar
# refletir

O QUE É FILOSOFIA?
# busca [inalcançável]
# dos fundamentos [origem, durante, final]
# racionais [razão]
# e universais [unidade, normatividade, exclusividade, expansividade]
# de tudo [do todo, total, integral]
# dos fenômenos jurídicos [direito, ciência jurídica]
# e dos fenômenos educacionais [educação, ciências educacionais]
# pensar os fundamentos do direito
# pensar os fundamentos da educação
# EM RESUMO = PROBLEMATIZAR

QUEM É O FILÓSOFO?
# filosofia é aquilo que faz o filósofo ao filosofar
# direito é aquilo que faz o jurista ao endireitar
# educação é aquilo que faz o educador ao educar
# filósofo, jurista e educador
# EM RESUMO = ANTROPOLOGIZAR

COMO É O FILOSOFAR?
# pensar
# refletir
# problematizar
# questionar
# interrogar
# indagar
# dizer
# contar
# narrar
# filosofia = filosofar
# educação = educar
# direito = endireitar, julgar, interpretar, hermeneuticar
# EM RESUMO = HERMENEUTICAR

ONDE É O FILOSOFAR?
# contexto
# espaço
# situação
# sociedade
# cultura
# culturas filosóficas
# culturas jurídicas
# culturas educacionais
# EM RESUMO = SOCIOLOGIZAR

QUANDO É O FILOSOFAR?
# tempo
# passado
# presente
# futuro
# história
# época
# relativizar
# história da filosofia
# história do direito
# história da educação
# EM RESUMO = HISTORICIZAR

POR QUE FILOSOFAR?
# pensar bem, mais e melhor
# endireitar e hermeneuticar bem, mais e melhor
# educar, socializar e humanizar bem, masi e melhor

PARA QUEM O FILOSOFAR?
# para quem não pensa a filosofia
# para quem não pensa o direito
# para quem não pensa a educação
# senso comum empírico [todo mundo pensa, faz e diz porque sempre foi assim]
# senso comum teórico [reprodução mecânica, automática e inconsciente de teorias dominantes e hegemônicas]
# heteronomia, alienação, desresponsabilização
# pensar bem = agir bem = ensinar bem = aprender bem = autonomia, decisão e responsabilização
# EM RESUMO = ALÉM DO SENSO COMUM

QUAL DECISÃO DO FILOSOFAR?
# movimento do filosofar
# recuperar e voltar ao passado [inventariar os dogmatismos]
# preservar e manter o presente [pensar, problematizar, atitude filosófica]
# mudar e transformar o futuro [construir, imaginar, conversão filosófica]
# filosofar a filosofia tradicional do senso comum metafísico
# filosofar o direito tradicional do senso comum positivista
# filosofar a educação tradicional do senso comum liberal
# EM RESUMO = MOVIMENTAR O FILOSOFAR

QUAL SER HUMANO O FILOSOFAR QUER?
# ser humano normal
# médio
# em ordem
# tradicional
# público
# em geral
# incluído
# filósofo normal, médio, ordenado, genérico, incluído?
# jurista normal, médio, ordenado, genérico, incluído?
# educador normal, médio, ordenado, genérico, incluído?
# problemático do homem médio...

NORMAL, MÉDIO, ORDEM, GERAL, INCLUSÃO
# homem
# masculino
# heterosssexual
# adulto
# branco
# cristão
# físico perfeito
# mente perfeita
# empregado
# reprodutivo
# ocidental
# urbano
# centro
# estudado
# alfabetizado
# culto
# formado
# bom gosto
# civilizado
# nacionalizado
# cidadão [ter, conhecer, exercer e lutar por direitos]
# rico
# investidor
# bonito
# cheiroso
# do bem
# de bem
# livre
# legal
# moral
# tem tudo
# classes A e B
# feliz

ANORMAL, DESVIANTE, DESORDEM, PARTICULAR, EXCLUSÃO
# homem X mulher
# masculino X feminino
# heterossexual X LGBTQI+ (lésbicas, gays, bisexuais, transsexuais, queer, intersexualidade, assexualidade, pansexualidade)
# adulto X criança, adolescente, jovem, idoso
# branco X negro, amarelo
# cristão X ateu, outras crenças
# físico perfeito X pessoas com deficiência
# mente perfeita X doenças mentais e doenças intelectuais
# empregado X desemoregado
# reprodutivo X estéril
# ocidental X oriental
# urbano X rural, do campo, selvagem
# centro X periferia
# estudado X ignorante
# alfabetizado X analfabeto
# culto X popular
# formado X deformado
# bom gosto X mau gosto
# civilizado X primitivo
# nacionalizado X estrangeiro, refugiado
# cidadão [ter, conhecer, exercer e lutar por direitos] X não cidadão [ não ter, não conhecer, não exercer e não lutar por direitos]
# rico X pobre
# investidor X inadimplente, endividado, nome sujo, sem crédito
# bonito X feio
# cheiroso X fedido
# do bem X do mal
# de bem X de mal
# livre X alienado, dependente, preso
# legal X ilegal, jeitinho
# moral X imoral, amoral, vulgar
# tem tudo X tem nada
# classes A e B X classes C e D
# feliz X infeliz, triste, desesperado, revoltado, violento

QUAL A MORAL DA HISTÓRIA?
# filosofia dualista
# direito dualista
# educação dualista
# política dualista
# linguagem dualista
# o dualismo sempre implica hierarquização
# o dualismo e a hierarquização sempre implicam in-visibilidade
# inclusão [dentro] visibilidade de uns
# exclusão [fora] invisibilidade de outros
# dualismo + hierarquização + in-visibilidade + in-exclusão = desigualdade, ódio e violência


# Inclusão X Exclusão
# Dentro X Fora
# Identidade X Diversidade
# Igualdade X Diferença
# Unidade X Multiplicidade
# BEM NO MEIO DOS DUALISMOS...
# A FILOSOFIA
# O DIREITO
# A EDUCAÇÃO
# A POLÍTICA
# A ANTROPOLOGIA
# A SOCIOLOGIA
# A HISTÓRIA
# A HERMENÊUTICA

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