░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


17.11.19

AULA 013 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 20192



# REVISÃO
# CALENDÁRIO
# SEMANA ACADÊMICA
# EVENTO INDÍGENA
# CONTAGEM REGRESSIVA FINAL!


# AULA 9 = PROVA
# AULA 10 = SEMANA ACADÊMICA
# AULA 11 = QUESTIONÁRIO 1
# AULA 12 = QUESTIONÁRIO 2
# AULA 13 = HOJE
# AULA 14 = 11NOV, CAP.10
# AULA 15 = 18NOV, CAP.11
# AULA 16 = 25NOV, CAP.12
# AULA 17 = 02DEZ, PROVA 2


# Capital econômico (Bourdieu)
# Capital político (Bourdieu)
# Capital cultural (Bourdieu)
# Campo-Habitus social (Bourdieu)
# Violência simbólica (Bourdieu)
# Escola como sistema (Passeron)
# Escola como instrumento de domínio (Passeron)


# Lógica industrial, comercial e financeira na Educação
# Lógica industrial, comercial e financeira na Cultura
# Lógica industrial, comercial e financeira na Literatura
# Lógica industrial, comercial e financeira na Comunicação
# Lógica industrial, comercial e financeira da Globalização
# Lógica industrial, comercial e financeira no Liberalismo
# Sociedade Pós-Moderna!


# Sociologia compreensiva hermenêutica de Weber


# Capitalismo
# Classes
# Privilégio
# Domínio
# Desigualdade
# Exclusão
# Status
# Distinção
# Senso comum
# Lugar comum


# Mídia
# Religião
# Propaganda
# Moda
# Educação


# Violência física = força explícita, pais, policiais
# Violência simbólica = valores, normas, ideologias, representações, percepções, pensamentos
# Função da violência simbólica = legitimar, fundamentar e justificar a violência física


# Currículo = Violência simbólica, arbitrária e unilateral
# Reprodução da ideologia dominante capitalista
# Reprodução do capital econômico, política e cultural
# Relação com as necessidades do mercado


# Significam as formas de "sucesso escolar"
# Reprodução da distinção, da desigualdade e dos privilégios


# Facilitar o desempenho
# Distribuição desigual
# Sucesso desigual
# Desempenho escolar relacionado com a origem familiar e social
# Escolaridade e mobilidade social


# A escola tem duas opções: reprodução ou reação
# Reprodução da violência física e simbólica
# Reação da resistência contra a reprodução
# Contra desemprego
# Contra discriminação
# Contra pobreza
# Contra colonização
# Contra escravismo
# Contra genocídio


# Lógica industrial, comercial e financeira da Globalização
# Lógica industrial, comercial e financeira no Liberalismo
# Lógica industrial, comercial e financeira na Educação
# Lógica industrial, comercial e financeira na Cultura
# Lógica industrial, comercial e financeira na Literatura
# Lógica industrial, comercial e financeira na Comunicação
# Lógica industrial, comercial e financeira na Política
# Lógica industrial, comercial e financeira na Produção


# Nova fase do capitalismo
# Nova fase do capitalismo financeiro
# Capitalismo financeiro, rentista, parasitário
# Capitalismo de Fundos de Investimento e de Pensão
# Capitalismo de instituições financeiras globais


# FMI
# Banco Mundial
# OMC
# Estados poderosos
# G8


# Recessão da década de 70
# Capitalismo rompeu com as amarras e controles sociais e políticos
# Conservadorismo
# Globalização e Neoliberalismo
# Desregulamentações
# Destruição do Estado de Bem Estar Social
# Privatizações
# Exemplos: Reagan (EUA) e Tatcher (ING)


# Consolidação da globalização
# Consolidação de suas políticas neoliberais
# Consolidação de suas instituições internacionais financeiras
# Desregulamentação e privatização do Estado de Bem Estar Social


# Ideologia da globalização
# Ideologia do progresso técnico
# Ideologia da técnica
# Nova produção
# Novo trabalho
# Novo sindicato
# Nova Educação
# Modos de produção e de organização do Trabalho


# Japão década de 50
# Toyotismo
# Adaptação e modificação do fordismo


# Toyotismo é mais flexível
# Diferente da produção em massa e padronizada do fordismo
# Com menos participação
# E com mais receio de demissão


# Integração social
# Ascensão social
# De massa
# Trabalho e emprego
# Modernização
# Cidadania


# Modelo empresarial
# Recursos humanos
# Mão de obra
# Individualismo
# Tecnicismo

BARBOSA, Holda Coutinho; ROZA, Fernando Lothario da. Sociologia da Educação I. Apostila EADCON, Unitins, 2007.

1 - 12AGO - AULA INAUGURAL OK!

2 - 19AGO - CAP.1 OK!

3 - 26AGO - CAP.2 OK!

4 - 02SET - CAP.3 OK!

5 - 09SET - CAP.4 OK!

6 - 16SET - CAP.5 OK!

7 - 23SET - CAP.6 OK!

8 - 30SET - REVISÃO PARA PROVA 1 OK!

9 - 07OUT - PROVA 1 OK!

10 - 14OUT - SEMANA ACADÊMICA OK!

11 - 21OUT - NÃO HAVERÁ AULA; TRABALHO NO BLOG DO CAP.7 OK!

12 - 28OUT - CAP.8 OK!

13 - 04NOV - QUESTIONÁRIOS OK!

14 - 11NOV - CAPS.9-10

15 - 18NOV - CAP.11

16 - 25NOV - CAP.12

17 - 02DEZ - PROVA 2

18 - 09DEZ - EXAME FINAL

Creative Commons License