░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


19.11.19

AULA 013 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 20192



# REVISÃO
# CALENDÁRIO
# SEMANA ACADÊMICA
# EVENTO INDÍGENA
# CONTAGEM REGRESSIVA FINAL!


# AULA 9 = PROVA
# AULA 10 = SEMANA ACADÊMICA
# AULA 11 = QUESTIONÁRIO 1
# AULA 12 = QUESTIONÁRIO 2
# AULA 13 = HOJE
# AULA 14 = 11NOV, CAP.9
# AULA 15 = 18NOV, CAP.10
# AULA 16 = 25NOV, TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA
# AULA 17 = 02DEZ, PROVA 2


# relação sujeito e objeto a partir do método


# 1 sujeito
# ser humano
# NÃO-compreensão
# NÃO-confronto
# NÃO-interior
# NÃO-pensar
# NÃO-entendimento
# NÃO-velar
# NÃO-elucidar
# NÃO-trazer à luz
# NÃO-iluminação
# NÃO-luz, ação, previsão, controle, apreensão, apropriação


# 2 método
# fratura
# trabalho
# cultura
# ciências


# 3 objeto
# coisas
# fenômenos
# NÃO-conhecer
# exterior
# ignorar
# NÃO-usar
# mundo
# mistério
# escuridão
# ocultação
# entes
# aparência
# essência


# 1 apropriação direta da realidade
# investigar
# pesquisar
# analisar
# real
# eu


# 2 apropriação indireta da realidade
# estudar
# descrever
# expor
# ideal
# outros


# 1 apropriação direta da realidade
# investigar
# pesquisar
# analisar
# real
# eu
# na educação
# aprender como investigação direta minha própria
# menos comum


# 2 apropriação indireta da realidade
# estudar
# descrever
# expor
# ideal
# outros
# na educação
# aprender como exposição indireta de outros
# mais comum


# 1 criticidade
# 2 passagem do senso comum empírico
# 3 ao senso comum teórico


# 1 criticidade
# 2 nexos e relações entre parte e todo [totalidade]
# 3 descobrir universal no particular [universalidade]
# 4 historicidade [passado, presente, futuro]


# estudar
# descrever
# expor [oral ou escrita]
# ideal
# outros
# na educação
# aprender como exposição indireta de outros
# mais comum
# professores
# pesquisadores
# cientistas


# todo conhecimento direto [meu próprio]
# é herdeiro
# do conhecimento indireto [dos outros]


# transmissão
# retenção
# repetição
# reprodução
# de textos


# Conhecimento como
# modos de ser
# de compreender
# de existir
# de ver
# o mundo
# com sentido
# com significado
# com criticidade
# com historicidade


# adquirir
# exercitar
# aplicar
# inventar


# o que ensinar
# por que ensinar
# como ensinar


# os conteúdos
# têm relação
# com os objetivos
# e com os métodos


# enfim
# a proposta pedagógica
# relaciona-se
# com a prática docente


# clássicos da cultura
# grécia e roma
# ciências
# igualdade pela individualidade educacional


# educação para todos
# igualdade pela individualidade
# potencialidades
# interesses e liberdades
# experiências
# escola = vida


# mão de obra
# qualidade total
# eficiência
# industrialização


# interesses e decisões grupais
# diálogo e conscientização
# participação e luta pela igualdade


# a escolha dos conteúdos, objetivos e métodos
# reflete uma determinada teoria pedagógica
# e uma prática docente


# os conteúdos não são casuais
# pelo contrário
# eles definem as pedagogias


# adquirir conhecimentos de nossa herança cultural com criticidade
# exercitar os conhecimentos e novas habilidades de ação
# aplicar os conhecimentos na vida cotidiana
# inventar novos modos de vida significativos


# 1 cultura material cotidiana
# 2 cultura espiritual elaborada
# 3 relação entre elas a partir da dinâmica de continuidade de transmissão e ruptura de inovação


# relação entre elas a partir da dinâmica de
# continuidade e ruptura
# transmissão e inovação
# senso comum e criticidade


# é válido?
# é necessário?
# é dispensável?


# ensinar e aprender = comunicar
# livro = meio de comunicação
# emissor > receptor > mensagem > código > canal
# professor > aluno > conteúdo > idioma > livro


# criteriosidade
# seletividade
# criticidade

LIVRO

1 - 12AGO - AULA INAUGURAL OK!

2 - 19AGO - INTRODUÇÃO, CAP.1 OK!

3 - 26AGO - CAP.2 OK!

4 - 02SET - CAP.3 OK!

5 - 09SET - CAP.4 OK!

6 - 16SET - CAP.5 OK!

7 - 23SET - CAP.6 OK!

8 - 30SET - REVISÃO PARA PROVA 1 OK!

9 - 07OUT - PROVA 1 OK!

10 - 14OUT - SEMANA ACADÊMICA OK!

11 - 21OUT - NÃO HAVERÁ AULA; TRABALHO NO BLOG DO CAP.7 OK!

12 - 28OUT - CAP.8 OK!

13 - 04NOV - QUESTIONÁRIOS OK!

14 - 11NOV - CAP.9

15 - 18NOV - CAP.10

16 - 25NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA

17 - 02DEZ - PROVA 2

18 - 09DEZ - EXAME FINAL

Creative Commons License