# PENÚLTIMA AULA
# PROVA 2
# MÉDIAS FINAIS
# EXAME FINAL
# PESQUISA
# EVENTOS
# AULA 16, ARTIGO PARA LEITURA AQUI
# REVISÃO PARA PROVA
# DINÂMICA EM GRUPO
# DUPLAS
# CAP. 10
# 5 QUESTÕES
# DECIDIR TIPOS DE QUESTÕES
# QUESTÕESM EM UMA FOLHA
# GABARITO EM OUTRA
# PASSAR QUESTÕES PARA OUTRO GRUPO
# QUE VAI RESPONDER
# E DEVOLVER
# CORRIGIR E DAR NOTA
# QUEM TIRAR MAIOR NOTA, VENCE!
# G1 FLÁVIA E ROSANA 9
# G2 JULEYCE MARIA 9
# G3 FABRICIA JOSÉ 8
# OLHAR O TEXTO
# FAZER PERGUNTAS AO TEXTO
# LER O TEXTO
# ANOTAR PARTES IMPORTANTES DO TEXTOS
# RESPONDER AS PERGUNTAS [OU ELABORAR OUTRAS PERGUNTAS!]
# REVISAR TUDO
QUESTÃO 1
O que significa a didática como elemento articulador entre a teoria pedagógica e a prática pedagógica docente?
# elemento articulador
# mediador
# processo
# movimento
# jogo
# espaço decisório
# pensar junto com ação
# teoria junto com prática
QUESTÃO 2
Qual é o papel da escola no jogo de luta e contradições da sociedade?
# jogo, movimento, processo de luta e contradição
# entre passado e presente
# entre aquisição e inovação
# reprodução e inovação
# reprodução e transformação
# velho [cotidiana] e o novo [elaborada] na cultura
QUESTÃO 3
O que significa dizer que a educação não é neutra?
# toda ação tem um sentido teórico, filosófico, político
# consciente ou inconsciente
# toda prática educativa tem um sentido teórico, filosófico, político
QUESTÃO 4
O que é a escola como mediadora da cultura?
# adquirir, exercitar, aplicar e criar
# aquisição cultural [cultura elaborada]
QUESTÃO 5
Explique o papel da autoridade pedagógica do professor no relação de ensino-aprendizagem.
# professor mediador
# entre reprodução e ruptura
# entre reprodução do cotidiano dogmático
# e conversão filosófica crítica, questionadora e inovadora
QUESTÃO 6
O que é planejamento e quais suas características?
# razão humana de meios e fins
# é ação humana, viva, decisiva e política
# e não preenchimento passivo e formal de formulários
# nem administração da escassez de recursos
# ter em mente todos os princípios pedagógicos para concretizá-los
QUESTÃO 7
O que é execução e quais suas características?
# não é máquina
# nem costume
# nem receita teórica
# mas também não é espontaneísmo ou ativismo
# ciência e consciência do fim, da meta, de onde se quer chegar
# ação junto com reflexão = práxis
# impedir cristalização, fossilização, senso comum
QUESTÃO 8
O que é avaliação e quais suas características?
# avaliar é julgar
# julgamento qualititativo
# julgamento de valor
# exige apreciação e decisão
# não é simplesmente classificatória, autoritária e conservadora
# mas sim dinâmica, progressiva e transformadora
# visa a liberdade e a autonomia de quem está sendo avaliado
# e não sua humilhação e exclusão
QUESTÃO 9
Como professores "bonzinhos" e "durões" fazem parte do mesmo senso comum autoritário?
# tanto um quanto outro
# avaliação com o sentido de simplesmente classificatório, autoritário e conservador
# antidemocrático
# escamotear verdadeiros sentidos da educação
QUESTÃO 10
Qual pedagogia é esboçada e defendida na conclusão?
# criticidade
# totalidade
# universalidade
# historicidade
# humanizadora
# politizadora
# democrática
# didática como processo cultural
# sempre se perguntar qual ser humano se quer formar!
1 - 12AGO - AULA INAUGURAL OK!
2 - 19AGO - INTRODUÇÃO, CAP.1 OK!
3 - 26AGO - CAP.2 OK!
4 - 02SET - CAP.3 OK!
5 - 09SET - CAP.4 OK!
6 - 16SET - CAP.5 OK!
7 - 23SET - CAP.6 OK!
8 - 30SET - REVISÃO PARA PROVA 1 OK!
9 - 07OUT - PROVA 1 OK!
10 - 14OUT - SEMANA ACADÊMICA OK!
11 - 21OUT - NÃO HAVERÁ AULA; TRABALHO NO BLOG DO CAP.7 OK!
12 - 28OUT - CAP.8 OK!
13 - 04NOV - QUESTIONÁRIOS OK!
14 - 11NOV - CAP.9 OK!
15 - 18NOV - CAP.10 OK!
16 - 25NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA AQUI
17 - 02DEZ - PROVA 2
18 - 09DEZ - EXAME FINAL