░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


19.11.19

AULA 014 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 20192



# BLOG
# REVISÃO
# PESQUISA
# EVENTOS
# PROVA 02 DEZ
# LEITURA AULA 15, CAP. 10, P.163-175


# AULA 14 = HOJE
# AULA 15 = 18NOV, CAP.10
# AULA 16 = 25NOV, TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA
# AULA 17 = 02DEZ, PROVA 2


# TODA
# AÇÃO
# PEDAGÓGICA [ou de qualquer outra ciência]
# TEM [necessariamente]
# UM [vários?]
# FUNDAMENTO [princípios - acesso pela pergunta - criticidade]
# FILOSÓFICO


# INVISÍVEL [invisível aos olhos, mas não ao pensar-pensamento]
# PRESENTE [sustentação - fundamenta a ação = fundamentação do fundamento]
# ORIGINÁRIO [antecede - antes - primeiro - alfa]
# ÚLTIMO [supremo - depois - omega]
# CONSTITUTIVO [constitui a ação - constituição - pensar/pensamento junto com a ação]


# os olhos enxergam o senso comum
# os olhos não se dão conta do fundamento
# não percebem sua presença
# não percebem sua sustentação
# não têm consciência de sua constitutividade
# mas o pensar-pensamento...
# exemplos: Deus e Freud


# "NAO É PELO FATO
# DE NÃO ESCOLHERMOS
# CONSCIENTEMENTE
# O FUNDAMENTO
# QUE ELE
# DEIXA DE EXISTIR" (P.148)


# quem não pensa fundo, é pensado raso
# quem não questiona o fundo, reproduz o raso
# senso comum pedagógico
# piloto automático
# rotina
# reprodutor
# repetidor
# impessoalidade = "foi sempre assim" "é assim mesmo"
# irresponsabilidade = tirar a decisão de si mesmo "todo mundo faz assim mesmo"
# despreocupante = não questiona, ignorante do fundo "pára de perguntar, isso dá muito trabalho"
# "é mais fácil assim"
# "só preenche a papelada"
# "seja técnico"
# "burrocrático"
# caricatura do professor dinossauro?
# teatro do ensino e do aprendizado
# no final, todos medíocres para sempre


# meios e fins X modos de
# modo de X atingir
# ver X os fins
# compreender X fazer
# interpretar X agir
# planejar X executar


# TRADICIONAL = exposição, oral, professor
# NOVA = aluno, vivência, experiência
# TECNICISTA = controle, intenção, programa
# LIBERTÁRIA = autogestão
# LIBERTADORA = discussão
# HISTÓRICO-CRÍTICA = aquisição > exercício > aplicação > invenção criação cultural [passiva passado transmissão aquisição + ativa futuro inovação ruptura]


# 1 quais as diferenças entre métodos e técnicas de ensino?
# 2 quais os procedimentos de ensino das seis tendências pedagógicas?
# 3 qual a relação dos procedimentos de ensino com o senso comum pedagógico?

LIVRO

1 - 12AGO - AULA INAUGURAL OK!

2 - 19AGO - INTRODUÇÃO, CAP.1 OK!

3 - 26AGO - CAP.2 OK!

4 - 02SET - CAP.3 OK!

5 - 09SET - CAP.4 OK!

6 - 16SET - CAP.5 OK!

7 - 23SET - CAP.6 OK!

8 - 30SET - REVISÃO PARA PROVA 1 OK!

9 - 07OUT - PROVA 1 OK!

10 - 14OUT - SEMANA ACADÊMICA OK!

11 - 21OUT - NÃO HAVERÁ AULA; TRABALHO NO BLOG DO CAP.7 OK!

12 - 28OUT - CAP.8 OK!

13 - 04NOV - QUESTIONÁRIOS OK!

14 - 11NOV - CAP.9 OK!

15 - 18NOV - CAP.10

16 - 25NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA

17 - 02DEZ - PROVA 2

18 - 09DEZ - EXAME FINAL

Creative Commons License