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18.4.19

AULA 006 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA - 20191




UFT

AULA 006

16 DE ABRIL DE 2019





A guerra moderna

EMPIRISTAS
objeto > sujeito
sujeito passivo
de fora pra dentro
experiência
sentidos
nomos
sofistas
aristóteles

RACIONALISTAS
sujeito > objeto
sujeito ativo
de dentro pra fora
conceitos
razão
physis
sócrates
platão


As modernidades

Modernidade clássica
bacon
descartes
locke

Modernidade iluminista
rousseau
hume
kant

Modernidade romântica
hegel
marx
schopenhauer
nietzsche

Pós-modernidade?


Síntese kantiana

Unir empiristas e racionalistas

Revolução kantiana/copernicana

Influências no conhecer = Hume cético!

Influências no agir moral = Rousseau da vontade geral


Criticismo kantiano

Filosofia crítica

Limites à metafísica

Limites à razão

Limites à filosofia

Tribunal da razão

Quais os limites e as possibilidades da filosofia enquanto metafífica?

Criticar a filosofia para salvá-la

Qual o espaço em que ela é ainda legítima?


Forquilha de Hume

Erro dos racionalistas

Causalidade como algo externo

É na mente, mas não racionalista

Ceticismo

Fim da filosofia?


Ceticismo de Hume

Descartes e metafísica da subjetividade

Subjetividade como ilusão para Hume

Subjetividade não existe = vazio!


Juízos kantianos

Juízos = pensar, raciocinar

JUÍZOS ANALÍTICOS
predicado incluído no sujeito
lógica
razão
a priori
não é empírico

JUÍZOS SINTÉTICOS
predicados diferentes do sujeito
predicados verdadeiro ou falso
são empíricos

E AGORA?
são possíveis juízos sintéticos a priori?
aqui o sujeito transcendental?
aqui a razão, a filosofia, a metafísica?
aqui seu espaço legítimo e possível?


As revoluções

COPÉRNICO
não a terra, que vemos = erro
mas o sol, que não vemos = acerto

KANT
não objetos, que vemos = erro
mas o sujeito, que não vemos = acerto
sujeito ativo
sujeito transcendental
filosofia crítica


O que faz parte do sujeito transcendental da filosofia crítica?

SENSIBILIDADE
imagens
intuição
empiristas
o que percebemos!

ENTENDIMENTO
conceitos
categorias
o que usamos para perceber!

RAZÃO
ideias
razão
racionalismo
o que nos guia para usar o que usamos para perceber!

intuição sem conceitos = cega / conceito sem intuição = vazio

limites à razão!!!


Lei moral dentro de mim!

Boa vontade

Liberdade (todos somos livres)

Racionalidade (todos somos racionais, iguais)

Ideia da razão e postulado da razão

Imperativo categórico

Aja de tal forma que a tua ação torne-se lei universal

Fundamento da sociedade, do direito e dos direitos (liberdade!)


Conclusão

O que podemos conhecer? = EPISTEMOLOGIA

O que devemos fazer? = MORAL

Do fim da filosofia em Hume, Kant salvou o conhecer, sem a metafísica!

Da vontade geral de Rousseau, Kant salvou a moral, com a metafísica!



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