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6.5.15

KANT 002

    1 FORMAS APRIORI DA SENSIBILIDADE
  • Espaço
  • Tempo
  • Realidade empírica é diferente da idealidade transcendental
  • Intuições = Representações = Necessárias = Originárias da experiência
  • Experiência interna é diferente da experiência externa
  • Espaço = Construção da Geometria
  • Tempo = Construção da Aritmética
  • Condições da ciência matemática
  • Fundamentos dos juízos sintéticos a priori da ciência matemática
  • Estética transcendental

    2 FORMAS A PRIORI DO ENTENDIMENTO
  • Lógica transcendental
    • Analítica transcendental
      • Conceitos
      • Princípios
      • Função unificadora
      • Ato de julgar
      • Juízo = Sujeito + Predicado
      • Categorias

    3 CATEGORIAS
  • Não coisas como em Aristóteles,...
  • Mas caminho da multiplicidade da sensibilidade...
  • À unidade do objeto
  • Categorias_Entendimento_Síntese_Formar objeto
  • "Dedução transcendental das categorias"
  • Como aplicar as categorias à experiência?
  • Problema da aplicação

    4 APLICAÇÃO
  • Esquema
  • Imaginação
  • Determinar o tempo conforme as categorias
  • Esquema da causalidade
    • Sucessão dos fenômenos no tempo
  • Esquema da substância
    • Permanência de um fenômeno no tempo
  • Fundamentos dos juízos sintéticos a priori da ciência física
  • Condições da ciência física
  • Natureza = Aplicação das categorias aos fenômenos
  • Todo conhecimento do real é sintético
    "Todo objeto deve estar subordinado às condições necessárias da unidade sintética do diverso da intuição numa experiência possível" (Kant)
  • Construir, criar, aplicar e determinar a priori as leis gerais da natureza
  • Antecipar a forma de uma experiência possível nos limites da sensibilidade e da intuição
  • Não é possível conhecer a coisa em si, pois dela não possuímos uma intuição intelectual, mesmo estando ela sempre pressuposta como fonte e fundamento do conhecimento
    "Sem a coisa em si [realismo] não se podia entrar no recinto da Crítica da Razão Pura [idealismo], mas com a coisa em si [realismo] não se poderia nele [idealismo] permanecer" (Jacobi).
  • Enquadrar com tempo e espaço para criar o fenômeno
  • Inteligibilidade dos fenômenos depende das categorias
  • Categorias tornam o objeto possível
  • Categorias concedem objetividade ao fenômeno
  • Estrutura do sujeito transcendental como condição de possibilidade do conhecer

    5 DIALÉTICA TRANSCENDENTAL
  • Razão é diferente do entendimento
  • Unidade aos conhecimentos do entendimento
  • Sentidos_Entendimento_Razão
  • Ato da razão é o raciocínio
  • Raciocínio é ligar juízos
  • Ligar juízos a partir de condição e consequência
  • Tipos de juízo
    • Juízo categórico
    • Juízo hipotético
    • Juízo disjuntivo
  • Razão não tem a ver com experiência, mas com juízos
  • Razão é um instrumento que sobe até o absoluto
    • Movimento unificador = Absoluto incondicionado
    • Movimento unificador = Unidade total
    • Necessidade unificadora do espírito humano
    • Entendimento_Categorias_Com experiência_Com objeto
    • Razão_Ideias_Sem experiência_Sem objeto

    6 TRÊS IDEIAS DA RAZÃO
  • Unidade absoluta do sujeito pensante = ALMA
  • Unidade absolutada experiência externa = MUNDO
  • Unidade absoluta de todos os objetos do pensamento = DEUS
  • Não podemos conhecer as ideias da razão
    • Sem sensibilidade
    • Sem experiência
    • Sem objeto
    • Sem conteúdo
  • Ideias transcendentes
  • Ilusão transcendental
  • Vícios da metafísica tradicional dogmática
    • Wolff
      • Psicologia Racional = ALMA
      • Cosmologia Racional = MUNDO
      • Teologia Racional = DEUS
  • Antinomias e contradições da razão
  • Dogmática_Leva ao ceticismo_Kant propõe o caminho da Crítica

    7 CRÍTICA DA RAZÃO PURA
  • Lógica/Analítica transcendental
  • Fundamentos do conhecimento científico
  • Física e Matemática possíveis/com condições de possibilidade
  • Metafísica Dogmática impossívei/sem condições de possibilidade
  • Somente é admissível uma metafísica imanente
    • Análise da espírito
    • Inventário das categorias
    • Idealismo transcendental

    ENTENDIMENTO METAFÍSICA
    Fenômenos Coisa em si
    Cognoscível Incognoscível
    Imanente Transcendência
    Possível Impossível
    Ciência Especulação
    Razão Metafísica
    Fenômeno/Coisa Noumeno/Coisa em si
    Necessidade Liberdade


    8 NECESSIDADE x LIBERDADE
  • Causalidade natural x Causalidade livre
  • Submissão à necessidade x "O homem é um ser de exceção"
  • Submissão às leis da natureza x Suspensão das leis da natureza e decisão de dar-se a si mesmo a sua própria lei (moral)
  • Natureza x Segunda natureza (Sociedade, Cultura, Ética, Política, Direito)
  • Razão teórica x Razão prática
  • A passagem da razão teórica à razão prática faz aparecer os fundamentos metafísicos enquanto realidades transcendentes reafirmadas no/relegadas ao domínio prático.
  • Salvar a metafísica numa época dominada pela ciência, ou seja, liberdade da vontade, imortalidade da alma e existência de Deus reservadas enquanto realidade (im)possíveis apenas na razão prática

    9 IDEALISMO ALEMÃO E NEOKANTIANOS
  • Idealismo transcendental = Equilíbrio instável entre idealismo e realismo
  • Idealismo Alemão
    • Desaparecimento da coisa
    • Império do sujeito
    • Experiência sensível como criação/construção/atividade do eu
    • Intuição intelectual não mais como limite, mas sim como condição de liberdade da razão
    • Mundo como pensamento
  • Neokantianos
    • Retorno a Kant
    • Lógica/Analíttica transcendental
    • Teoria da ciência
    • Limitação neokantiana

    10 KANT = HEIDEGGER, GADAMER E RICOEUR
  • Kantismo é o horizonte filosófico mais próximo da hermenêutica
    • Da teoria do conhecimento à teoria do ser
    • Da teoria das coisas à teoria dos sinais
    • Da teoria dos objetos à teoria dos indícios formais
    • Do explicar ao compreender
    • Da epistemologia à ontologia
  • Heidegger e Kant
    • Aprofundar o método transcendental
    • Aprofundar a função do a priori originário atribuído ao tempo como forma a priori do juízo/imaginação/aplicação
    • Escapar do imperio do eu (Idealismo alemão)
    • Escapar do império da ciência (lógica analítica neokantiana)
    • Escapar da mathesis universalis
    • Faticidade_Tradição_Linguagem_Exegesis universalis
      • Ontologia fundamental
      • Analítica existencial
      • Fenomenologia
      • Hermenêutica



FONTE  KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura.
5.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
CONTATO  Prof. Fabrício Carlos Zanin Email


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