░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


24.4.18

I CICLO DE PALESTRAS E DEBATES (001) - UFT - 20181




UFT

I CICLO DE PALESTRAS E DEBATES

EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE

Auditório Campus Augustinópolis

23 abril 2018

UFT




SUMÁRIO

1 Políticas Públicas Educacionais: diversidade cultural e inclusão
2 Participação, cidadania e educação
3 Discussão





VOCABULÁRIO

Identidade e Diversidade

CulturaS

Igual e Diferente

Memória, escrita e narrativa

Re-Conhecimento

Singularidade, unidade, individualidade, particularidade

Comum, multiplicidade, gênero, geral

Maioria e minoria

Hegemonia e resistência

Quem sou eu (meus iguais, meus ancestrais)?

Quem são os outros (meus diferentes, minha diversidade)?

Justiça e injustiça

Discriminação, preconceito, racismo, violências

Políticas públicas afirmativas de igualdade, inclusão e justiça

Ser ou não ser?

Poder ou não poder?

Capaz ou não capaz?

Com voz ou sem voz?

Autonomia ou heteronomia?

Representações, estereótipos e estigmas

Construção e desconstrução contínua, diária



MARCO LEGAL

Sociedade civil

Núcleos de Estudos e Pesquisas (NEPs)

Da conquista do marco legal à inclusão nos currículos da educação

Direito internacional e direito nacional

Lei 10.639/03

Lei 11.645/08

Dados do IBGE e do IPEA

Desigualdades regionais

Desigualdades sociais

Desigualdades raciais

Desigualdades de gênero

Desigualdades educacionais

Diretrizes Curriculares Nacionais

Planos nacionais de implementação e de ensino

Moral? Religioso? Social? Jurídico? Educacional?



PROBLEMAS

As instituições estão preparadas?

Os professores estão preparados?

Os gestores estão preparados?

As famílias estão preparadas?

A sociedade está preparada?

As secretarias governamentais estão preparadas?

As universidades estão preparadas?

Os currículos estão preparados?

Os materiais didáticos estão preparados?

Os programas de pós-graduação educacionais estão preparados?

Resposta: NÃO!

A lei, sozinha, distante da realidade e inefetiva é capaz de mudar a sociedade e as pessoas?

Resposta: NÃO!

O desconhecimento impede o reconhecimento!

A ignorância gera a violência!

"Não conheço"

"Não reconheço"

"Não vejo"

"Não toco"

"Não ouço"

"Não penso"

"Não converso"

"Não convivo"

"Não quero"

"Não posso"



SOLUÇÕES

Formar

Informar

Conscientizar

Sensibilizar

Capacitar

Empoderar

Mobilizar

Educar

Preparar

Lembrar

Conhecer

Reconhecer

"R-Existir"

Incluir

Defender

Lutar

Dar voz, vez e visibilidade

Autonomia

Conviver



CONCLUSÃO

Desconhecer a lei é um problema

Conhecer a lei não basta

Implementar ações

Integras ações

Avaliar as ações

Continuamente

Diariamente

A democracia, a justiça, a igualdade e a inclusão são lutas cotidianas!

Precisamos lembrá-las todos os instantes de nossas vidas!




Voltar



CIDADANIA NA GRÉCIA ANTIGA

Direito de participar das decisões

Elite

Não ir = Idiota egoísta

Cidadania como obrigação política, ética e jurídica

Homem, Branco, Adulto, Rico



CIDADANIA NA MODERNIDADE

Autonomia

Não depender de ninguém

Homem, Branco, Adulto, Rico



HOMEM MÉDIO-NORMAL-CORRETO-CERTO-ORDEM-INCLUSÃO

homem

masculino

hetero

adulto

branco

cristão

mente perfeita

físico perfeito

produtivo trabalhador

reprodutivo "macho"

saudável

funciona

tem futuro

ocidental

urbano

centro

humano

alfabetizado

estudado

formado

concursado

culto

bom gosto

civilizado

rico burguês liberal

bonito

cheiroso

cidadão

nacional

bom

do bem

honesto

moral

legalidade

autonomia

liberdade

feliz

tem/domina/apropria/pode/capaz/consome tudo



MINORIAS (TODO O RESTO!)

homem - mulher

masculino - feminino

hetero - GLSBTTT

adulto - criança, adolescente, jovem, idoso

branco - negro, pardo, amarelo

cristão - ateu e outras crenças

mente perfeita- deficiente

físico perfeito - deficiente

produtivo trabalhador - desempregado "vagabundo"

reprodutivo - estéril

saudável - doente

funciona - não funciona

tem futuro - sem futuro

ocidental - resto que não é, mas vai ser (oriental)

urbano - resto que não é, mas vai ser (jeca, bicho do mato)

centro - periferia marginalidade desviante fora da linha/da lei

humano - animal monstro fera

alfabetizado - analfabeto

estudado - senso comum

formado - deformado

concursado - resto que não é, mas vai ser (assalariado)

culto - ignorante

bom gosto - mau gosto

civilizado - selvagem bárbaro primitivo canibal

rico burguês liberal - pobre subversivo socialista/comunista

bonito - feio

cheiroso - fedido

cidadão - "favelado"

nacional - migrante, refugiado

bom - mau

do bem - do mau

honesto - desonesto

moral - imoral

legalidade - ilegalidade/criminalidade

autonomia - heteronomia

liberdade - alienação/preso/dependente

feliz - infeliz tristeza revolta fúria violência

tem/domina/apropria/pode/capaz/consome tudo - não nada/ sem tudo



CIDADANIA PÓS-MODERNA

Lutas das minorias por reconhecimento

Voz, vez e direitos

Inclusão, justiça, igualdade e cidadania

Ter, conhecer, aplicar, lutar, implementar e ampliar direitos



HISTÓRIA DA CIDADANIA BRASILEIRA: EXCLUSÃO E GOLPES

1824 = Golpe

1891 = Espermatozóide da democracia

1934 = Golpe

1937 = Golpe

1946 = Ovulação da democracia

1967 = Golpe

1969 = Golpe do Golpe

1988 = Nascimento da democracia

Golpes na criança democracia

Nem adolescente e já vai morrer?



CIDADANIA E EXCLUSÃO

Homem médio X Resto

Elite X Resto

Nós por vocês = Exclusão

Cala boca e fica quieto = Não participação

Heteronomia = Passividade, Desempoderamento, Incapacidade, Acomodação



CIDADANIA E EDUCAÇÃO

Ninguém nasce sabendo ser cidadão

Educar para a cidadania

Educar para a igualdade

Educar para a justiça

Educar para a liberdade

Educar para a emancipação

Educar para a inclusão

Educar para a diversidade

InterTransMulti-Disciplinaridade

InterTransMulti-Culturalidade

Quem aprende, não desaprende

Igual andar de bicicleta!

Tem que ser na prática!

Tem que praticar cotidianamente!

Participação vai dar confusão, vai dar briga = Exercitar!!!

O poder da participação cidadã é diminuir o poder de quem concentra o poder

Criar mecanismos e espaços de participação (além da sala de aula!)

Previsão do tempo da globalização = Ventos ameaçadores da criança democracia




Voltar



Questões

"quem mais reclama, não participa"

passividade X atividade

"brasil (não) é racista"

"o que a filosofia e a sociologia tem a ver com tudo isso?"

preconceito > discriminação > ódio > violência

negação do outro (vistocomo inimigo que deve ser violentado e até morto)

uma disciplina isolada X transversalidade e transdisciplinaridade e transculturalidade

não só estudar, mas "experienciar"

desconstruir (velho) e construir (novo)

Formas de violência = Relatórios (bulling, feminicídio, jovens, parturientes, etc.)

Como as crianças brincam de escolinha? Autoritarismo, preconceito, discriminação e violência

Ideologia dominante como fé e crença X Desconstrução

Mundo X Outro mundo (poder, capacidade, voz, cidadania, atividade, conhecimento!)




Voltar

Creative Commons License