SUMÁRIO
1 Políticas Públicas Educacionais: diversidade cultural e inclusão 2 Participação, cidadania e educação 3 Discussão
Identidade e Diversidade
CulturaS
Igual e Diferente
Memória, escrita e narrativa
Re-Conhecimento
Singularidade, unidade, individualidade, particularidade
Comum, multiplicidade, gênero, geral
Maioria e minoria
Hegemonia e resistência
Quem sou eu (meus iguais, meus ancestrais)?
Quem são os outros (meus diferentes, minha diversidade)?
Justiça e injustiça
Discriminação, preconceito, racismo, violências
Políticas públicas afirmativas de igualdade, inclusão e justiça
Ser ou não ser?
Poder ou não poder?
Capaz ou não capaz?
Com voz ou sem voz?
Autonomia ou heteronomia?
Representações, estereótipos e estigmas
Construção e desconstrução contínua, diária
Sociedade civil
Núcleos de Estudos e Pesquisas (NEPs)
Da conquista do marco legal à inclusão nos currículos da educação
Direito internacional e direito nacional
Lei 10.639/03
Lei 11.645/08
Dados do IBGE e do IPEA
Desigualdades regionais
Desigualdades sociais
Desigualdades raciais
Desigualdades de gênero
Desigualdades educacionais
Diretrizes Curriculares Nacionais
Planos nacionais de implementação e de ensino
Moral? Religioso? Social? Jurídico? Educacional?
As instituições estão preparadas?
Os professores estão preparados?
Os gestores estão preparados?
As famílias estão preparadas?
A sociedade está preparada?
As secretarias governamentais estão preparadas?
As universidades estão preparadas?
Os currículos estão preparados?
Os materiais didáticos estão preparados?
Os programas de pós-graduação educacionais estão preparados?
Resposta: NÃO!
A lei, sozinha, distante da realidade e inefetiva é capaz de mudar a sociedade e as pessoas?
O desconhecimento impede o reconhecimento!
A ignorância gera a violência!
"Não conheço"
"Não reconheço"
"Não vejo"
"Não toco"
"Não ouço"
"Não penso"
"Não converso"
"Não convivo"
"Não quero"
"Não posso"
Formar
Informar
Conscientizar
Sensibilizar
Capacitar
Empoderar
Mobilizar
Educar
Preparar
Lembrar
Conhecer
Reconhecer
"R-Existir"
Incluir
Defender
Lutar
Dar voz, vez e visibilidade
Autonomia
Conviver
Desconhecer a lei é um problema
Conhecer a lei não basta
Implementar ações
Integras ações
Avaliar as ações
Continuamente
Diariamente
A democracia, a justiça, a igualdade e a inclusão são lutas cotidianas!
Precisamos lembrá-las todos os instantes de nossas vidas!
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Direito de participar das decisões
Elite
Não ir = Idiota egoísta
Cidadania como obrigação política, ética e jurídica
Homem, Branco, Adulto, Rico
Não depender de ninguém
homem
masculino
hetero
adulto
branco
cristão
mente perfeita
físico perfeito
produtivo trabalhador
reprodutivo "macho"
saudável
funciona
tem futuro
ocidental
urbano
centro
humano
alfabetizado
estudado
formado
concursado
culto
bom gosto
civilizado
rico burguês liberal
bonito
cheiroso
cidadão
nacional
bom
do bem
honesto
moral
legalidade
autonomia
liberdade
feliz
tem/domina/apropria/pode/capaz/consome tudo
homem - mulher
masculino - feminino
hetero - GLSBTTT
adulto - criança, adolescente, jovem, idoso
branco - negro, pardo, amarelo
cristão - ateu e outras crenças
mente perfeita- deficiente
físico perfeito - deficiente
produtivo trabalhador - desempregado "vagabundo"
reprodutivo - estéril
saudável - doente
funciona - não funciona
tem futuro - sem futuro
ocidental - resto que não é, mas vai ser (oriental)
urbano - resto que não é, mas vai ser (jeca, bicho do mato)
centro - periferia marginalidade desviante fora da linha/da lei
humano - animal monstro fera
alfabetizado - analfabeto
estudado - senso comum
formado - deformado
concursado - resto que não é, mas vai ser (assalariado)
culto - ignorante
bom gosto - mau gosto
civilizado - selvagem bárbaro primitivo canibal
rico burguês liberal - pobre subversivo socialista/comunista
bonito - feio
cheiroso - fedido
cidadão - "favelado"
nacional - migrante, refugiado
bom - mau
do bem - do mau
honesto - desonesto
moral - imoral
legalidade - ilegalidade/criminalidade
autonomia - heteronomia
liberdade - alienação/preso/dependente
feliz - infeliz tristeza revolta fúria violência
tem/domina/apropria/pode/capaz/consome tudo - não nada/ sem tudo
Lutas das minorias por reconhecimento
Voz, vez e direitos
Inclusão, justiça, igualdade e cidadania
Ter, conhecer, aplicar, lutar, implementar e ampliar direitos
1824 = Golpe
1891 = Espermatozóide da democracia
1934 = Golpe
1937 = Golpe
1946 = Ovulação da democracia
1967 = Golpe
1969 = Golpe do Golpe
1988 = Nascimento da democracia
Golpes na criança democracia
Nem adolescente e já vai morrer?
Homem médio X Resto
Elite X Resto
Nós por vocês = Exclusão
Cala boca e fica quieto = Não participação
Heteronomia = Passividade, Desempoderamento, Incapacidade, Acomodação
Ninguém nasce sabendo ser cidadão
Educar para a cidadania
Educar para a igualdade
Educar para a justiça
Educar para a liberdade
Educar para a emancipação
Educar para a inclusão
Educar para a diversidade
InterTransMulti-Disciplinaridade
InterTransMulti-Culturalidade
Quem aprende, não desaprende
Igual andar de bicicleta!
Tem que ser na prática!
Tem que praticar cotidianamente!
Participação vai dar confusão, vai dar briga = Exercitar!!!
O poder da participação cidadã é diminuir o poder de quem concentra o poder
Criar mecanismos e espaços de participação (além da sala de aula!)
Previsão do tempo da globalização = Ventos ameaçadores da criança democracia
"quem mais reclama, não participa"
passividade X atividade
"brasil (não) é racista"
"o que a filosofia e a sociologia tem a ver com tudo isso?"
preconceito > discriminação > ódio > violência
negação do outro (vistocomo inimigo que deve ser violentado e até morto)
uma disciplina isolada X transversalidade e transdisciplinaridade e transculturalidade
não só estudar, mas "experienciar"
desconstruir (velho) e construir (novo)
Formas de violência = Relatórios (bulling, feminicídio, jovens, parturientes, etc.)
Como as crianças brincam de escolinha? Autoritarismo, preconceito, discriminação e violência
Ideologia dominante como fé e crença X Desconstrução
Mundo X Outro mundo (poder, capacidade, voz, cidadania, atividade, conhecimento!)