░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


17.4.18

AULA 001 - SEMINÁRIO DE PESQUISA II - PEDAGOGIA - 20181




UFT

SEMINÁRIO DE PESQUISA II

AULA DE TRANSIÇÃO (001)

PROF. NONATO & PROF. ZANIN

17 DE ABRIL DE 2018

UFT




SUMÁRIO

1 QUEM SOU EU?
2 QUAL MINHA FORMAÇÃO?
3 QUAL ABORDAGEM DA DISCIPLINA?
4 QUAL A IMPORTÂNCIA DE TUDO ISSO?
5 QUAL O RESULTADO DE TUDO ISSO?







INFORMAÇÕES

Fabrício Carlos Zanin

Professor

Migrações (Maringá - Curitiba - Porto Alegre - Equador - Colômbia - Porto Alegre - Ji-Paraná - Palmas - Tocantinópolis)

"Bin Laden"

Mudar

Transformar

Revolucionar

Progredir

Desenvolver

Movimentar




Voltar



INFORMAÇÕES

Graduação = Direito

Mestrado = Filosofia do Direito

Especialização = Educação / Docência

Vocação - Sonho - Formação

Próximos sonhos = Doutorado

Ensino

Pesquisa

Extensão

Gestão




Voltar



INFORMAÇÕES

Educação

Pedagogia

Sociologia

Antropologia

Política

Direito

Psicologia

História

Geografia

Disciplinas fechadas, puras, separadas, especializadas, autônomas?

Interdisciplinaridade abertas, impuras, juntas, complexas, misturadas!

Como as disciplinas científicas dialogam entre si?

Teorias científicas

Métodos e técnicas científicas

FILOSOFIA como ponto de reflexão e comunicação entre ciências, teorias, métodos, técnicas e conceitos




Voltar



INFORMAÇÕES

O que é educar?

O que é ensinar?

O que é aprender?

O que é trabalho?

O que é cidadania?

Qual ser humano formar?

Como avaliar?

O que é política?

O que é lei?

O que é sociedade?

Como o ser humano se desenvolve?

O que é tempo?

O que é espaço?

A pedagogia consegue, sozinha, explicar (quantitativamente) e compreender (qualitativamente) a complexidade do fenômeno e da experiência humana e social educacional?

A pedagogia precisa de outras ciências!

A pedagogia precisa, primeiro, pensar a si mesma! Mas a pedagogia não consegue, sozinha pensar a si mesma! Nenhuma ciência consegue pensar a si mesma sem um espelho: a filosofia!

A pedagogia precisa, depois, através da ponte da filosofia, dialogar com outras ciências para entender a si mesma.




Voltar



INFORMAÇÕES

Projeto de pesquisa

Título

Assunto

Tema

Delimitação

Justificativa

Problema

Hipóteses

Teoria (Linguagem conceitual)

Método

Técnica

Sumário provisório

Cronograma

Recursos

Orientações

Documentação




Voltar

Creative Commons License