░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


13.4.18

AULA 001 - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA - PEDAGOGIA - 20181




UFT

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

AULA DE TRANSIÇÃO (001)

PROF. NATANIEL & PROF. ZANIN

13 de ABRIL de 2018

UFT




SUMÁRIO

PROFESSOR NATANIEL - PRIMEIRA FALA
PROFESSOR ZANIN - PRIMEIRA FALA
PROFESSOR NATANIEL - SEGUNDA FALA
PROFESSOR ZANIN - SEGUNDA FALA







RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Relação Humana

Relação Técnica

Relação Sentimental



CURSO DE PEDAGOGIA E HABILITAÇÕES

Educação Infantil

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Gestão Educacional



COM A PEDAGOGIA E ALÉM DELA

Autonomia metodológica e ciências afins

Diretrizes curriculares nacionais da pedagogia (Resolução CNE/CP nº1/2006)

Visão ampla da pedagogia em contato com outras ciências afins e fundamentais




Voltar



SONHOS PASSADOS E FUTUROS

Primeira aula na federal

Realização de um sonho

Próximos sonhos



ADAPTAÇÕES NO PLANO DE ENSINO

Manter plano de ensino original

Manter atividades originais

Pequenas adaptações em termos de datas e conteúdos



O QUE É FUNDAMENTO?

Alicerce

Base

Baldrame

Fundo

Profundo

Fundamento

Invisível

Sólido

Duro

Forte



DCNs E DISCIPLINAS FUNDAMENTAIS DA PEDAGOGIA

Filosofia

História

Sociologia

Antropologia

Psicologia

Linguística

Ambiental-Ecológico

Política

Economia

Imprescindíveis para habilidades e competências profissionais



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Interdisciplinaridade

Contextualização

Democratização

Cidadania, igualdade e justiça

Relevância social

Ética

Sensibilidade afetiva

Sensibilidade estética

Pesquisa científica

Gestão educacional

Experiências educacionais escolares e não-escolares

Domínio das tecnologias da informação e da comunicação (TICs)

Cooperação escola-família-sociedade

Superação das várias formas de exclusão social

Respeito e inclusão da diversidade

Diálogo com as demais áreas do conhecimento

Inter-Multi-Culturalidade




Voltar



SOCIEDADE MODERNA REVOLUCIONÁRIA

Revolução Industrial

Reforma Protestante

Revolução Inglesa

Revolução Francesa

Revolução norte-americana

Revolução científica

Revolução marítima

Clero, Nobreza, Burguesia e Trabalhadores

Da mono-arché à an=arché

A sociologia nasce para estudar as transformações da sociedade moderna europeia desenvolvida civilizada ordenada ocidental superior metrópole

Sua irmã gêmea siamesa, a antropologia, nasceu para estudar a sociedade primitiva pré-moderna não-europeia não-desenvolvida desordenada não-ocidental inferior colônias




Voltar



OBJETO DA SOCIOLOGIA

Sociedade

Moderna

Revolucionária

Liberal

Capitalista

Burguesa

Individualista

Consumista

Egoísta

Funcionamento e não funcionamento social

Ordem e Desordem/Anomia social

Equilíbrio e desequilíbrio social

Manutenção e mudança social

Saúde e doença social

Vida e morte social

Leis científicas da mudança, desenvolvimento, progresso, evolução, transformação sociais

Manter ou Transformar a sociedade moderna?



O QUE É SOCIEDADE?

Comte = Física social

Durkheim = Fato social

Weber = Ação social

Marx = Estruturas sociais

Foucault = Controle e disciplina

Luhmann = Sistema social

Habermas = Comunicação

Baumann = Pós-modernidade

... ... ...




Voltar

Creative Commons License