FUNDAÇÃO UNIV. DO TOCANTINS - UNITINS
GRUPO DE PESQUISA DIREITO & ARTE
PROF. FABRÍCIO CARLOS ZANIN
ENCONTRO 019, 24 DE JANEIRO DE 2017
HISTÓRIA MODERNA DO TEATRO ... continuação
REALISMO ... continuação
# Acontecimento fundamental do teatro no século XX, que lhe deu uma linguagem específica, foi o nascimento da encenação moderna! Mesmo que hoje seja criticado no seu aspecto individualista do processo criativo.
# Concepção mais ampla, justa e democrática da criação artística coletiva.
# Diversas tendências do teatro moderno: idealista, materialista, espetáculos sem palavras, revalorização do diálogo lógico, revalorização do improviso, revalorização do rigor científico, teatro de tese e demonstração, teatro sensorial e corporal, encenação condicionada ao texto, encenação independente e absoluta, etc.
# André Antoine, fundador da encenação moderna.
# "Teatro Livre"
# Revolução na interpretação, na cenografia e na encenação.
# Trazer o naturalismo para o palco, mostrar o mundo como ele é
# Otto Brahm, influenciado por Antoine
# Kontantin Stanilavski, fundador do Teatro de Arte de Moscou
# Teatro deve reproduzir a vida humana cotidiana
# "A preparação do ator"
# "A construção do personagem"
# "A criação de um papel"
# Mais absoluto respeito ao dramaturgo
# Identificação entre espectador e personagem
# Ator deve permanecer ele mesmo quando vive seu papel (o resultado dessa contradição é a criação!)
# Influência mútua de Anton Tchecov e sua obra em Stanilavski
# Influência em Elia Kazan
# Máximo Gorki retoma a tradição
# O realismo está chegando ao fim
# O stalinismo dá novo adjetivo ao realismo: "socialista", quase como um romantismo revolucionário
# George Bernanrd Shaw, influenciado por Ibsen e Shakespeare, afirma o teatro de tese como crítica do capitalismo e com funções pedagógicas e ideológicas (retomado por Camus e Sartre)
SIMBOLISMO
# Paul Fort
# Lugné-Poe
# Maurice Maeterlinck
# Leonid Andreiev
# Influência da pintura
# Gênese das corrente do século XX contra o realismo
ESTETICISMO
# Esteticismo como ideologia burguesa, que defende a arte pela arte e a nova religião da beleza e da forma, repercutindo na utopia do "teatro total"
# Adolphe Appia e influência de Wagner
# Teatro é uma arte total porque utiliza no espetáculo elementos de todas as artes, mesmo não sendo síntese de todas elas. Faz isso em torno do conceito de movimento!
# Edward Gordon Craig
# Busca de um teatro puro, livre da deficiência humano do ator e no qual a palavra seja subordinada ao movimento (gesto e dança)
# V. Meyerhold (teatro estilizado, próximo do circo), A. Taírov (teatro sintético, próximo do balé), Vakhtangov (revalorização do texto),discípulos de Stanilavski e contrários ao realismo
FUTURISMO
# Maiakovski
# Críticas à burguesia
# Vigilância da construção do comunismo
# Teatro como arma de agitação e propaganda
# Não fiel à realidade, mas uma lente de aumento nela
DADAÍSMO
# Zurique, 1916
# Arte é erro e é mentira
# Despertar a espontaneidade do homem
# Através dos jogos, dos atos gratuitos e lúdicos ocasionais
SURREALISMO
# Alfred Jarry
# Gaston Baty
# André Breton
# Surrealismo é automatismo psíquico puro
# Expressão do funcionamento real do pensamento
# Sem controle racional, estético ou moral
# Contexto da primeira guerra mundial
# Surrealismo resultou numa aventura mágico-mística (filosofias orientais)
# Cujo exemplo é Antonin Artaud, "O teatro e seu duplo"
# "Teatro da crueldade", exorcista, redentor, liberador das repressões
# Teatro puro e integral no qual a palavra terá o sentido que tem nos sonhos
# Oriente e Américas dos povos primitivos X Teatro tradicional ocidental
# Luigi Pirandello
# Negação do realismo e do drama
# Tensão e crise entre ficção e realidade
# Tudo é negação
# Tudo é crise
# Desespero e ironia
# Segunda guerra mundial
# Samuel Beckett, "Esperando Godot"
# Negativismo absoluto
# Desmobiliza espectadores
DRAMATUGIA DO ABSURDO
# Arthur Adamov
# Jean Genet
# "Happenings" (improviso total, arte sem mercadoria, marginalismo de contestação)
# Sean Wellesley-Miller, espetáculo invisível (Augusto Boal)
EXPRESSIONISMO
# Reação anti-realismo
# Pós segunda guerra mundial
# Subjetividade pacifista e política
# Teatro de massas
# Paolo Chiarini
# Georg Kaiser
# Frank Wedekind
# Ernst Toller
# Max Reinhardt
# Firmin Germier
# Nikolai Evreinov
MARXISMO
# Erwin Piscator "Teatro político"
# Arte como um meio-instrumento político
# Interesses do novo público: proletariado
# Cada espetáculo deve colocar em cena a totalidade social e política
# Revelar a engrenagem da história
# Incompreendido!!!
# Mas o teatro se transforma: "teatro épico"
TEATRO DIALÉTICO
# Bertold Brecht
# Redefine o realismo crítico socialista
# Transformação e vigilância do cotidiano político e social
# Sociedade determina o pensamento
# Ser humano é uma realidade em processo
# Técnica do distanciamento ou estranhamento
# Tornar não habitual, , não cotidiano, não atemporal, historicizar para revelar contradições das relações humanas em determinada sociedade e em determinado tempo e para revelar que esta mesma sociedade seja vista como transformável
# Espectador ativo (postura crítica) para encontrar alternativas de ações e conclusões
# O mundo é transformável porque é contraditório (para saber essas contradições é necessário saber as leis de evolução a partir da dialética)
BRASIL
# Boal, Teatro Jornal
TEATRO DOCUMENTO
# Teatralização de verdades históricas e jurídicas
# Peter Weiss, "O interrogatório", sobre Auschwitz
# "O discurso do Vietnan", sobre a resistência vietnamita
# Rolf Hoshhuth, "O vigário"
# Eugene O'Neill (influências de Strindberg, Ibsen, Wedekind e Freud)
# Clifford Odets
# Tenessee Williams
# Arthur Miller
# Federico Garcia Lorca
# Max Frisch
# Friedrich Durrenmatt
# Armand Gatti
# Peter Schumann
# Ronnie Davis, "Teatro de guerrilha"
# Luiz Miguel Valdéz, "Teatro campesino"
# Erwin Strittmatter
# Heiner Muller, revisão da história pela decodificação dos mitos
# Peter Handke
# Martin Walser
# Botho Strauss
# Dario Fo
# Todos misturam os estilos citados anteriormente na história do teatro
# Encenação
# Yuri Liubimov
# Peter Brook
# Roger Planchon
# Arianne Mnouchkine
# Giorgio Strehler (continuador de Brecht)
AMÉRICA LATINA
# Imperialimo e Colonização X Libertação e emancipação
# Realismo crítico
# Assimilação de Brecht (antropofagia!)
# Nacionalismo por meio de manifestações populares
# Entre golpes de estado autoritários e vitórias parciais da democracia
BRASIL
# Teatro popular X Teatro profissional
# Concentração no Rio de Janeiro e em São Paulo
# 1911, encenação em Paris de "Malazarte", de Graça Aranha
# 1922, fundação do Partido Comunista
# 1922, Semana de Arte Moderna sem manifestação teatral
# 1927, primeira companhia estável
# 1927, Teatro de Brinquedo, Alvaro Moreyral
# 1932, Deus lhe Pague, de Joracy Camargo
# 1933, Bailado do Deus Morto, Flávio de Carvalho
# 1933, O Rei da Vela, Oswald de Andrade*
# 1934, O Homem e o Cavalo, Oswald de Andrade*
# 1937, A Morta, Oswald de Andrade*
# 1937-1945, ditadura e teatro silenciado, mas resistência no teatro de revista
# 1938, Teatro do Estudante do Brasil, Paschoal Carlos Magno
# 1941, Os Comediantes, Brutus Pereira, Luiza Barreto Leite e Santa Rosa
# 1942, Grupo Teatro Experimental, Alfredo Mesquita
# 1942, Grupo Universitário de Teatro, Décio de almeida Prado
# 1943, Vestido de Noiva, Nelson Rodrigues, dirigido por Zbigniev Ziembinsky
# 1948, Teatro Brasileiro de Comédia (TBC; organização da estrutura profissional do teatro brasileiro! Relação com a Escola de Arte Dramática de SP)
# 1955, A Moratória, Jorge de Andrade, Teatro Maria Della Costa
# 1957, O Auto da Compadecida, Teatro Não Profissional de Recife
# 1958, Teatro de Arena (antítese do TBC), Eles Não Usam Black-Tie, Gianfrancesco Guarnieri
# 1958, Teatro Oficina de Saõ Paulo Influência dos encenadores italianos
# 1958-1968, mais fecunda época para o teatro (consolidação do Arena [dramaturgia] e do Oficina [encenação] e fim do TBC)
# 1964, Golpe e repressão
# 1964, Teatro Opinião, fundado no Rio como resistência ao Golpe
# Outros centros: RS, PE, BA
# Centro Popular de Cultura da UNE
# Movimento de Cultura Popular de Recife
# 1971, Fim do Arena, prisão de Boal, que ressurgirá depois com o Tetro do Oprimido; e fim do Oficina, prisão de José Celso Martinez Correa, que ressurgirá depois como Te-ato
# 1971 até hoje, resistência cultural! (Guarnieri, Plínio Marcos, João Ribeiro Chaves Neto, João das Neves, Oduvaldo Vianna Filho, Chico Buarque, Paulo Pontes, etc.)
# Responsabilidade do teatro brasileiro de recuperar a democracia!
CRONOGRAMA / PLANEJAMENTO / 2016.2
ENCONTRO 13___31/08 ✔
KUBRUSLY, Cláudio Araújo.
O que é fotografia.
4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991
p.07-28
ENCONTRO 14___06/09 ✔
KUBRUSLY, Cláudio Araújo.
O que é fotografia.
4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991
p.29-64
ENCONTRO 15___14/09 ✔
KUBRUSLY, Cláudio Araújo.
O que é fotografia.
4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991
p.65-109
ENCONTRO 16___21/09 ✔
PEIXOTO, Fernando.
O que é teatro.
São Paulo: Brasiliense, 1986
p.7-29
ENCONTRO 17___28/09 ✔
PEIXOTO, Fernando.
O que é teatro.
São Paulo: Brasiliense, 1986
p.30-63
ENCONTRO 18___05/10 ✔
PEIXOTO, Fernando.
O que é teatro.
São Paulo: Brasiliense, 1986
p.64-91
ENCONTRO 19___12/10 ✔
PEIXOTO, Fernando.
O que é teatro.
São Paulo: Brasiliense, 1986
p.91-126
ENCONTRO 20___19/10
MORAES, J. Jota.
O que é música.
São Paulo: Brasiliense, 1983
p.7-29
ENCONTRO 21___26/10
MORAES, J. Jota.
O que é música.
São Paulo: Brasiliense, 1983
p.30-62
ENCONTRO 22___01/11
MORAES, J. Jota.
O que é música.
São Paulo: Brasiliense, 1983
p.63-105
ENCONTRO 23___09/11
MORAES, J. Jota.
O que é música.
São Paulo: Brasiliense, 1983
p.92-105
ENCONTRO 24___16/11
GHIRALDELLI JR., Paulo.
O que é a filosofia contemporânea?
In. A aventura da filosofia: de Heidegger a Danto
São Paulo: Manole, 2011, Vol.2
p.1-14
ENCONTRO 25___23/11
GHIRALDELLI JR., Paulo.
A filosofia continental
In. A aventura da filosofia: de Heidegger a Danto
São Paulo: Manole, 2011, Vol.2
p.15-48
ENCONTRO 26___30/11
GHIRALDELLI JR., Paulo.
A filosofia analítica
In. A aventura da filosofia: de Heidegger a Danto
São Paulo: Manole, 2011, Vol.2
p.49-70
ENCONTRO 27___07/12
GHIRALDELLI JR., Paulo.
A filosofia da arte
In. A aventura da filosofia: de Heidegger a Danto
São Paulo: Manole, 2011, Vol.2
p.117-138
Datas e horários
✔ Toda quarta
✔ 15 horas
✔ Unitins Campus Graciosa
ENCONTROS ANTERIORES | |||||
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001 | 002 | 003 | 004 | 005 | 006 |
7-8 | 009 | 010 | 011 | 012 | 013 |
014 | 015 | 016 | 017 | 018 | 019 |
020 | 021 | 022 | 023 | 024 | 025 |
026 | 027 | 028 | 029 | 030 | 031 |