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DIREITOS HUMANOS
2024-1
HISTÓRIA DO DIREITO
2024-1
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OAB QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
2023-2
FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
DIREITO CIVIL 1
2023-2
HISTÓRIA DO DIREITO
2023-1
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
2023-1
CRIMINOLOGIA
2023-1
HERMENÊUTICA
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CONCURSO LOGO DIREITO
2022-2
PROJETO ALVORECER
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DIREITO CIVIL
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SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
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LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO DO CAMPO
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DIREITO CIVIL 1
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SELEÇÃO PROFESSOR CONVIDADO
2021-2
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21.3.19
GEPHEM - ENCONTRO 003 - 19MAR19
GEPHEM ENCONTRO 003
19 DE MARÇO DE 2019
DISCUSSÕES
Ⓐ
LIVE FACEBOOK MARCUS E HORÁCIO
>
marx e dewey
>
crítica e insatisfação
>
retomada dos gregos e suas dicotomias metafísicas
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dewey enfrentou sempre as dicotomias filosóficas
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sobretudo com o conceito de experiência
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proximidade com a experiência hermenêutica? [ver rorty!]
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reelaborar de forma libre a experiência social na escola
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encontro de várias dimensões em dewey
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filosofia
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epistemologia
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política
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educação
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filosofia + biologia + psicologia + arte + linguagem = pensamento de dewey!
Ⓑ
LEITURA (REALE; ANTISERI. História da filosofia. Vol. 6, p.95-108)
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mais significativo filósofo americano
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instrumentalismo
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experiência da relaçãodo ser humano com o mundo
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história
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crítica ao conceito empirista de experiência
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crítico do ceticismo no conhecimento
>
liberdade e habilidade humana de aprender e apreender a experiência
>
a liberdade de aprender com a experiência inclui a experiência possível de dela nada aprender
>
matriz biológica + matrix cultural = ação humana (comunicação humana, linguagem e meio social)
>
experiência da relação do ser humano com o mundo
>
do mito à filosofia
>
crítica às filosofias da história simplificadoras e tranquilizadoras
>
heráclito, hegel, bergson
>
deificaram a mudança, tornado-a universal, regular e segura
>
transformam um elemento da realidade na realidade toda, total, radical
>
falsas garantias da ordem, do progresso e da racionalidade
>
falácias filosóficas da metafísica na história
>
experiência da relação do ser humano com o mundo
>
mundo = acaso, risco, medo, insegurança
>
instrumentalismo humano para enfrentar o mundo
>
pensar, pesquisar, conhecer, experimentar como adaptação ao ambiente
>
pensamento operativo e ativo [conhecer + agir = agir + conhecer]
>
verdade como poder de eficiência e sucesso de uma ideia em resolver problemas
>
sempre a prática cotidiana e do senso comum que decide o valor de uma ideia
>
não se trata de verdade ou falsidade de ideias, mas sim de resolução eficaz de problemas
>
o mesmo vale para ideias morais e políticas
>
que podem ser aceitas, rejeitadas ou mudadas com base em seus efeitos práticos
>
luta do ser humano para enfrentar o mundo e sua própria existência
>
educação
>
como libertação da/para a experiência
>
libertar a ação livre na/para a experiência
>
natureza ativa da aprendizagem
>
finalidade social da educação
>
o ser humano está imerso na natureza
>
mas sua natureza é capaz e destinada
>
a mudar sua própria natureza
>
dar-lhe significado e sentido
>
interação entre indivíduos e meio físico e social
>
a ciência é indiferente quanto a meios e fins [valores]
>
impossibilidade de distinguir meios e fins [relativismo]
>
todo fim é um meio
>
todo meio é percebido como fim
>
o fim alcançado é meio para outro fim
>
problema da avaliação de meios e fins na educação e na política
>
um fim absoluto nunca é discutível, o que afronta a liberdade democrática
>
sociedade totalitária
>
planificação centralidade
>
de cima para baixo
>
forças física e psicológica
>
utopia gera ceticismo ou fanatismo
>
sociedade democrática
>
guerras e crise do americanismo
>
discussão sem fim sobre todo fim
>
colaboração
>
participação
>
sociedade que se planifica constantemente é diferente de uma sociedade planificada
>
reconstrução contínua e livre da experiência individual e coletiva
>
inclusive a luta dos movimentos sociais por direitos [sindicalismo e progressista]
>
reconstrução e reformas sociais
>
filosofia + educação = liberdade = democracia
>
a educação democratiza
>
a democracia educa
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