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21.3.19

GEPHEM - ENCONTRO 003 - 19MAR19




UFT

GEPHEM ENCONTRO 003

19 DE MARÇO DE 2019





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> marx e dewey

> crítica e insatisfação

> retomada dos gregos e suas dicotomias metafísicas

> dewey enfrentou sempre as dicotomias filosóficas

> sobretudo com o conceito de experiência

> proximidade com a experiência hermenêutica? [ver rorty!]



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> reelaborar de forma libre a experiência social na escola



> encontro de várias dimensões em dewey

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> filosofia + biologia + psicologia + arte + linguagem = pensamento de dewey!


LEITURA (REALE; ANTISERI. História da filosofia. Vol. 6, p.95-108)

> mais significativo filósofo americano

> instrumentalismo

> experiência da relaçãodo ser humano com o mundo

> história

> crítica ao conceito empirista de experiência

> crítico do ceticismo no conhecimento

> liberdade e habilidade humana de aprender e apreender a experiência

> a liberdade de aprender com a experiência inclui a experiência possível de dela nada aprender

> matriz biológica + matrix cultural = ação humana (comunicação humana, linguagem e meio social)



> experiência da relação do ser humano com o mundo

> do mito à filosofia

> crítica às filosofias da história simplificadoras e tranquilizadoras

> heráclito, hegel, bergson

> deificaram a mudança, tornado-a universal, regular e segura

> transformam um elemento da realidade na realidade toda, total, radical

> falsas garantias da ordem, do progresso e da racionalidade

> falácias filosóficas da metafísica na história



> experiência da relação do ser humano com o mundo

> mundo = acaso, risco, medo, insegurança

> instrumentalismo humano para enfrentar o mundo

> pensar, pesquisar, conhecer, experimentar como adaptação ao ambiente

> pensamento operativo e ativo [conhecer + agir = agir + conhecer]

> verdade como poder de eficiência e sucesso de uma ideia em resolver problemas

> sempre a prática cotidiana e do senso comum que decide o valor de uma ideia

> não se trata de verdade ou falsidade de ideias, mas sim de resolução eficaz de problemas

> o mesmo vale para ideias morais e políticas

> que podem ser aceitas, rejeitadas ou mudadas com base em seus efeitos práticos

> luta do ser humano para enfrentar o mundo e sua própria existência



> educação

> como libertação da/para a experiência

> libertar a ação livre na/para a experiência

> natureza ativa da aprendizagem

> finalidade social da educação



> o ser humano está imerso na natureza

> mas sua natureza é capaz e destinada

> a mudar sua própria natureza

> dar-lhe significado e sentido

> interação entre indivíduos e meio físico e social



> a ciência é indiferente quanto a meios e fins [valores]

> impossibilidade de distinguir meios e fins [relativismo]

> todo fim é um meio

> todo meio é percebido como fim

> o fim alcançado é meio para outro fim

> problema da avaliação de meios e fins na educação e na política

> um fim absoluto nunca é discutível, o que afronta a liberdade democrática



> sociedade totalitária

> planificação centralidade

> de cima para baixo

> forças física e psicológica

> utopia gera ceticismo ou fanatismo



> sociedade democrática

> guerras e crise do americanismo

> discussão sem fim sobre todo fim

> colaboração

> participação

> sociedade que se planifica constantemente é diferente de uma sociedade planificada

> reconstrução contínua e livre da experiência individual e coletiva

> inclusive a luta dos movimentos sociais por direitos [sindicalismo e progressista]

> reconstrução e reformas sociais

> filosofia + educação = liberdade = democracia

> a educação democratiza

> a democracia educa


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