░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


20.3.19

AULA 002 - TRABALHO 002 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA - 20191


AULA 002 - TRABALHO 002 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA - 20191

Olá.

Leia todas as perguntas e responda verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma delas no seu caderno.

Em seguida, para correção, clique em cada pergunta e aparecerá a resposta.

1 Sócrates é considerado o patrono da filosofia porque nos ensinou que o ser humano - diferentemente dos deuses - deve sempre buscar o conhecimento tendo em mente a finalidade de se apossar dele e usá-lo em benefício próprio.

FALSO

2 Conhece-te a ti mesmo é a frase que resume todo o ideal da filosofia socrática, pois, ao saber pelo oráculo que era o ser humano mais sábio de toda a Grécia, Sócrates duvidou, quis saber mais sobre sua própria sabedoria e a dos demais.

VERDADEIRO

3 Tanto o mito da caverna quanto o filme matrix são metáforas excelentes para entender o processo de mudança que a filosofia faz com a forma de pensar e perceber o mundo, ou seja, a partir da atitude de refletir sobre a questão da aparência e da realidade.

VERDADEIRO

4 A atitude filosófica nada mais é do que aceitar a realidade, submentendo-a às perguntas o que, por que, para que, como, quem, onde e quando.

FALSO

5 A filosofia pode ser definida como a busca de fundamentação racional da realidade do mundo, mas essa busca é feita de forma radical, total, integral e sistemática, visando a ordem, o sentido e a verdade.

VERDADEIRO

6 Etimologicamente, a filosofia significa amante ou amigo do saber, isto é, o filósofo pode questionar tudo através da razão, mas visando a banalização da verdade e a afirmação do relativismo da vida cotidiana.

FALSO

7 O conflito entre ocidente e oriente no nascimento da filosofia refere-se ao chamado "milagre grego", que nada mais é do que a reunião na Grécia de todas as condições sociais ideais para o nascimento da filosofia (cidades, escrita, moeda, democracia e educação).

VERDADEIRO

8 No seu nascimento, o primeiro inimigo da filosofia foi o mito, pois se trata de uma narrativa poética da origem heróica dos deuses do Olimpo grego baseada na escuta e aceitação passiva de verdade de uma autoridade.

VERDADEIRO

9 Os primeiros filósofos são Homero e Hesíodo. Foram também conhecidos pelo nome de pré-socráticos porque vieram antes de Sócrates e se concentraram na busca do fundamento da physis.

FALSO

10 Os sofistas acreditavam que a explicação do fundamento da physis era a reunião dos seguintes elementos: ar, terra, água, fogo e átomos. A mistura e a separação entre eles davam origem ou morte às coisas a partir do amor e do ódio.

FALSO

11 O grande conflito que marcou a filosofia pré-socrática e toda a filosofia ocidental foi entre Heráclito (para quem tudo flui, cujo fundamento é o fogo) e Parmênides (para quem o ser é e o não ser não é, tido como o pai da lógica e dos princípios da identidade e da não-contradição). O que estava em questão aqui era a possibilidade ou não do movimento, da transformação, da passagem do ser ao não ser e do ser ao não ser.

VERDADEIRO

12 A filosofia grega é dividida em antiga, medieval (patrística e escolástica), moderna (renascença e iluminismo) e contemporânea (pós-modernidade).

FALSO

13 As fases da filosofia ocidental refletem as transformações da Grécia: fase homérica mitológica, fase arcaica filosófica, fase clássica de apogeu e fase helenística de decadência.

FALSO

14 Sócrates representa uma nova fase na filosofia, a fase humanística e antropológica. Aí o que estava em questão era o próprio ser humano (vida ética e política) e não mais a physis. Seu método pedagógico da maiêutica (exemplificado pela pedagogia do escravo e baseado nas perguntas e respostas) é utilizado até hoje na educação.

VERDADEIRO

15 Os sofistas são considerados os primeiros pedagogos do ocidente. Eles acreditavam ter a posse de um saber que, se ensinado de forma adequada, poderia levar qualquer pessoa a obter sucesso político na sociedade grega. Assim, esses primeiros professores ocidentais iam de cidade em cidade, oferecendo seus serviços para os jovens. E cobravam caro!

VERDADEIRO

16 Os principais filósofos antigos (Sócrates, Platão e Aristóteles), muito embora divergentes entre si, combatiam o mesmo inimigo: o ceticismo e o relativismo dos sofistas. Além disso, combateram os sofistas criando métodos de educação diferentes do mero êxito técnico e político dos sofistas.

VERDADEIRO

17 A filosofia de Platão (e de certo modo também a de Aristóteles) não pode ser comprendida como resposta aos desafios de Homero, de Parmênides e dos sofistas.

FALSO

18 O método pedagógico de Platão está baseado em "sair da caverna", ou seja, em ensinar ao rei filósofo como questionar os fundamentos da realidade de modo a encontrar as suas causas (material, eficiente, formal e final).

FALSO

19 Numa obra famosa da pintura mundial chamada "A escola de Atenas", Platão aparece apontando pra cima em referência ao mundo das ideias (formas das coisas) e, pelo contrário, Aristóteles aparece apontando para baixo, em referência a sua teoria das causas (forma como apenas uma das causas das/nas coisas).

VERDADEIRO

20 A metafísica platônica (divisão do mundo em dois: sensível e inteligível como apresentado no mito da caverna) serve de fundamento para a sua cidade justa e sua divisão social entre governantes, soldados e artesãos. O governante é o rei filósofo representado pela razão. Os soldados representam a coragem. E os artesãos representam o apetite. A justiça da cidade seria a harmonia de cada um encontrar o seu lugar de acordo com as mesmas oportunidades educacionais.

VERDADEIRO
Creative Commons License