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20.6.17

001 FORMADOR EM TCC - UFT









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SUMÁRIO

Objetivos
Módulos
Núcleo de Pesquisa e Linhas
Objetos específicos
Projeto de Pesquisa
Artigo
ABNT
Leituras

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- Desenvolvimento de práticas político-pedagógicas que possibilitem a transformação das condições de vivência da pobreza e da extrema pobreza de crianças, adolescentes e jovens e, consequentemente, promovam condições objetivas que viabilizem um justo e digno viver.

- Conhecimentos científicos a respeito da pobreza e das desigualdades sociais em suas relações com questões étnicas, raciais, de gênero e de espaço.

- Direitos humanos

- Relacionar os conhecimentos sobre pobreza, desigualdades sociais e direitos humanos com as políticas educacionais e outras políticas sociais.

- Analisar o papel social da escola, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à manutenção ou à transformação da condição de pobreza.

- Romper com práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e reproduzem as desigualdades sociais.

- Promover a práxis em torno de princípios político-ético-emancipatórios assentados no direito à vida [não só no direito de continuar vivo, mas, fundamentalmente, de ter uma vida digna], à igualdade [garantia formal e real de todos os requisitos para a garantia da vida digna; igualdade com fundamento na diferença] e à diversidade [respeito à diferença e o reconhecimento da autonomia dos sujeitos; raça, etnia, gênero, orientação sexual, classe social, crenças e religiões].

- Temáticas específicas ligadas às relações entre educação, pobreza e desigualdade social, tais como: trabalho infantil, violência escolar, abuso sexual, uso de drogas, gravidez na adolescência, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

- Sujeitos capazes de se envolver com projetos e políticas sociais que visem à transformação da realidade da pobreza e da desigualdade social.

- Permitir a formação e mobilização de redes de trabalho cooperativo e colaborativo (intersetorializado) em torno dos desafios postos pela quase universalização da educação básica e pela luta em defesa da garantia da materialização de direitos sociais essenciais que possibilitem um justo e digno viver.


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Módulo I – Pobreza e Cidadania. Ementa: Cidadania, democracia e pobreza. Fenomenologia da pobreza no Brasil. Dinheiro, renda e autonomia. O Bolsa Família como programa assistencial e não assistencialista. Efeitos do PBF sobre a subjetividade de seus participantes

Módulo II – Pobreza, Direitos Humanos, Justiça e Educação. Ementa: Direito à vida como dimensão inegociável da existência. Direitos Humanos como frutos da luta pelo direito universal à dignidade humana. Dimensões cumulativas e qualitativas dos Direitos Humanos: direitos de liberdade (civis e políticos), de igualdade (econômicos, sociais e culturais) e de solidariedade (direitos difusos). Universalidade, indivisibilidade e interdependência dos Direitos Humanos. Reconhecimento da pobreza como violação aos Direitos Humanos. Produção da Educação em Direitos Humanos pelos sujeitos coletivos como prática social mediadora de novas emancipações políticas.

Módulo III – Escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza. Ementa: Infâncias, Adolescências, Juventudes em vivências de pobreza. A cultura escolar e a segregação das infâncias e juventudes pobres. A precarização dos espaços e tempos escolares, reprodução da pobreza e resistências a ela. Escola: relações corpo, gênero, etnia, raça, sexualidade e práticas culturais emancipatórias.

Módulo IV – Pobreza e Currículo: uma complexa articulação. Ementa: A Escola e a organização dos seus tempos e espaços Territorialidades e pertencimento sociocultural. Cultura, escola, pobreza: os saberes e experiências dos coletivos sociais. Currículo, organização escolar e diversidade. Conhecimento, ciência e pobreza.


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Linhas de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas – NEPED.

Linha 1. Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas - desenvolverá pesquisas relativas às políticas públicas educacionais e sua interface com as políticas sociais, a partir da abordagem dos processos de produção e reprodução da pobreza e das desigualdades sociais, e dos desafios postos à garantia dos direitos sociais.

Linha 2. Formação, Práticas Educativas e Desigualdades Socioculturais - desenvolverá pesquisas relativas à formação de professores, às práticas educativas escolares e não escolares em contexto empobrecidos, de desigualdades sociais, culturais ou violações dos direitos sociais.

Linha 3. Direitos Humanos, Pobreza e Educação – desenvolverá pesquisas sobre os temas e campos dos direitos humanos e suas relações com a educação nos contexto das desigualdades sociais e de violações dos direitos.

Linha 4. Infância, Pobreza e Educação – desenvolverá pesquisas relativas ao tema da infância, das práticas pedagógicas e do currículo da Educação Infantil e sua relação com os contextos empobrecidos e de desigualdades sociais.


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- Perfil dos(as) alunos(as), do corpo dos profissionais da educação básica e das famílias que compõem a comunidade escolar de escolas em contextos empobrecidos e suas trajetórias.

- Práticas pedagógicas e sua relação com os contextos empobrecidos.

- Condições materiais e humanas das escolas e seu “lugar” em contextos empobrecidos.

- Relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente.

- Infraestrutura das escolas em contextos empobrecidos.

- Recursos pedagógicos disponíveis.

- Processos de gestão.

- PPC da escola com relação ao tema pobreza e desigualdade social.

- Famílias que recebem Programa Bolsa Família e a sua percepção sobre sua condição de pobreza.

- Processo de aprendizagem de alunos que recebem Programa Bolsa Família e dos que não recebem.

- Programa Bolsa Família como alavanca para sair da condição de pobreza.

- Gestão do Programa Bolsa Família no município.

- Docentes, gestores, profissionais que atuam em programas sociais sobre o Programa Bolsa Família.

- Análise econômica sobre uso do Programa Bolsa Família no município.


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Introdução: Tema. Justificativa, Problema, Objetivos

Revisão da Literatura (Referencial Teórico)

Abordagem metodológica: pesquisa exploratória, quantitativa/qualitativa (natureza do estudo), Memoriais fundamentados (autobiografias), biografias (trajetória dos professores) estudos de caso, estudos multicasos (estudos de caso comparativos, pesquisa bibliográfica (monografias de base (pesquisa documental, bibliográfica-documental, biografias, estados da arte, diagnósticos, Iconografia (Textos audiovisuais/vídeos/curtas e outras)

Instrumentos de coleta de dados: entrevistas, questionários, grupos focais, fotografia, análise de vídeos (semiótica), literatura: poesia, romances, contos, música e outros complementares

Procedimentos de Análise dos dados (análise de conteúdo/variação da análise temática), análise de discurso

Cronograma

Referências

Formatação
letra no corpo do texto times new Roman 12
espaço 1,5
espaço de citação simples, letra 11
citação a 4cm da margem esquerda, quando a mesma tiver mais de 3 linhas
demais casos ela deverá vir inserida no texto “com autor e ano”
nota de rodapé apenas para explicar um fato correlato ao assunto do parágrafo
construção dos parágrafos com média de 8 a 10 linhas
tabelas e gráficos deverão vim enumerados e com fonte de origem
fotos apenas em preto\branco, com boa resolução e fonte
margens esquerda e acima: 3cm
direita e abaixo: 2cm
a quantidade de páginas deve ser entre 15 e 25, incluindo as referências bibliográficas [projeto e artigo!]


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Título e subtítulos (Devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e na língua do texto.)

Autores (deve vir indicado do centro para a margem direita. Caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética, ou se houver titulações diferentes deverão seguir a ordem da maior para a menor titulação. Os dados da titulação de cada um serão indicados em nota de rodapé através de numeração ordinal).

Resumo e abstract (Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028).

Palavras-chaves (abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto)

Introdução (tema, delimitação do assunto, objetivos gerais e específicos, justificativa, anúncio da literatura, anuncio do assunto e suas partes e a metodologia empregada ou procedimentos metodológicos, sujeitos, instrumentos, procedimentos).

Desenvolvimento e demonstração de resultados (contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado, com discussão das teorias utilizadas e/ ou de resultados que as sustentam com base dos dados coletados).

Conclusão (Espaço em que se apresentam as considerações finais do autor, com base nos objetivos e dados comprovados ou refutados na pesquisa).

Referências Bibliográficas (Elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023; As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer as Normas da ABNT)


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- 15.287\2005 = projeto de pesquisa

- 14.724\2005 = trabalhos acadêmicos

- 6.022\2003 = artigo

- 6.023\2002 = referências

- 6.024\1989 = numeração

- 6.027\1989 = sumário

- 6.028\1990 = resumo

- 10.520\2002 = citações

- 10.719\1989 = relatórios técnicos e científicos

- IBGE = apresentação tabular


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ASSIS, S.; FERREIRA, K.; YANNOULAS, S.
Educação e pobreza: limiares de um campo em (re) definição.
Revista Brasileira de Educação,
Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 329-351, maio/ago. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Projeto Político-Pedagógico do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.
Agosto de 2014.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Censo Demográfico: Atlas do Censo Demográfico 2010.
Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Pobreza e Desigualdades: duas décadas de superação. Rio de Janeiro: IPEA, 2013.

SOARES, Kelma Jaqueline; SOUZA, Camila Rosa Fernandes.
O Projeto Político-Pedagógico: instrumento para pensar a situação de pobreza nas escolas. (Org.). Polìtica educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013, v. 1, p. 255-271.

YANNOULAS, S. C.; DUARTE, N. S.
Cotidiano escolar e situação de pobreza: cinco dinâmicas ou micropolíticas diferenciadas. In: YANNOULAS, S. C. (Org.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013. v. 1. p. 235-254.

Vídeo "Severinas".

Vídeo "Pobrezas no Brasil".

Vídeo "Civilizar e escolarizar o mundo!"


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