o que já vimos? |
> [1] básico
o que é criminologia objetos finalidades prevenções respostas o que você ganha/perde visões diferentes sobre os objetos sistemas de controle social ciências criminais > [2] história antiguidade medievo modernidade iluminismo classicismo [séc. 18] positivismo [séc. 19] ecletismo > [3] teorias sociológicas séc. 20 teorias sociológicas do consenso teorias sociológicas do dissenso |
avisos |
> próxima aula
> dia 8.9.23 > quinta > feriado > prova online > prazo de seis dias para fazer > até quarta, 14.6.23, 23h59min > atenção aos trabalhos > atenção às faltas |
revisão da aula 1 |
> ciência da criminologia
> autonomia > objeto e método próprios > interdisciplinar > objetos da criminologia > criminoso > crime > vítima > criminalidade > finalidades da criminologia > prevenir > [prevenções primária, secundária, terciária] > responder > [respostas punitivas, socializadoras, restauradoras, negociais] > controlar > [controle informal] > [controle formal primário, secundário, terciário] > ciências criminais > direito penal > criminologia > política criminal > não confunda > criminologia com criminalística! |
revisão da aula 2 |
> história da criminologia
> fases > não científica > científica > fase não científica da história da criminologia > antiguidade > medievo > ocultismo > iluminismo > beccaria > quetelet > classicismo > séc. 18 > fase científica da história da criminologia > positivismo > positivismo antropológico [lombroso] > positivismo sociológico [ferri] > positivismo jurídico [garófalo] > ecletismo [brasil, racismo científico] |
século 20 |
> giro sociológico
> virada teórica > não mais biologia, e sim sociologia > teorias do consenso > fato > função > igualdade > conservar > direita > 1900 / 1950 > teorias do dissenso > conflito > revolução > desigualdade > mudar > esquerda > 1950 / 2000 > 2001 = crise do terror > 2008 = crise da economia > 2020 = crise da saúde > in-distinção > confusão > des-orientação |
teorias do consenso |
> 1 ESCOLA DE CHICAGO
> des-organização > zonas concêntricas > arquitetura > planejamento urbano > 2 ESCOLA DA SUBCULTURA > cultura dominante > subcultura = dentro > contracultura = fora > 3 ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL > aprender e imitar > familia educação trabalho crime > lei do crime > lei das instituições > 4 ESCOLA DO FUNCIONALISMO > durkheim e merton > anomia > 5 ESCOLA DA TOLERÂNCIA ZERO > lei e ordem > direito penal máximo > aumento dos presos > maior desigualdade criminal > CRÍTICAS > quase a totalidade das teorias > abarca apenas a criminalidade "dos pobres" [baixa, pequena] > não abarca a criminalidade "dos ricos" [alta, grande] |
teorias do dissenso |
> 1 TEORIA CRÍTICA
> des-igualdade > in-justiças > 2 TEORIA RADICAL > direito como instrumento de poder > desigualdade econômica e penal/criminal > 3 TEORIA DA PACIFICAÇÃO > diálogo > religiosidade > 4 CRIMINOLOGIA CRÍTICA > direitos humanos > integrar sociologia, direito e política > 5 CRIMINOLOGIA REALISTA > classe e poder são conceitos marxistas abstratos > melhorar e reformar instituições > proposta da polícia comunitária > 6 CRIMINOLOGIA VERDE > epistemologias do sul > escrita e proposta em espanhol > ambientalismo > feminismo > 7 CRIMINOLOGIA PÓS-MODERNA > des-construção > crítica do crime > 8 TEORIA DO ETIQUETAMENTO > rotulação > estigmatização > distinção > indentidades construídas / perdidas > ao invés de prevenir, provocam mais crimes > 9 TEORIA DA REAÇÃO SOCIAL > identidades são sociais > indentidades construídas / perdidas |
bônus 1 |
> indivíduo & sociedade
> conformidade = estabilizar = elite / funcionalismo público = criminosos? não! > inovação = reformar = crime / desvio / transgressão = artistas, inventores, criadores = criminosos? sim!* > rebelião = revolucionar = tudo novo = rebeldes, revolucionários = criminosos? não! > *claro que há criminosos em todos, mas é estatístico! > o que eu digo, pense nos dados da estatística, mas cuidado com argumentos estatísticos! |
bônus 2 |
> neutralizar o legal
> "não sou responsável" = crime é acidente e culpa é do outro > "não causo mal" = à vítima, é insignificante e bagatela > "culpa não é minha" = a vítima mereceu, crimes passionais e discriminatórios > "perseguição de cima" = pessoas que combatem o crime são hipócritas, dizem os políticos e empresários > "crime é eticamente necessário" = em nome de "Deus", da "Pátria", da "Família", da "Liberdade", do "Social", do "Proletáriado", etc., etc., etc. |
bônus 3 |
> crime como um cadeado com segredo de cinco números
> quando o cadeado abre, o crime é cometido! > 1º = SOCIEDADE / CULTURA vulnerabilidades / valores > 2º = POLÍTICA / ECONOMIA ideologias / pobreza > 3º = SUBSTÂNCIAS / Í=LÍCITAS drogas > 4º = INFÂNCIA / HISTÓRIA DE VIDA família / amizades / formação / trabalho > 5º = X DA QUESTÃO aqui, a singularidade humana se manifesta; esse "x" é aquela faísca, aquele segredo que desencadeia o crime; impossível de prever mas que só é entendido junto com os outros anteriores! > a estatística diz: maioria dos crimes têm homens, jovens e pobres envolvidos! > cuide com a estatística, mas ela dá o que pensar! |
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░