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DIREITOS HUMANOS
2024-1
HISTÓRIA DO DIREITO
2024-1
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26.9.22
QUESTÕES INICIAIS DE FILOSOFIA DO DIREITO
₊
Trabalho de Filosofia do Direito.
01
Os sofistas davam ênfase à investigação científica e filosófica da natureza em busca da verdade, que existia e podia ser ensinada.
₊
F
02
Por ir à praça e dialogar/argumentar com as pessoas, Sócrates é considerado um dos mais importantes representantes dos sofistas.
₊
F
03
Alguns dos diálogos de Platão mostram o processo de julgamento de Sócrates, que foi absolvido com o uso da argumentação e o suborno de juízes e de cidadãos.
₊
F
04
A felicidade é uma virtude política do animal por excelência político, o ser humano, eis a definição da felicidade para Aristóteles.
₊
V
05
Os sofistas são considerados os primeiros a utilizar a argumentação e a retórica de um jeito relativista e humanista, pois a verdade era considerada subjetiva, humana.
₊
V
06
Sócrates era adversário dos sofistas, pois não era relativista, nem cético e muito menos acreditava na convenção como fundamento filosófico.
₊
V
07
Platão é considerado o pai das ciências modernas, que foram exemplificadas com o mito da caverna.
₊
F
08
A justiça é uma virtude universal, pois é o meio termo de todas as qualidades morais do ser humano.
₊
V
09
Os sofistas de ontem são os professores de cursinho preparatório de hoje, pois ensinam as técnicas da verdade para o êxito em concursos.
₊
F
10
A frase "só sei que nada sei" é a parte negativa da filosofia de Sócrates, mas que não acaba por aí, pois dessa atitude humilde emerge a parte positiva do conhecimento racional.
₊
V
11
Platão é considerado o pai de um gênero literário, o romance, no qual as pessoas dialogam entre si em torno de uma questão que, no final, é resolvida de forma clara e concisa.
₊
F
12
A "phronesis" é a prudência ética de Platão, da qual se originou o termo atual "jurisprudência".
₊
F
13
Os sofistas se consideravam os donos da verdade em qualquer tema e acreditavam possuir uma técnica do êxito público, que ensinavam por dinheiro.
₊
V
14
O método da maiêutica é o método socrático que o diferencia dos sofistas na busca pela essência dos conceitos e pela verdade.
₊
V
15
O mito de Er mostra como, a partir da dialética ascendente e descendente, a alma liberta-se de suas amarras e consegue convencer os demais da verdade e do bem.
₊
F
16
"Dar a cada um aquilo que lhe é devido" equivale à regra de ouro da justiça particular de Aristóteles.
₊
V
17
Os sofistas são considerados os pais da lógica, pois defendiam que aquilo que é, é e aquilo que não é, não é.
₊
F
18
"Conhece-te a ti mesmo" narra a parte negativa do pensamento socrático, pois remete à busca da verdade no interior e não no exterior.
₊
F
19
Platão dividia a sociedade em três classes: artesão, guerreiros e rei filósofo. O critério mais importante para essa distinção era a quantidade de dinheiro e de bens.
₊
F
20
A justiça distributiva é aquilo que para Aristóteles permite a desigualdade conforme o mérito, pois a desigualdade nesse caso é justa.
₊
V
21
Os sofistas são considerados os pioneiros na advocacia, na pedagogia, no positivismo jurídico, na democracia, pois eram céticos e relativistas, acreditando que o ser humano é a medida de todas as coisas.
₊
V
22
O método da maiêutica é subdividido em duas partes: a ironia questionadora e a refutação das respostas.
₊
V
23
A justiça para Platão era dividida em aritmética e geométrica, sendo apenas uma questão de cálculo do bem e do funcionamento de cada pessoa no todo social.
₊
F
24
A reciprocidade da justiça em Aristóteles equivale ao dinheiro como padrão universal das trocas de bens e produtos.
₊
V
25
O fundamento da lei na polis é o cosmos natural, segundo os sofistas.
₊
F
26
Sócrates comparou a si mesmo primeiro com um parteiro de ideias nos outros pelo diálogo e, segundo, com a mosca que incomoda e lembra aos demais a busca da verdade e da virtude interior.
₊
V
27
Platão foi discípulo de Aristóteles, tendo fundado uma escola com o nome de Liceu, onde ensinava por dinheiro as técnicas dos sofistas.
₊
F
28
Aristóteles foi um duro crítico da constituição de Atenas, pois comparou várias constituições e chegou à conclusão de que a política nada tinha a ver com a felicidade humana.
₊
F
29
A justiça para os sofistas é o poder e a força do mais forte, portanto tem uma origem humana e conflituosa.
₊
V
30
Para Sócrates, o fundamento da vida feliz é a virtude, a ética, a justiça, o correto, que somente é possível pelo conhecimento racional.
₊
V
31
No quadro "A Escola de Atenas", Platão é quem aponta para baixo, numa metáfora de sua teoria das ideias aplicadas à realidade.
₊
F
32
Aristóteles fundou junto com Platão a Academia, onde ensinavam os jovens e corronpiam os deuses da tradição.
₊
V
33
Para Sócrates, o segredo de uma vida boa é conhecer o bem e a verdade para agir bem e de forma correta e verdadeira.
₊
V
34
Os sofistas, juntamente com Sócrates, marcam a passagem do fundamento filosófico do humanismo (nomos) para o naturalismo físico (physis).
₊
F
35
A educação desempenha um papel secundário no sistema filosófico de Platão, sendo usada apenas para reproduzir as distinções de classes.
₊
F
36
A justiça corretiva de Aristóteles é aquela em que a desigualdade ou o desequilíbrio é injusto e deve ser corrigido pelo juiz para restabelecer a igualdade e o equilíbrio.
₊
V
37
Os sofistas estão no mesmo contexto de Sócrates, Platão e Aristóteles, com os quais estabeleceram relações de complementação e de concordância nos ideais filosóficos, políticos, éticos e jurídicos.
₊
F
38
Sócrates acreditava que o fundamento de tudo na polis é o nomos, a convenção humana, ao contrário da physis sofista.
₊
F
39
A dialética ascendente e descendente de Platão mostra simplesmente o poder de mando do corpo sobre a alma.
₊
F
40
A maioria da tipologia da justiça de Aristóteles é pública, política, aplicando-se entre livres e iguais, sendo que apenas a justiça doméstica é aquela que se aplica entre desiguais e não livres.
₊
V