░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


20.4.23

ECONOMIA | AULA 7 | 2023-1


















QUESTÕES
RESPOSTAS
REVISÃO
o que já vimos?
> [1] básico = o que é economia / mão invisível / preço perfeito / malthus / custo de oportunidade / incentivos / divisão do trabalho / vantagem comparativa

> [2] movimentos = liberalismo capitalismo / socialismo comunismo / escolas e políticas econômicas / keynesianismo / monetarismo friedman escola americana de chicago / escola austríaca = economia do lado da oferta, individualismo e marginalismo

> [3] funcionamento = dinheiro / micro e macro / pib / banco central / inflação / deflação / impostos / pleno emprego / moeda

> [4] mercados = finalizar funcionamento = balança de pagamentos / direito e economia / petróleo e energia + mercados = títulos ações e derivativos / bancos ciclos e bolhas / crises: pensões monetária e crédito

> [5] prova / notas / trabalhos / faltas
> [6] problemas = destruição criativa / casa própria / déficit público / desigualdade / globalização / multilateralismo / protecionismo / revoluções tecnológicas

> [7] alternativas = desenvolvimento / meio ambiente / comportamental / teoria dos jogos / vida diária / felicidade / século XXI
01
quais são os fatores do desenvolvimento?
economia do desenvolvimento
> [1] VIDA BOA = meio ambiente clima geografia topografia agricultura alimentos água-sol-ar acesso ao mar [técnica industrial exportadora / subsistência]

> [2] CULTURA BOA = sociedade cidade economia [riqueza / pobreza-miséria] saneamento trabalho industria produção inovação ifraestrutura consumo PIB emprego

> [3] DESENVOLVIMENTO BOM = religião ética política direito [instituições e segurança pazXguerra honestidadeXcorrupção ditaduraXdemocracia]

> [4] DESENVOLVIMENTO BOM = história acaso destino [modernidadeXatraso] desenvolvimento

> [5] SER ESTAR BEM = ser/estar viver existir bem = medicina = doençasXsaúde mortalidadeXnatalidade farturaXfome

> [6] EDUCAÇÃO BOA = Xanalfabetismo

> [7] DIGNIDADE BOA = democratizar igualar equidade justiça = gêneros / sexualidades / mulheres crianças idosos

> BEM/BOM/BOA = QUALIDADE = EFICÁCIA/EFETIVIDADE
02
qual o argumento de defesa da economia do desenvolvimento?
> antes da guerra fria
> 1/5 ricos 4/5 pobres
> depois da guerra fria
> 1/5 ricos 3/5 emergentes 1/5 pobre
03
quais as armadilhas do desenvolvimento?
> exemplo, áfrica

> [1] VIDA MÁ = meio ambiente água-sol-ar alimentos agricultura de subsistência X riquezas naturais + sem acesso ao mar

> [2] CULTURA MÁ = sociedade cidade economia da pobreza saneamento trabalho industria produção inovação ifraestrutura consumo

> [3] DESENVOLVIMENTO MAU = insegurança religiosa ética política e jurídica [guerra civil + corrupção + ditadura autoritarismo]

> [4] DESENVOLVIMENTO MAU = história ''atrasada'' presa ao medievo desenvolvimento

> [5] SER MAU = medicina doenças mortalidade

> [6] EDUCAÇÃO MÁ = analfabetismo

> [7] DIGNIDADE MÁ = autoritarismo ditadura do machismo patriarcado patronato injustiças desigualdades desequilíbrios / mulheres crianças idosos

> MAL/MAU/MÁ = BAIXA QUALIDADE = IN-EFICÁCIA/IN-EFETIVIDADE
04
exemplos dos objetivos do milênio [onu/2000]
> [1] erradicar a pobreza e a fome

> [2] universalização da educação primária

> [3] promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

> [4] reduzir a mortalidade infantil

> [5] melhorar a saúde materna

> [6] combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças

> [7] garantir a sustentabilidade ambiental

> [8] estabelecer uma parceria global para o desenvolvimento
05
exemplos dos objetivos de desenvolvimento sustentável [onu/2015]
> [1] erradicação da pobreza
> [2] fome zero
> [3] boa saúde e bem estar
> [4] educação de qualidade
> [5] igualdade de gênero
> [6] água limpa e saneamento
> [7] energia acessível e limpa
> [8] emprego digno e crescimento econômico
> [9] indústria inovação infraestrutura
> [10] redução das desigualdades
> [11] cidades / comunidades sustentáveis
> [12] consumo e produção responsáveis
> [13] combate às alterações climáticas
> [14] vida marinha
> [15] vida terrestre
> [16] paz, justiça e instituições fortes
> [17] parcerias em prol das metas
06
o que é economia do meio ambiente?
> desenvolver crescer prosperar enriquecer evoluir progredir mudar transformar inovar melhorar
> sem poluir sem degradar sem destruir sem matar [tecnologias verdes]
> modelos de desenvolvimento e intergeracional
> agir agora [custo menor] X agir depois [custo maior]
> o preço, o custo da poluição é muito alto para todos /difuso
> externalidades imperfeições do mercado; se as pessoas pagarem, não há problema!
> eua china X brasil india
07
o que é a velha economia não comportamental?
> homo economicus forte
> razão vontade certeza previsibilidade
> racionalidade
> fumantes param
> obesos emagrecem
> cuidado com golpes
> pessoas não poluem / destróem
> pessoas não se endividam
> mão invisível
> governos não interferem/garantem a racionalidade
08
o que é a nova economia comportamental?
> homo economicus fraco
> nem razão nem vontade incerteza imprevisibilidade
> irracionalidade
> fumantes não param
> obesos não emagrecem
> pessoas não tomam cuidado com golpes
> pessoas poluem / destróem
> pessoas se endividam
> mão invisível não, mente e cérebro, psicologia
> governos defendem da irracionalidade
09
qual a característica da economia que vem?
> a economia que vem
> a economia do futuro
> é a união ou síntese
> da economia velha
> coma economia nova!
10
economia e teoria dos jogos: o que é o dilema do prisioneiro?
> leia o texto sobre o dilema do prisioneiro, acesso AQUI

> duas pessoas são presas
> são criminosos e cúmplices um do outro
> interrogados separadamente
> um não sabe a estratégia/decisão do outro

> opções
> preso 1
> [a] confessar outro [egoísmo]
> [b] calado [confiar]
> [c] confessar outro [nunca]

> preso 2
> [a] calado [egoísmo]
> [b] calado [confiar]
> [c] confessar outro [nunca]

> [a] 1 absolvido 2 preso 10 anos
> [b] cada um 1 ano
> [c] cada um 5 anos

> conclusões:
> [a] egoísmo = ambos vão se trair [evitar a pena e sair livre]
> [b] opção mais sensata
> [c] resultado mais provável pelo egoísmo
> [d] melhor decisão [colaborar / confiar] nem sempre é a mais óbvia [trair]
> [e] se for repetido, cooperação/confiança é mais benéfica
11
economia e teoria dos jogos: guerra nuclear
> ninguém sabe nada do outro
> incerteza que perpetua o conflito
> um responde ao outro
12
economia e teoria dos jogos: estratégia e equilíbrio de nash
> equilíbrio de nash
> dois jogadores conhecem estratégia
> não sabem se vai ou não usar
> acabam usando a mesma
13
o que é economia da vida diária?
> economia como um instrumento aplicável a tudo = teoria das decisões ir-racionais
> tudo tem um custo / preço / despesa / dar pagar <> receber ganhar [não necessariamente monetário, mas social e emocional]
> exemplos = estacionamento proibido = baixo custo = risco tolerável = crime transgressão
14
o que é economia da felicidade?
> + renda = - satisfação - felicidade - contentamento + inveja
> parar de medir contentamento com riqueza! = emocional!
> índice planeta feliz = satisfação nacional + expectativa de vida + pegada ecológica per capita
> almejar a felicidade nacional é moralmente justificável?
15
qual economia para o século XXI?
> a economia do século 21 vai escolher entre
> keynesianismo, monetarismo, teoria dos mercados racionais e a economia comportamental
> para criar uma nova fusão = economia que vem!


Creative Commons License