░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
DIREITOS HUMANOS
2024-1
HISTÓRIA DO DIREITO
2024-1
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
OAB QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
2023-2
FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
DIREITO CIVIL 1
2023-2
HISTÓRIA DO DIREITO
2023-1
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
2023-1
CRIMINOLOGIA
2023-1
HERMENÊUTICA
2023-1
CONCURSO LOGO DIREITO
2022-2
PROJETO ALVORECER
2022-2
PROJETO DE PESQUISA
2022-2
DIREITO CIVIL
2022-2
ACE II "DIREITO EM AÇÃO"
2022-2
FILOSOFIA DO DIREITO
2022-2
ENEM
2022-1
ACE I "DIREITO EM AÇÃO"
2022-1
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
2021-2
LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO DO CAMPO
2021-2
DIREITO CIVIL 1
2021-2
SELEÇÃO PROFESSOR CONVIDADO
2021-2
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
!doctype>
3.12.19
AULA 017- SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 20192 - PROVA 2
₊
# CORREÇÃO PROVA 2
①
Qual dos conceitos abaixo corresponde ao pensamento de Bourdieu e com consequências importantes para a educação?
[A] Capital cultural.
[B] Burocracia.
[C] Fato social.
[D] Ideologia.
₊
A
②
Qual dos conceitos abaixo corresponde ao pensamento de Passeron e com consequências importantes para a educação?
[A] Escola como aparelho de estado.
[B] Escola como transformadora.
[C] Escola como sistema de domínio.
[D] Escola como técnica de mão de obra.
₊
C
③
Uma das formas de reprodução da sociedade capitalista para Bourdieu...
[A] Tecnologia.
[B] Alienação.
[C] Capital.
[D] Mídia.
₊
D
④
Valores, normas, ideologias, representações, percepções e pensamentos são descritos por Bourdieu com o conceito de...
[A] Capital simbólica.
[B] Violência simbólica.
[C] Signo simbólico.
[D] Significado simbólico.
₊
B
⑤
Qual a principal consequência do capital cultural no desempenho escolar?
[A] Exclusão escolar.
[B] Sucesso escolar.
[C] Dependência escolar.
[D] Exclusão digital.
₊
B
⑥
Como a escola pode reagir diante da reprodução escolar?
[A] Repetição.
[B] Reprodução.
[C] Senso comum.
[D] Resistir.
₊
D
⑦
Qual das características abaixo não corersponde à teoria do capital humano?
[A] Autogestão e assembleias coletivas.
[B] Tecnicismo.
[C] Individualismo.
[D] Modelo empresarial.
₊
A
⑧
Qual a ideologia que une neoliberalismo e globalização?
[A] Ideologia neopentecostal.
[B] Ideologia socialista.
[C] Ideologia da técnica.
[D] Ideolologia libertária.
₊
C
⑨
Qual das características abaixo não corersponde à teoria neoliberal?
[A] Privatizações.
[B] Concessões.
[C] Programas sociais redistributivos.
[D] Estado mínimo.
₊
C
⑩
Qual das respostas corresponde ao efeito geral gerado pelo neoliberalismo?
[A] Desigualdade e violência.
[B] Riqueza e desenvolvimento.
[C] Sustentabilidade e ecologismo.
[D] Igualdade e solidariedade.
₊
A
⑪
Quais das alternativas abaixo não corresponde às consequências do neoliberalismo para a educação?
[A] Alunos admnistradores.
[B] Qualidade total.
[C] Gerentes clientes.
[D] Fotalecimento da escola pública.
₊
D
⑫
Qual das alternativas abaixo é a principal estratégia de enfrentamento do neoliberalismo?
[A] Ciência e tecnologia.
[B] Conservadorismo.
[C] Conglomerados econômicos.
[D] Minorias e movimentos sociais.
₊
D
⑬
Organização da sociedade para mobilização e resistência sociais, que levarão à mudança social. Qual a parte da sociologia que estuda esse objeto?
[A] Sociologia compreensiva.
[B] Sociologia estrutural.
[C] Sociologia urbana.
[D] Sociologia dinâmica.
₊
D
⑭
Como os conservadores interpretam os movimentos sociais??
[A] Tolerância.
[B] Criminalização.
[C] Incentivo.
[D] Indiferença.
₊
B
⑮
Como os movimentos sociais se relacionam com a identidade?
[A] Reconhecendo-a como maioria.
[B] Oferecendo-lhe passividade.
[C] Dando-lhe um caráter coletivo.
[D] Desrespeitando minorias.
₊
C
⑯
O que faz a relação dos movimentos sociais com a educação?
[A] Cidadania.
[B] Partidos políticos.
[C] ONGs.
[D] Empresas.
₊
A
⑰
Como as mídias podem ser inseridas na educação?
[A] Complemento ao livro didático.
[B] Substituindo os docentes.
[C] Alienando discentes.
[D] Dando menos trabalho a gestores.
₊
A
⑱
Qual o mais importante exemplo da tecnologia na educação?
[A] Tablets.
[B] Computadores.
[C] Laboratórios.
[D] EAD.
₊
D
⑲
Qual a ciência do processamento automático e matemático das informações?
[A] Informática.
[B] Cibernética.
[C] Eletrônica.
[D] Engenharia.
₊
A
⑳
Como que as escolas têm se comportado diante das revoluções e inovações tecnológicas?
[A] Incentivo.
[B] Uso consciente.
[C] Recepção.
[D] Resistência.
₊
D