░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
DIREITOS HUMANOS
2024-1
HISTÓRIA DO DIREITO
2024-1
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
OAB QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
2023-2
FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
DIREITO CIVIL 1
2023-2
HISTÓRIA DO DIREITO
2023-1
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
2023-1
CRIMINOLOGIA
2023-1
HERMENÊUTICA
2023-1
CONCURSO LOGO DIREITO
2022-2
PROJETO ALVORECER
2022-2
PROJETO DE PESQUISA
2022-2
DIREITO CIVIL
2022-2
ACE II "DIREITO EM AÇÃO"
2022-2
FILOSOFIA DO DIREITO
2022-2
ENEM
2022-1
ACE I "DIREITO EM AÇÃO"
2022-1
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
2021-2
LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO DO CAMPO
2021-2
DIREITO CIVIL 1
2021-2
SELEÇÃO PROFESSOR CONVIDADO
2021-2
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
!doctype>
3.12.19
AULA 017 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 20192 - PROVA 2
₊
# CORREÇÃO PROVA 2
①
De acordo com o que vimos em aula e nos textos, o que é conhecimento?
[A] Relação de um sujeito com outro sujeito a partir da comunicação.
[B] Relação de dois objetos a partir de métodos rigorosos e objetivos.
[C] Relação de um sujeito com um objeto a partir de um método.
[D] Relação entre métodos a partir de dois sujeitos e de dois objetos.
₊
C
②
A complexidade da prática docente envolve a relação didática entre quais dos elementos abaixo?
[A] Partidos políticos, programas sociais e inclusão ou exclusão.
[B] Conteúdos, objetivos e métodos de ensino (nunca neutros!).
[C] Normas e regulamentos da escola, da cidade e do estado.
[D] Familiares descontentes e empresas em busca de patrocínio.
₊
B
③
Complete os espaços da frase e responda. Toda ação __________ tem um fundamento __________, que é visível apenas com a __________.
[A] Pedagógica - Filosófico - Razão.
[B] Humana - Econômico - Economia.
[C] Jurídica - Legal - Lei.
[D] Estatal - Político - Ideologia.
₊
A
④
A didática envolve qual das alternativas abaixo no seu desenvolvimento?
[A] Diagnóstico, intervenção e solução.
[B] Determinar, executar e impor.
[C] Planejar, executar e avaliar.
[D] Espontaneidade, amadorismo e experimentação.
₊
C
⑤
De acordo com o que vimos no texto sobre filosofia da educação brasileira, nossas ideias filosóficas educacionais foram formadas a partir de...?
[A] ... uma democracia racial, cordial e inclusiva.
[B] ... uma recepção e aplicação mecânicas.
[C] ... uma originalidade exclusivamente brasileira.
[D] ... um ecletismo espiritualista.
₊
D
⑥
Vimos que há uma divisão no conhecimento da realidade entre conhecimento direto e conhecimento indireto. No caso do conhecimento direto da realidade, quais são seus elementos principais?
[A] Investigação, pesquisa, análise e subjetividade.
[B] Ideal, intersubjetiva, abstrata e particular.
[C] Práxis, ideologia, alienação e produção.
[D] Criticidade, totalidade, universalidade e historicidade.
₊
D
⑦
Qual a relação entre as pedagogias progressistas e os conteúdos escolares?
[A] A prática docente deve refletir os avanços mais recentes da ciência de forma objetiva.
[B] Os professores devem apenas guiar a curiosidade dos alunos a partir de liberdades, interesses e experiências.
[C] Toda prática docente reflete uma determinada teoria e posição políticas.
[D] Os alunos devem ser formados apenas visando o preenchimento de vagas de trabalho no mercado formal.
₊
C
⑧
Quem não pensa (profundo), é pensado (raso). Qual das alternativas abaixo não corresponde às consequências da frase anterior?
[A] Senso comum pedagógico repetidor e reprodutor.
[B] Historicidade e criticidade questionadora e inovadora.
[C] Foi sempre assim! É assim mesmo!
[D] Impessoalidade e irresponsabilidade
₊
B
⑨
Qual das alternativas abaixo tem mais relação com o que vimos em sala sobre avaliação educacional?
[A] Castigar.
[B] Humilhar.
[C] Classificar.
[D] Julgar.
₊
D
⑩
O ecletismo espiritualista brasileiro é definido como...?
[A] Modernidade e liberdade para escravos.
[B] Iluminismo só para ricos, elitista e preconceituoso.
[C] Natureza humana indígena plenamente reconhecida.
[D] Igualdade de todos perante a lei e a sociedade.
₊
B
⑪
Complete os espaços da frase e responda. Todo conhecimento __________ (meu próprio, no presente) é herdeiro do conhecimento __________ (dos outros, do passado e do presente).
[A] Direto - Indireto.
[B] Subjetivo - Objetivo.
[C] Científico - Senso comum.
[D] Abstrato - Real.
₊
A
⑫
Qual a relação da pedagogia histórico-crítica com os conteúdos escolares?
[A] Relação de ênfase na cultura material e espontânea da comunidade em detrimento da cultura elaborada.
[B] Prioridade à aquisição dos conhecimentos do passado e não sua utilidade ou aplicação a problemas atuais e cotidianos.
[C] Senso comum prevalece na transmissão e aquisição de conhecimentos em reconhecimento da criticidade educacional.
[D] Relação dinâmica e histórica entre continuidade de transmissão e ruptura de inovação cultural.
₊
D
⑬
Qual dos métodos de ensino abaixo corresponde à pedagogia histórico-crítica?
[A] Exposição oral pelo professor como centro da sala de aula.
[B] Vivências e experiências dos alunos conforme organização do ambiente pelo professor.
[C] Dialética entre aquisição cultural e invenção de novos mundos.
[D] Autogestão e discussão coletiva de textos e problemas e soluções.
₊
C
⑭
O que une os professores "bonzinhos de boa" e os "terroristas durões"?
[A] Avaliação autoritária e classificatória.
[B] Avaliação contínua e performativa.
[C] Avaliação progressiva e inclusiva.
[D] Avaliação inclusiva e qualitativa.
₊
A
⑮
Qual das alternativas abaixo corresponde à teoria principal que enfrentou e rivalizou com o ecletismo espiritualista brasileiro?
[A] Escola de Recife.
[B] Escola Dom Pedro II.
[C] Escola dos Jesuítas.
[D] Escola de Marquês do Pombal.
₊
A
⑯
Qual das alternativas abaixo corresponde ao tipo de conhecimento tradicional que predomina de forma hegemônica nas escolas do Brasil?
[A] Pesquisa feita pelos alunos de forma direta.
[B] Construção, discussão e problematização coletiva dos conteúdos.
[C] Exposição de conteúdos pelo professor.
[D] Avaliação contínua e não apenas em um único momento de prova.
₊
C
⑰
Qual deve ser o posicionamento do professor com relação aos livros didáticos?
[A] Escolher, selecionar e transmitir conforme realidade local.
[B] Descarte e invalidade pois não corresponde ao local.
[C] Seguir rigorosamente em detrimento das especificidades locais.
[D] Livro dispensável por não reconhecer população local.
₊
A
⑱
Qual das alternativas abaixo não corresponde às características do fundamento?
[A] Invisibilidade.
[B] Presencialidade.
[C] Constitutividade.
[D] Objetividade.
₊
D
⑲
Qual das alternativas abaixo resume todo nosso semestre a respeito da filosofia da educação e que deve sempre estar na mente dxs educadorxs?
[A] Qual ser humanos se quer excluir?
[B] Qual ser humano se quer estigmatizar?
[C] Qual ser humano se quer formar?
[D] Qual ser humano queremos destacar?
₊
C
⑳
Qual das alternativas abaixo corresponde às teorias que disputaram o debate em torno da escola pública brasileira?
[A] Anarquismo, iluminismo e romatismo.
[B] Catolicismo, positivismo e tradicionalismo conservador.
[C] Existencialismo, tecnicismo e antropocentrismo.
[D] Idealista, pragmatista e socialista.
₊
D