PLANO DE AULA
# GRUPO DE PESQUISA
# SEMANA ACADÊMICA
# REVISÃO
# TRABALHO A1
# TRABALHO A2
# CONTEÚDOS A3
# TRABALHO A3
# LEITURA A4 - CAP.3
# SENSO COMUM
# REPRODUÇÃO
# NEGAÇÃO DO PENSAR
# CIÊNCIAS
# PRODUÇÃO
# INÍCIO DO PENSAR
# ARTES
# CRIAÇÃO
# EXPRESSAR O SENTIR
# FAZER PENSAR
# FILOSOFIA
# REFLEXÃO
# APROFUNDAR (FUNDO - FUNDAR - FUNDAMENTAR) O PENSAR
# TEOLOGIA
# SALVAÇÃO
# ALÉM DO PENSAR
# FÉ
# DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA
# BUSCA
# AMIZADE
# FUNDAMENTO
# RACIONAL
# TUDO
# AULA 001
# QUESTIONÁRIO
# AULA 002
# SENTIDOS DA EDUCAÇÃO
# EDUCAÇÃO REDENTORA
# EDUCAÇÃO REPRODUTORA
# EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
QUESTÃO 1
# IN-UTILIDADE DA FILOSOFIA HOJE
# MUNDO NEO-LIBERAL CAPITALISTA A FILOSOFIA É ÚTIL?
# NUM MUNDO ONDE PREVALECE O SENSO COMUM E A ROTINA MAQUINIZADA E BANALIZADA, A FILOSOFIA É ÚTIL?
# NUM MUNDO ONDE O GOZO SEM LIMITES PREVALECE, A FILOSOFIA É ÚTIL?
QUESTÃO 2
# FILOSOFIA COMO A MAIS SIGNIFICATIVA ATIVIDADE HUMANA
# NATUREZA HUMANA É RACIONAL
# NATUREZA HUMANA É PENSAR
# MAS OS OBSTÁCULOS SÃO GRANDES A SUPERAR!
QUESTÃO 3
# A TODA AÇÃO
# CORRESPONDE UMA ...
# FUNDAMENTAÇÃO!
# MOTIVAÇÃO!
QUESTÃO 4
# PODER POLÍTICO TEM DUAS OPÇÕES COM A FILOSOFIA
# UTILIZAR A FILOSOFIA
# NEGAR A FILOSOFIA
# SEJA EM UMA OPÇÃO OU NA OUTRA, A FILOSOFIA SEMPRE ESTARÁ PRESENTE, MESMO QUANDO NEGADA!
QUESTÃO 5
# "MÉTODO" DO FILOSOFAR
# CONHECER
# NEGAR
# RECONSTRUIR
QUESTÃO 6
# A FILOSOFIA É ÚTIL PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO
# A CIÊNCIA NÃO PENSAR
# A EDUCAÇÃO NÃO PENSA
# SÓ A FILOSOFIA AUXILIA NA REFLEXÃO
# DO QUE SE ENSINO E COMO SE ENSINA
QUESTÃO 7
# A TODA AÇÃO - PEDAGÓGICA
# CORRESPONDE UMA ...
# FUNDAMENTAÇÃO - FILOSÓFICA
# IN-CONSCIENTE
# MUITO MELHOR SE FOR CONSCIENTE
QUESTÃO 8
# A FILOSOFIA ESTÁ ENTRE, NO MEIO
# FUNDAMENTANDO
# LEMBREM DA FUNDAÇÃO DO EDIFÍCIO
# IN-VISÍVEL!
QUESTÃO 9
# QUEM NÃO PENSA, É PENSADO
# QUEM NÃO PENSA SOBRE A FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO
# AGE NA EDUCAÇÃO DE FORMA INCONSCIENTE - É PENSADO!
QUESTÃO 10
# SE PENSAR É DA NATUREZA HUMANA
# ENTÃO TODOS DEVEM, PODEM E TÊM O DIREITO DE PENSAR!
# MAS OS OBSTÁCULOS E OS INIMIGOS DO PENSAR SÃO GRANDIOSOS!
# DIRECIONADORA
# SALVADORA
# INTEGRAR
# MANTER
# CONSERVAR
# ORDEM
# HARMONIA
# CONSENSO
# FORA DA SOCIEDADE
# CORRETORA
# AUTÔNOMA
# EXTERIOR
# SEM POLÍTICA
# SEM PODER
# "SEM PARTIDO"
# COMÊNIO
# ENCICLOPEDISTAS
# ESCOLA NOVA
# TEORIA NÃO CRÍTICA
# OTIMISTA
# CURAR
# SALVAR
# PODER ILUSÓRIO
# PRESCRITIVO - DEVER SER
# REPRODUZIR
# A SERVIÇO DA SOCIEDADE
# IDEOLOGIA DOMINANTE
# REPRODUÇÃO DA PRODUÇÃO
# DENTRO DA SOCIEDADE
# ESCOLA
# APARELHO ESTATAL
# ALTHUSSER
# EDUCAR O FAZER - QUALIFICAR - TÉCNICO
# EDUCAR O SUBMETER - COMPORTAR - REPRODUTOR
# TEORIA CRÍTICA REPRODUTIVISTA
# PESSIMISTA
# FORMAR - "FORMEI"
# IMPOTENTE (SEM PODER)
# DESCRITIVO - SER
# MEDIAÇÃO
# MEIO
# INSTRUMENTO
# EFETIVAR
# REALIZAR
# CONCRETIZAR
# PROJETOS
# PROJETO CONSERVADOR AUTORITÁRIO
# PROJETO PROGRESSISTA DEMOCRÁTICO
# DENTRO DA SOCIEDADE
# LUTA ENTRE OS PROJETOS
# MATERIALIMO
# HISTÓRICO
# DIALÉTICO
# TEORIA CRÍTICA
# LUTAR PELO PROJETO PROGRESSISTA DEMOCRÁTICO
# PODER REAL, MAS LIMITADO
# PRESCRITIVO E DESCRITIVO JUNTOS
1 VOLTAR
# PASSADO
# TRADIÇÃO
# CONSERVADORES
# + IDADE
# + FÉ
2 MUDAR
# FUTURO
# TRANSFORMAÇÃO
# REFORMAR - REVOLUCIONAR
# - IDADE
# - FÉ
3 MANTER
# PRESENTE
# STATUS QUO
# DEIXAR ASSIM COMO ESTÁ
# ADULTOS
# +/- FÉ
# EM GRUPO
# UMA FOLHA POR GRUPO
# ESCRITO
1 EXPONHA AO SEU GRUPO QUAL DOS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO, NA SUA OPINIÃO, PREVALECE NO MUNDO ATUAL. CADA MEMBRO DO GRUPO DEVE EXPOR SUA OPINIÃO.
2 QUAL SENTIDO DA EDUCAÇÃO PREVALECEU NO GRUPO?
3 FAÇA UM RESUMO DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO QUE PREVALECEU NO GRUPO.