SUMÁRIO
1 Politização da educação 2 Políticas de educação: o que isso tem a ver comigo? 3 Discussão
politicidade da política
lutas
ideologias
poder
qual o sentido de ser educador (a)? (freire)
o que estamos fazendo? (arendt)
como contribuir para tornar o mundo humano mais humano? (bauman)
como fazer nosso mundo humano ter mais relações humanas significativas?
sociedade ocidental
moderna
global X local
capitalista
(neo) liberal
lógica da produção-fabricação industrial
lógica da compra e venda comercial empresarial
naturalizar o sofrimento e a indiferença
regulação X emancipação
golpe(S)?
escola sem partido?
discutir ou não discutir política-poder-ideologias?
política = público, comum, dignidade, felicidade
cidadania e educação bancária (freire)
in-significância
inferioridade
obediência passiva (alienação)
im-potência
in-existência
negação de tudo (autonomia, liberdade, pensamento, emancipação)
educação = formação
política = cidadania e participação
formação do cidadão (ou do trabalhador?)
relações humanas, sociais, educacionais e políticas
exemplos: pobreza (sem nada e não podem tudo = relações aprendidas!)
política como ação (condição) humana no mundo comum (arendt)
tudo é relação com o mundo: desde a relação epistemológica até a relação política!
dualismos epistemológicos (sujeito-objeto)
dualismos educacionais (básica/trabalho e superior/capital)
dualismos políticos (esquerda e direita e liberal e social)
educação como transmissão cultural de modelos da elite
exemplo: universalização do ensino fundamental apenas na década de 80
intencionalidade política de manter o status quo da exclusão e da injustiça
instituições (sejam quais forem) não são neutras!
educar é formar o corpo, a alma, a mente, os afetos, as emoções
educação como aceitação do desafio da escultura de si
potência da singularidade como potência do novo, da abertura
poder da cidadania ativa e engajada
nossas identidades não são/não é, mas constantemente um formar-se, tornar-se, educar-se
aprender e ensinar como relação humana, social, política, educacional
envolve sempre poder, lutas e eideologias (ditas e não ditas)
contexto em que tudo é negado (coletivo, público, comum, bem comum, dignidade, felicidade, ética, direitos)
a política e a educação são os espaços que ainda restam para a existência
a nossa mera existência como potência de, no mundo, criar novos mundos é ainda o que resta como resistência
não por acaso, em muitos casos, não se contentam em tirar direitos, mas também querem controlar nossos corpos e, quando não conseguem, tiram nossa própria existência (metafórica e literalmente)!
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o que as políticas públicas educacionais (ppes) têm a ver comigo?
quais as ppes no contexto atual?
qual contexto atual?
golpe e seus adjetivos
igual ou diferente do golpe de 64?
necessidade de discutir, pensar, refletir nosso tempo
ppes e contextos econômicos brasileiros
bretton woods
consenso de whashington
política neoliberal para mundo e américa latina
instituições da globalização: onu, omc, fmi, banco mundial
10 princípios/mandamentos da política neoliberal
desenvolvimento econômico X desenvolvimento social e ambiental
collor e fhc = implementação
reflexos nas ppes
lula e dilma = freio na implementação, mas ainda implementação
não acaba nem evita
desenvolvimento econômico junto com social (inclusão, renda, educação)
Ministério do Desenvolvimento Social
FNDE
dados do IPEA e do IBGE
classe média e elite X resto (pobres e trabalhadores)
política = território das lutas políticas ideológicas
retorno de bretton woods e seus mandamentos
emenda constitucional 95
privatizações
reforma do ensino médio via medida próvisória
projeto de poder político e econômico
exclusão da massa, pois o lugar da massa é carregando massa (sem educação, sem renda, sem tudo)
brasil e sua história
colonização, colonizadores e elite nacional
quem é a elite brasileira?
como pensa a elite brasileira?
elite colonizadora (apropriar-se de tudo)
elite escravizadora (dominar mente e o corpo do outro como inimigo)
nós todos reproduzimos as relações de poder presentes na sociedade brasileira
relações autoritárias, impositivas e violentas
reflexo nas instituições escolares e nas ppes
golpe? golpes?
primeira reforma é sempre educacional!
onde estão os pobres e trabalhadores? na escola pública!
controlar a educação é controlar o acesso a saberes que darão os poderes de ler e mudar o mundo!
paradoxo da educação como controladora (bancária) ou emancipadora (autonomia e liberdade)
tudo é feito para não funcionar e não dar certo na educação
mesmo que fosse só para preparar para o trabalho, qual trabalho?
exemplo: base nacional comum curricular (elitizada, dualista, reprodutora)
Chile e Uruguai com sistema nacional há muito tempo!
para a elite, a educação nunca foi, não é e nunca será - verdadeiramente - prioridade!
base nacional
reforma do ensino médio (esvaziamento de conteúdos!)
reforma da educação básica
mensalidade """pública"""
menos orçamento para educação
menos orçamento para saúde
aumento orçamento para planejamento
aumento do orçamento para cidades e união
PNE
PDE
EC 95 (morte dos direitos sociais!)
dívida pública igual ou maior
arrecadação para quê?
arrecadação para quem?
escola sem partido
alienação, acomodação e obediência
sentados, submissos, cidadania tutelada
sem direitos, sem cidadania, sem política, sem educação, sem nada!
sem crítica, sem pensar, sem autonomia
democracia e cidadania em jogo/em luta!!!
controle de corpos e mentes presos no cotidiano, no imediato
educação física, artes, sociologia, filosofia, história = nos porões das escolas
globalização = mundo confuso e confusamente percebido (santos)
quais ppes para lazer?
o que as pessoas fazem com seu tempo livre?
é sintomático que o tempo livre seja sinônimo de """shopping"""
tempo livre como ócio menos alienante é uma conquista do trabalhador!
STF e golpe: hermenêutica jurídica!
educação bancária e cidadania tutelada passiva = golpe?
escola sem partido ou escola com política e cidadania?
história brasileira constitucional e golpes
além da elite, temos ainda a corrupção
LDB na década de 60 e 70 e início das ppes neoliberais
o que fizeram com o currículo na base nacional comum?
temos tempo para implementar a bncc?
temos preparação para implementar a bncc?
currículo formal, real e oculto
qual qualidade e quais recursos para a educação?
privatização da educação pública através das mensalidades
globalizar, liberalizar, comercializar, capitalizar, privatizar TUDO!!!
necessidade de/necessário falar de política (poder, luta, ideologias, contradições, reinvenções, des-construções, história, mutações ...)
política = ler o, mudar o, dar sentido ao, con-viver no mundo
educação e cidadania como encontros de vida ou de morte?
escola e universidade pública, coletiva, comum, ética e cidadã
ppes de exclusão X lutar e r-existir (juntos e por mais espaços de democracia e cidadania)
ser humano e diferentes modos de ser; diferentes modos de posicionar-se; sem neutralidade
será que o direito só justifica, legitima e fundamenta o capital?
será que a hermenêutica baseia-se apenas na lei, ou na política e na mídia?
pedaladas e saltos triplos carpados na hermenêutica jurídica
democracias de coalizão
universidade pública, universal e gratuita não significa sem custos
necessidade de valorizar e financiar a educação
conhecimento é saber; saber é poder
elite = nada público = tudo privado!
O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Bertolt Brecht
Quinteto violado
Sebastião Salgado
Romualdo Dias
Suely Rolnik
Crise da Democracia Brasileira