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7.5.18

I CICLO DE PALESTRAS E DEBATES (002) - UFT - 20181




UFT

I CICLO DE PALESTRAS E DEBATES

EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE

Auditório Campus Augustinópolis

27 abril 2018

UFT




SUMÁRIO

1 Politização da educação
2 Políticas de educação: o que isso tem a ver comigo?
3 Discussão





ABERTURA

politicidade da política

lutas

ideologias

poder

qual o sentido de ser educador (a)? (freire)

o que estamos fazendo? (arendt)

como contribuir para tornar o mundo humano mais humano? (bauman)

como fazer nosso mundo humano ter mais relações humanas significativas?



CENÁRIO

sociedade ocidental

moderna

global X local

capitalista

(neo) liberal

lógica da produção-fabricação industrial

lógica da compra e venda comercial empresarial

naturalizar o sofrimento e a indiferença

regulação X emancipação

golpe(S)?

escola sem partido?

discutir ou não discutir política-poder-ideologias?

política = público, comum, dignidade, felicidade

cidadania e educação bancária (freire)

in-significância

inferioridade

obediência passiva (alienação)

im-potência

in-existência

negação de tudo (autonomia, liberdade, pensamento, emancipação)



EDUCAÇÃO + POLÍTICA

educação = formação

política = cidadania e participação

formação do cidadão (ou do trabalhador?)

relações humanas, sociais, educacionais e políticas

exemplos: pobreza (sem nada e não podem tudo = relações aprendidas!)

política como ação (condição) humana no mundo comum (arendt)

tudo é relação com o mundo: desde a relação epistemológica até a relação política!

dualismos epistemológicos (sujeito-objeto)

dualismos educacionais (básica/trabalho e superior/capital)

dualismos políticos (esquerda e direita e liberal e social)

educação como transmissão cultural de modelos da elite

exemplo: universalização do ensino fundamental apenas na década de 80

intencionalidade política de manter o status quo da exclusão e da injustiça

instituições (sejam quais forem) não são neutras!



CONCLUSÃO

educar é formar o corpo, a alma, a mente, os afetos, as emoções

educação como aceitação do desafio da escultura de si

potência da singularidade como potência do novo, da abertura

poder da cidadania ativa e engajada

nossas identidades não são/não é, mas constantemente um formar-se, tornar-se, educar-se

aprender e ensinar como relação humana, social, política, educacional

envolve sempre poder, lutas e eideologias (ditas e não ditas)

contexto em que tudo é negado (coletivo, público, comum, bem comum, dignidade, felicidade, ética, direitos)

a política e a educação são os espaços que ainda restam para a existência

a nossa mera existência como potência de, no mundo, criar novos mundos é ainda o que resta como resistência

não por acaso, em muitos casos, não se contentam em tirar direitos, mas também querem controlar nossos corpos e, quando não conseguem, tiram nossa própria existência (metafórica e literalmente)!




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ABERTURA

o que as políticas públicas educacionais (ppes) têm a ver comigo?

quais as ppes no contexto atual?

qual contexto atual?



NOSSO TEMPO ATUAL, PASSADO E FUTURO

golpe e seus adjetivos

igual ou diferente do golpe de 64?

necessidade de discutir, pensar, refletir nosso tempo

ppes e contextos econômicos brasileiros

bretton woods

consenso de whashington

política neoliberal para mundo e américa latina

instituições da globalização: onu, omc, fmi, banco mundial

10 princípios/mandamentos da política neoliberal

desenvolvimento econômico X desenvolvimento social e ambiental

collor e fhc = implementação

reflexos nas ppes

lula e dilma = freio na implementação, mas ainda implementação

não acaba nem evita

desenvolvimento econômico junto com social (inclusão, renda, educação)

Ministério do Desenvolvimento Social

FNDE

dados do IPEA e do IBGE

classe média e elite X resto (pobres e trabalhadores)

política = território das lutas políticas ideológicas



GOLPE?

retorno de bretton woods e seus mandamentos

emenda constitucional 95

privatizações

reforma do ensino médio via medida próvisória

projeto de poder político e econômico

exclusão da massa, pois o lugar da massa é carregando massa (sem educação, sem renda, sem tudo)

brasil e sua história

colonização, colonizadores e elite nacional

quem é a elite brasileira?

como pensa a elite brasileira?

elite colonizadora (apropriar-se de tudo)

elite escravizadora (dominar mente e o corpo do outro como inimigo)

nós todos reproduzimos as relações de poder presentes na sociedade brasileira

relações autoritárias, impositivas e violentas

reflexo nas instituições escolares e nas ppes

golpe? golpes?

primeira reforma é sempre educacional!

onde estão os pobres e trabalhadores? na escola pública!

controlar a educação é controlar o acesso a saberes que darão os poderes de ler e mudar o mundo!

paradoxo da educação como controladora (bancária) ou emancipadora (autonomia e liberdade)

tudo é feito para não funcionar e não dar certo na educação

mesmo que fosse só para preparar para o trabalho, qual trabalho?

exemplo: base nacional comum curricular (elitizada, dualista, reprodutora)

Chile e Uruguai com sistema nacional há muito tempo!

para a elite, a educação nunca foi, não é e nunca será - verdadeiramente - prioridade!



QUAIS PPES?

base nacional

reforma do ensino médio (esvaziamento de conteúdos!)

reforma da educação básica

mensalidade """pública"""

menos orçamento para educação

menos orçamento para saúde

aumento orçamento para planejamento

aumento do orçamento para cidades e união

PNE

PDE

EC 95 (morte dos direitos sociais!)

dívida pública igual ou maior

arrecadação para quê?

arrecadação para quem?

escola sem partido

alienação, acomodação e obediência

sentados, submissos, cidadania tutelada

sem direitos, sem cidadania, sem política, sem educação, sem nada!

sem crítica, sem pensar, sem autonomia

democracia e cidadania em jogo/em luta!!!




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Questões

controle de corpos e mentes presos no cotidiano, no imediato

educação física, artes, sociologia, filosofia, história = nos porões das escolas

globalização = mundo confuso e confusamente percebido (santos)

quais ppes para lazer?

o que as pessoas fazem com seu tempo livre?

é sintomático que o tempo livre seja sinônimo de """shopping"""

tempo livre como ócio menos alienante é uma conquista do trabalhador!

STF e golpe: hermenêutica jurídica!

educação bancária e cidadania tutelada passiva = golpe?

escola sem partido ou escola com política e cidadania?

história brasileira constitucional e golpes

além da elite, temos ainda a corrupção

LDB na década de 60 e 70 e início das ppes neoliberais

o que fizeram com o currículo na base nacional comum?

temos tempo para implementar a bncc?

temos preparação para implementar a bncc?

currículo formal, real e oculto

qual qualidade e quais recursos para a educação?

privatização da educação pública através das mensalidades

globalizar, liberalizar, comercializar, capitalizar, privatizar TUDO!!!

necessidade de/necessário falar de política (poder, luta, ideologias, contradições, reinvenções, des-construções, história, mutações ...)

política = ler o, mudar o, dar sentido ao, con-viver no mundo

educação e cidadania como encontros de vida ou de morte?

escola e universidade pública, coletiva, comum, ética e cidadã

ppes de exclusão X lutar e r-existir (juntos e por mais espaços de democracia e cidadania)

ser humano e diferentes modos de ser; diferentes modos de posicionar-se; sem neutralidade

será que o direito só justifica, legitima e fundamenta o capital?

será que a hermenêutica baseia-se apenas na lei, ou na política e na mídia?

pedaladas e saltos triplos carpados na hermenêutica jurídica

democracias de coalizão

universidade pública, universal e gratuita não significa sem custos

necessidade de valorizar e financiar a educação

conhecimento é saber; saber é poder

elite = nada público = tudo privado!



CONCLUSÃO

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Bertolt Brecht



CITADOS

Quinteto violado

Sebastião Salgado

Romualdo Dias

Suely Rolnik

Crise da Democracia Brasileira




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