FUNDAÇÃO UNIV. DO TOCANTINS - UNITINS
GRUPO DE PESQUISA DIREITO & ARTE
PROF. FABRÍCIO CARLOS ZANIN
ENCONTRO 014, 06 DE SETEMBRO DE 2016
MÁQUINA DE RETRATO
#câmara fotográfica ou máquina de retrato?
#fotografar ou tirar um retrato?
#retrato = pessoa, ser humano, rosto
#sempre foi o tema mais importante da fotografia
#objeto paradoxal: sem vida e com vida ao mesmo tempo
RETRATO - ANTES E DEPOIS DA FOTOGRAFIA
#retrato dependia da sensibilidade e perícia do artista (pintura)
#genialidade dos artistas
#a fotografia devolveu a identidade ao retratado
#perfeição e exatidão com que a fotografia representa a realidade
#fidelidade da reprodução fotográfica
#comparações inevitávfeis com pintura/gravura/desenho
#1839, Henry Fox Talbot, "Notas sobra a arte do desenho fotogênico ou processo pelo qual os objetos naturais podem delinear a si mesmos sem ajuda do lápis do artista"
FOTOGRAFIA E ROSTO HUMANO
#retrato fotográfico + rosto humano X mão do artista
#ANIMAIS = nem sorrir nem chorar; rigidez e inexpressividade;
#HUMANOS = emoções e sentimentos muito antes da fala; linguagem visual; código de sinais faciais; utilizado com tal automatismo que nem nos damos conta; animal social; envio, recepção e interpretação das mensagens faciais;
#ROSTO = identidade; reconhecimento; mesmo quando modificado, distorcido, caricaturado; ânimo, disposição e estado de espírito; difícil evitar; inevitável esconder; poder de síntese; poder carismático; mais fácil acreditar em pessoas e rostos do que em ideias; modo de ser, personalidade e ideias; nudez, tudo bem, mas o rosto não! rosto é o ser inteiro; rosto, alma e passado; o rosto é o tema mais intrigante e mais fotografado;
#Peter Mitchell; Edouard Boubat
PRIMEIRO TEMA DAS FOTOGRAFIA
#não foi o ser humano
#não foi o rosto humano
#por razões técnicas
#primeira foto, frança, nicephore niepce
#as primeiras máquinas exigiam longas exposições à luz e imobilidade
#era grande o desejo de fotografar gente
#e grande o desejo das pessoas de serem fotografadas
#suplício das primeiras fotografias humanas nos daguerreótipos
CAPTAR O INSTANTÂNEO NUMA IMAGEM ESTÁTICA
#denúncia da limitação da técnica e dos recursos
#faltava o poder de captar o instantâneo
#hoje a técnica e a tecnologia é espantosa, permitindo captar o que os olhos não conseguem
#desvendar os movimentos/ os rostos e registrá-los para a eternidade numa imagem estática
#novo desafio ao fotógrafo: a escolha do momento da foto
A CAÇA E O CAÇADOR
#nova ameaça a todos, surpreendidos pelo fotógrafo
#o relacionamento complexo da pessoa/modelo diante da máquina/câmara envolve também o fotógrafo e os futuros e eventuais espectadores da foto
#por que existem pessoas que são ou não fotogênicas?
#o que é a fotogenia?
#Por que para a maioria das pessoas a máquina e sua presença se tornam tão perturbadoras?
#seria a mesma sensação da caça e do caçador?
#"porque, sem a privacidade dos espelhos, nos coloca diante de nossa própria imagem" (KUBRUSLY, 1991, p.43)
LUZES . . . CÂMARA . . . AÇÃO . . . QUAL SENSAÇÃO?
#caretas no espelho
#não faz mal a ninguém
#gostinho de proibição
#autoconhecimento (pesquisa e treinamento)
#não conseguimos ver a nós mesmos
#estamos sempre no pior dos pontos de vista sobre nós mesmos
#rosto no espelho além do cinema, da TV e da fotografia
#busca de um feedback
#mutação de fisionomias
#usamos diferentes máscaras para cada situação, inclusive uma para o espelho
#soltar a voz ou uma leitura com sossego no último reduto da liberdade individual: o banheiro!
#certeza de não estar sendo observado
#importância do banheiro na arquitetura: da imundície ao luxo
#Por que a situação de tirar um retrato é tão incômoda tanto para o modelo quanto para o fotógrafo, assim como a sensação de estarmos sendo observado no espelho ou no banheiro?
LUZES . . . CÂMARA . . . AÇÃO . . . QUAL REAÇÃO?
#Não sou fotogênico!
#Negar-se a posição de modelo, mesmo ela sendo atraente
#Ameaça à relação de intimidade e privacidade da pessoa com sua própria imagem, mais ou menos como a sensação de um/a strip-tease em público (nudez)
#Se tal relação não é clara nem para a própria pessoa/modelo, imagine quando ela a expõe ao fotógrafo... muito pior!
#Mais ou menos como a sensação que temos quando o analista, por meio de suas perguntas e da transferência, invade ou nos faz expor, memso que desejemos reprimir e esconder, nosso inconsciente!
#A posição de modelo, a pose, o exibir-se nos faz sentir atração e, ao mesmo tempo, temor!
#Se a verdade de quando em vez nos causa medo, o mesmo vale para a inequívoca verdade de uma foto!
OLHA O PASSARINHO!
#fotos espontâneas e ao natural
#sem a existência da relação modelo-fotógrafo
#saber da existência do fotógrafo muda nossos comportamentos
#é impossível ignorar a presença da máquina fotográfica/câmara
#ela nos convida a representar um papel ou imitar a nós mesmos num palco imaginário na presença de uma plateia desconhecida
#tal jogo de representação é explícito no cinema, no teatro e na TV, espaços nos quais a transição da banalidade do cotidiano para o mundo mágico da fantasia é muito preciso e determinado [claquete, luzes, câmara e ação] [correr das cortinas]!
na fotografia não existe essa precisão e determinação!
#na pior das hipóteses, "olha o passarinho", mas, mesmo assim, não funciona da mesma forma que no cinema, no teatro e na TV
#na fotografia, parece ridículo desempenhar um papel para aproveitar apenas um instante
#na foto, somos obrigados e pensar no nosso próprio corpo, o que atrapalha, mais ou menos quando falamos em público, passamos a pensar sobre o que normalmenteo não pensamos
#o que nos incomoda é que seremos julgado por uma única e exclusiva imagem, o que não ocorre na TV ou no cinema
claro que é impossível somar em uma única imagem a complexidade de um ser, mas a fotografia torna possível o ser de um instante!
#até que ponto o nível cultural interfere no comportamento diante da câmara?
#Maureen Bisilliat: filmou e fotografou tribos indígenas; comportamentos diferentes de índias e índios; aconteceria o mesmo nas "sociedades desenvolvidas"?
ESCRAVO DO ESPELHO MEU
#beleza/vaidade: efêmera? vã? inútil?
#ser humano: efêmero? vão? inútil?
#fotografia = julgamento sobre a beleza (aparência e sugestão) de cada um
#claro que a aparência é totalmente parcial e nem sempre infalível, mas pode parecer suficiente
#por ser parcial, instantânea, estática, sempre buscamos complementações das informações nas fotos!
#por isso todos querem estar bonitos na foto
prova da vaidade e da busca da beleza!
O COMPORTAMENTO DO ESPECTADOR
#a vida está suspensa
#a ação do nosso olhar é o que resta
#analisar pormenores insignificantes
#observar detalhes que jamais observaríamos ao vivo
#dar significados muitas vezes inexistentes no real
#tudo o que existe na imagem e o que ela oculta!
#é como estar do outro lado do espelho, observar sem ser observado
#um monólogo sem o risco de tornar-se diálogo
#por isso todos querem estar bonitos na foto
#prova da vaidade e da busca da beleza!
ESCONDER E REGRAR OU MOSTRAR E PECAR? PARADOXOS!
#pecado, vaidade, fútil, doença (narcisismo)
#perigo = moral, decoro, família, recato, bons costumes
#mulheres X homens
#mulheres incentivadas
#homens proibidos
#DE UM LADO, ESCONDER (PARADOXO) DO OUTRO, MOSTRAR
#biologia (natural) e meios de comunicação (cultural)
#busca de parceiro/a sexual e aparência
#seleção sexual
#indústria da beleza e da vaidade
#natural ou cultural?
#vida futura eterna X vida presente de "sucexo" (sucesso e sexo!)
#o ser humano se impõem regras que, paradoxalmente, não quer/vai cumprir!
TODO MUNDO NU: REVOLUÇÕES
#mudança de valores
#revisão de conceitos
#contra american way of life
#contra cientificismo
#contra tecnocracia
#beatniks: revalorização do indivíduo
#primeira foto da terra vista do espaço
#aldeia global
#conscientização ambiental
#miséria, fome, guerras e satélites e TV
#Beatles e o rock 'n' roll
#mini saia e pílulas
#paz e amor
#homem na lua
#homossexualidade
#sexo falado, visto e vivido
#revolução do corpo
#essência do indivíduo e instrumento de prazer
#beleza natural imnperfeita X beleza ideal, artificial e fabricada
#revolução no retrato
#ninguém escolhe a melhor roupa
#ninguém fica mais perfilado e arrumadinho
#ninguém mais toma banho ou fica de cabelo penteado
#ninguém mais usa gravata ou rendas
#ninguém mais faz um ritual para o retrato
#mais comum é o retrato ocasional e não ritualizado
#até posar para uma fotografia pode ser uma forma de lidar com todas essas trasnformações!
CRONOGRAMA / PLANEJAMENTO / 2016.2
ENCONTRO 13___31/08 ✔
KUBRUSLY, Cláudio Araújo.
O que é fotografia.
4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991
p.07-28
ENCONTRO 14___06/09 ✔
KUBRUSLY, Cláudio Araújo.
O que é fotografia.
4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991
p.29-64
ENCONTRO 15___14/09
KUBRUSLY, Cláudio Araújo.
O que é fotografia.
4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991
p.65-109
ENCONTRO 16___21/09
PEIXOTO, Fernando.
O que é teatro.
São Paulo: Brasiliense, 1986
p.7-29
ENCONTRO 17___28/09
PEIXOTO, Fernando.
O que é teatro.
São Paulo: Brasiliense, 1986
p.30-63
ENCONTRO 18___05/10
PEIXOTO, Fernando.
O que é teatro.
São Paulo: Brasiliense, 1986
p.64-91
ENCONTRO 19___12/10
PEIXOTO, Fernando.
O que é teatro.
São Paulo: Brasiliense, 1986
p.91-126
ENCONTRO 20___19/10
MORAES, J. Jota.
O que é música.
São Paulo: Brasiliense, 1983
p.7-29
ENCONTRO 21___26/10
MORAES, J. Jota.
O que é música.
São Paulo: Brasiliense, 1983
p.30-62
ENCONTRO 22___01/11
MORAES, J. Jota.
O que é música.
São Paulo: Brasiliense, 1983
p.63-105
ENCONTRO 23___09/11
MORAES, J. Jota.
O que é música.
São Paulo: Brasiliense, 1983
p.92-105
ENCONTRO 24___16/11
GHIRALDELLI JR., Paulo.
O que é a filosofia contemporânea?
In. A aventura da filosofia: de Heidegger a Danto
São Paulo: Manole, 2011, Vol.2
p.1-14
ENCONTRO 25___23/11
GHIRALDELLI JR., Paulo.
A filosofia continental
In. A aventura da filosofia: de Heidegger a Danto
São Paulo: Manole, 2011, Vol.2
p.15-48
ENCONTRO 26___30/11
GHIRALDELLI JR., Paulo.
A filosofia analítica
In. A aventura da filosofia: de Heidegger a Danto
São Paulo: Manole, 2011, Vol.2
p.49-70
ENCONTRO 27___07/12
GHIRALDELLI JR., Paulo.
A filosofia da arte
In. A aventura da filosofia: de Heidegger a Danto
São Paulo: Manole, 2011, Vol.2
p.117-138
Datas e horários
✔ Toda quarta
✔ 15 horas
✔ Unitins Campus Graciosa
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