o que já vimos? |
> primitivo
> mesopotâmico > egípcio > hebreu > grego > romano > bárbaro > feudal > medieval > canônico > moderno > renascer > absolutizar > barroquizar > iluminar > romantizar > modernizar / colonizar > islâmico > chinês > indígena |
qual a origem do islamismo? |
> maomé
> alá > califado |
quais as principais características do islamismo? |
> influências judaicas e cristãs
> obrigações: rezar, visitar, ritualizar > seitas: sunitas e xiítas > sharia = conjunto de fontes > alcorão + sunna [vida de maomé] + costumes, etc. > fiqh = direito e organização judiciária > umma = comunidade |
quais as visões presentes no islamismo? |
> [1] fundamentalismo
> passado, sem direitos humanos > conservadorismo e tradicionalismo > [2] reformismo > presente, meio termo entre passado e presente inovador [ocidental] > reformista, mudar parcial > [3] secularismo > futuro, com direitos humanos > revolucionário, mudar total > de qual islamismo falamos ao falar do islamismo? > como dialogar com quem não respeita os direitos humanos? |
É possível romper nossa visão reduzida da china? |
> tradição e passado sempre muito preservado no presente
> li = religiosidade, ética, moral, costume > fa = direito, legalidade, institucionalidade > o li sempre foi, é e sempre será muito mais forte na china > confucionismo > taoísmo > livro sagrado do tao-te-king, bíblia oriental > confucionismo e taoísmo > direito > política = socialista/comunista > economia = liberal/capitalista |
quais as características da china? |
> unificação 1949
> revolução 1966 > desafio dos direitos humanos > sumariedade > mortalidade > codificações civil, penal e processual |
de qual china falamos ao falar da china? |
> tradicional X moderna
> pobre X rica > socialista X liberal > comnista X capitalista > como dialogar com quem não respeita os direitos humanos? > conflitos oriente X ocidente |
agora sim, a "nossa" realidade! |
> eles
> europeus > colonizadores > brancos > outros > metrópole > nós > latinos > colonizados > indígenas nativos > identidade > colônia |
pior que o holocausto? |
> o maior massacre da humanidade
> de 25 milhões para 1 milhão [estimativa!] > a maior resistência da humanidade > o milagre da sobrevivência > espaço colonial = riqueza, sadismo, "tudo permitido" > espaço colonial = barbárie absoluta: matar, escravizar, contagiar |
o que é a escola de salamanca? |
> escola teológica
> propõe uma ética cristã na relação de europeus e nativos > discussão das condições indígenas > discussão das condições das terras "descobertas" > mistura de religião, direito e filosofia > molina, suárez, vitória > de soto, de mariana, leyva, navarro > por defender o consentimento dos povos originários, > são considerados os predecessores do contratualismo moderno |
no contexto da escola de salamanca, o debate de valladolid... |
> 1550, século 16
> mistura de relgião, direito e filosofia > [1] posição de sepúlveda > bancada da bala > questão de soldados > guerra justa > indígenas são inferiores > escravizar > governar > matar > influenciou erasmo de roterdam, humanismo moderno > [2] posição de las casas > bancada da bíblia > questão de padres > diálogo justo > indígenas têm direitos naturais > diferentes [perspectivismo] > razão e alma > consentimento > [3] resultado > las casas "ganhou", mas perdeu > nunca se matou tanto e com tanta vontade "cristã e modernizadora" > igual brasil > lei que "proibiu" tráfico de negros escravos > pra inglês ver > nunca se traficou tanto e com tanto lucro! |
o que vamos ver na próxima aula? |
> americanos
> latinos > sulistas |
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░
5.4.23
HISTÓRIA DO DIREITO | AULA 5 | 2023-1