░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


6.5.21

LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO DO CAMPO, AULA 10, TRABALHO 10, 06.MAI.21





QUESTÃO 1

O PNE não tem nenhuma conexão com o PDE, pois, mesmo que ambos os documentos tratem da educação brasileira, um é federal e o outro estadual e muncipal, devendo ser vistos de forma fragmentada, isolada e parcial.

A VERDADEIRO
B FALSO





QUESTÃO 2

A visão sistêmica da educação presente no PDE visa superar os preconceitos que insistem em separar os níveis e modalidades da educação, vendo-a desde a creche até a pós-graduação.

A VERDADEIRO
B FALSO





QUESTÃO 3

A federação brasileira, composta de União, Estados e Municípios, é um dos desafios do PDE, pois eles devem agir de forma alinhada, comprometida e colaborativa para a concretização das ações do PDE, o que é transuilo no cenário político brasileiro.

A VERDADEIRO
B FALSO





QUESTÃO 4

A responsabilização dos agentes da educação somente é pos´sivel quando planejamento, gestão e avaliação andam de mãos dadas. É o que aconteceu, por exemplo, com o IDEB.

A VERDADEIRO
B FALSO





QUESTÃO 5

A mobilização social em torno da educação, no PDE, que leva em consideração a ação de grupos sociais como ONGs, associações, movimentos sociais, etc. não é tão importante quanto a ação estatal e governamental.

A VERDADEIRO
B FALSO





QUESTÃO 6

O conceito de territorialidade torna possível vermos o campo, a reserva indígena, o quilombo e os assentamentos como territórios de cidadania, nos quais a educação realiza sua função primordial de transformação social.

A VERDADEIRO
B FALSO





QUESTÃO 7

O colonialismo, a escravidão, o patrimonialismo, o reacionarismo religioso e a desigualdade são secundários, atualmente, em qualquer proposta educacional.

A VERDADEIRO
B FALSO





QUESTÃO 8

Os eixos de ação do PDE são: educação básica, educação superior, educação profissional e educação continuada

A VERDADEIRO
B FALSO





QUESTÃO 9

A visão substancial da educação presente no PDE quer aproximar a qualidade com a igualdade para superar a estreita visão capitalista da educação.

A VERDADEIRO
B FALSO





QUESTÃO 10

Uma das falhas mais marcantes do PDE foi a falta de regulamentação das bolsas do PROUNI nas instituições de educação superior privadas, que davam poucas bolsas integrais e não nos cursos com mais demanda, tais como medicina, direito e engenharias.

A VERDADEIRO
B FALSO








ACERTOS =


PORCENTAGEM =




Creative Commons License