░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


4.3.20

SEMANA INAUGURAL DAS LICENCIATURAS - OFICINA


OFICINA NA SEMANA INAUGURAL DAS LICENCIATURAS

FILOSOFIA DO DIREITO E DA EDUCAÇÃO:
A LEI É PENSAR O EDUCAR



Eu


Vocês


Nós


Assunto


HERMENÊUTICA JURÍDICA E FILOSÓFICA


MITO DE HERMES


INTERPRETAÇÃO


DE SI, DOS OUTROS, DO MUNDO


DAS TRADIÇÕES DO DIREITO


DAS TRADIÇÕES DA EDUCAÇÃO


DAS TRADIÇÕES DA SOCIOLOGIA


DAS TRADIÇÕES DA ANTROPOLOGIA


MITO DA CAVERNA


QUESTIONÁRIO


7 ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS


1 PROFESSOR UNIVERSITÁRIO


1 PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA


DISCUSSÃO DAS RESPOSTAS


O QUE É?
PENSAR


QUEM?
FILÓSOFO


COMO?
PERGUNTANDO


POR QUE
REFLETIR


ONDE?
GRÉCIA


QUANDO?
ANTIGUIDADE


O QUE É?
LEI, JUSTIÇA


QUEM?
JURISTA


COMO?
INTERPRETAÇÃO


POR QUE
REGULAR


ONDE?
GRÉCIA


QUANDO?
ANIGUIDADE


O QUE É?
EDUCAR


QUEM?
EDUCADOR


COMO?
ENSINAR E APRENDER


POR QUE
HUMANIZAR, LIBERTAR


ONDE?
GRÉCIA


QUANDO?
GRÉCIA


O QUE É?
ORDENAR


QUEM?
SOCIÓLOGO


COMO?
DESCREVER, ESTUDAR


POR QUE
INTEGRAR


ONDE?
EUROPA


QUANDO?
MODERNIDADE


O QUE É?
HUMANO, CULTURA


QUEM?
ANTROPÓLOGO


COMO?
DESCREVER, ESTUDAR


POR QUE
COMPREENDER


ONDE?
NÃO EUROPEUS


QUANDO?
PRÉ-MODERNIDADE


[NÃO] PENSAR MAIS [MENOS], MELHOR [PIOR] E BEM [MAL].


[NÃO] CON-VIVER MAIS [MENOS], MELHOR [PIOR] E BEM [MAL]


[NÃO] EDUCAR MAIS [MENOS], MELHOR [PIOR] E BEM [MAL]


[NÃO] INTEGRAR MAIS [MENOS], MELHOR [PIOR] E BEM [MAL]


[NÃO] CONTEXTUALIZAR MAIS [MENOS], MELHOR [PIOR] E BEM [MAL]


DENTRO - NO PENSAR


DENTRO - NA LEI


DENTRO - NO EDUCAR


DENTRO - NO SOCIOLOGIZAR


DENTRO - NO ANTROPOLOGIZAR


NÃO PENSAR - PENSAR MENOS - PENSAR PIOR = PENSAR MAL


NÃO CON-VIVER - CON-VIVER MENOS - CON-VIVER PIOR - CON-VIVER MAL


NÃO EDUCAR - EDUCAR MENOS - EDUCAR PIOR - EDUCAR MAL


NÃO INTEGRAR - INTEGRAR MENOS - INTEGRAR PIOR - INTEGRAR MAL


FORA DO PENSAR


FORA DA LEI


FORA DO EDUCAR


FORA DE SOCIOLOGIZAR


FORA DE ANTROPOLOGIZAR


NEGAÇÃO


EXCEÇÃO


SUSPENSÃO


MALANDRAGEM


MALÍCIA


ZÉ CARIOCA


VIDA RUIM, INFELIZ, SOBREVIVÊNCIA


GÊNERO, CLASSE, RAÇA, DECOLONIALIDADE


O JEITINHO BRASILEIRO FAZ PARTE APENAS DE NOSSA SOCIEDADE-CULTURA?


ELITE DOMINANTE ACIMA DA LEI


CLASSE MÉDIA DENTRO DA LEI, USANDO-A


POVO FORA DA LEI


DIZEM ESTAR NA LEI, MAS ESTÃO FORA DELA


SE TEMOS COMPLEXO DE INFERIORIDADE, ENTÃO POR QUE DIZEMOS SER, PUBLICAMENTE E DE FORMA VISÍVEL, O QUE SOMOS, MAS, NO PRIVADO INVISÍVEL SOMOS O CONTRÁRIO


INTÉRPRETES DO BRASIL E JEITINHO


EXEMPLO "PRA INGLÊS VER" = NO LIMBO DA LEGALIDADE E DA ILEGALIDADE


EXEMPLO DO CARNAVAL = TUDO É POSSÍVEL = TUDO JUNTO E MISTURADO


FILOSOFIA - FILÓSOFO - FILOSOFAR


DIREITO - JURISTA - INTERPRETAÇÃO


EDUCAÇÃO - EDUCADOR - EDUCAR


SOCIOLOGIA - SOCIÓLOGO - SOCIOLOGIZAR


ANTROPOLOGIA - ANTROPÓLOGO - ANTROPOLOGIZAR

Creative Commons License